Aconteceu no dia de hoje, com continuação no dia de amanhã, em Florianópolis, o I Seminário de Tecnologia Assistiva e Cidadania da Pessoa com deficiência visual. Estão participando do evento as professoras da UFSM campus Frederico Westphalen unidade CESNORS, Janaína Gomes, Cláudia Moraes, e as alunas do Curso de jornalismo, Rúbia Steffens e Eduarda Wilhelm Possenti.
O objetivo do encontro, que contou com a presença de pessoas com deficiência visual, representantes de entidades de pessoas com deficiência visual, profissionais da Educação especial e interessados por conhecer aspectos ligados a este segmento, é discutir a Tecnologia Assistiva e a cidadania da pessoa com deficiência visual, ampliando assim o debate a cerca das questões relacionadas ao tema.
O seminário teve início às 7h30min, com credenciamento na secretaria do evento e entrega de material, seguido da solenidade de abertura e palestra “Tecnologia Assistiva e às várias vertentes relativas à acessibilidade”, ministrada por Clovis Alberto Pereira, graduado em ciências Sociais e Consultor em inclusão e acessibilidade. Após, aconteceu debate e almoço. “Somos mais de 35 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual no Brasil […] buscamos o direito à inclusão e acessibilidade”, frisou em uma das falas.
À tarde, a programação continuou com a palestra “Tecnologia assistiva no modelo social da deficiência”, por Adriano Henrique Nuernberg, graduado em Psicologia, mestre em Psicologia e doutor em Interdisciplinar em Ciências Humanas. seguido de mais um debate. Depois, os participantes conferiram um painel com o tema “Os diferentes leitores de tela e os sistemas operacionais: Virtual vision”, por André Rezende Marques, responsável pela apresentação do Virtual Vision da empresa Micropower, pelo suporte e consultor de acessibilidade web.
Posteriormente, palestrou sobre “O mundo do trabalho e às políticas afirmativas”, Márcio Castro de Aguiar, graduado em Fisioterapia, Chefe do Serviço de Ambientação e Acompanhamento de Pessoas do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e Membro da Comissão de Política Institucional para Promoção da Acessibilidade do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro.
Após o debate, mais um painel, sobre “Relatos de projetos de pesquisa voltados ao desenvolvimento de Tecnologia Assistiva: Bengala eletrônica”. Painelista Alejandro Rafael Garcia Ramirez.
Ao entardecer, palestrou sobre “As pessoas com deficiência visual e a inclusão no ensino superior” o mestre em educação e trabalho das pessoas com deficiência e doutor em educação e políticas inclusivas, Paulo Ricardo Ross. Depois do último debate, encerram-se as atividades.
Para conferir a programação de amanhã, acesse o link: http://www.mundocegal.com.br/acic
Assessoria de Comunicação da Direção do Centro
assessoriacesnors@ufsm.br