Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de dança sobre rodas Extremus emociona em espetáculo “Dançando com as diferenças”



Gilvan Peters 25Integrando a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2013, que vem ocorrendo desde a última quarta-feira, 21, aconteceu na tarde de hoje, segunda-feira, na sede da APAE de Frederico Westphalen, o espetáculo “Dançando com as diferenças”, realizado pelo grupo de dança sobre rodas Extremus, da Universidade Federal de Santa Maria.

Fugindo dos limites impostos pela vida, o grupo de dança Extremus nasceu de um projeto da UFSM e conta com crianças e adolescentes de ambos os sexos que se apresentam em várias cidades do estado, emocionando plateias, e provando que o corpo humano pode se superar. A modalidade tem como proposta a inovação e a descoberta de novos movimentos corporais, buscando uma conscientização social sobre as potencialidades que uma pessoa portadora de deficiência tem, dessa forma, contribuir de uma maneira mais eficaz para quebrar barreiras de inclusão social.

O espetáculo realizado na cidade de Frederico Westphalen contou com quatro coreografias que emocionaram o público presente. Para a Diretora da APAE, Jussania Basso Bordin, o espetáculo teve grande importância porque mostrou um universo de possibilidades que as pessoas com deficiência tem, assim como seu grande potencial, que pode ser desenvolvido com muita persistência. “A acessibilidade não é só física, é também cultural, por isso a necessidade de se criarem propostas diferenciadas de arte”, comentou.

Sobre a programação da Semana, que vai até o dia 28, quarta-feira, Jussania diz estar sendo uma experiência maravilhosa. “Apesar de acontecer todos os anos, cada ano tem um enfoque diferente e, em 2013, mostra as possibilidades das pessoas com deficiência, que podem e devem estar incluídas em todos os ambientes, de todas as formas, seja através da acessibilidade física, informacional, cultural, etc”, falou.

Para a participante do grupo e professora de Educação Física da UFSM, Laís Cavalheiro Rigo, esta é uma nova forma de trabalhar a dança. “Queremos ser reconhecidos não por sermos cadeirantes capazes de dançar, o que muitas vezes ainda impressiona a sociedade, mas sim pelo nosso trabalho e dedicação”, ressaltou.

Após o espetáculo, foi apresentada a trajetória do grupo. Para dar continuidade à programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, será realizada na tarde de amanhã, 27, uma oficina de fotografia inclusiva. Para conferir o restante da programação, acesse http://www.cesnors.ufsm.br/images/999120_618472521520792_900452116_n.jpg

 

 

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro

assessoriacesnors@ufsm.br

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-2770

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes