Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Crônica da história da unidade CESNORS e Mostra Fotográfica



5No dia 16 de outubro de 2006 nascia o CESNORS em Frederico Westphalen e em Palmeira das Missões. Hoje, 16 de outubro de 2013, a Instituição celebra sete anos de uma pujante existência dedicada à formação humana e científica. Para marcar o aniversário do Centro, outras datas significativas como o dia dos professores (15/10), o dia do servidor público (28/10) e o dia dos estudantes (15/08) foram agregadas ao evento. A “Mostra Fotográfica – Seu Olhar na nossa História” é a oportunidade de rememorarmos o caminho percorrido nesses sete anos de sua existência.
Não vamos fazer um balanço do que foi realizado durante todo esse tempo, mas enfatizar o que signfica o CESNORS para os servidores técnico-administrativos, para os docentes, acadêmicos e funcionários e para a comunidade regional. O CESNORS existe em função de um projeto educacional idealizado por pessoas que acreditaram que a educação é o pilar do desenvolvimento social, econômico e cultural de um país.
Quem viveu e participou na implantação da UFSM-Palmeira das Missões e UFSM-Palmeira da Missões , certamente não vê nos registros fotográficos apenas documentos que remetem a algum momento episódico ou estático, que aconteceu por acaso, ao longo dos seus sete anos de história. Vemos, sim, a representação de que naquele momento do “click”, o criador (fotógrafo) conseguiu apreendê-lo como fato único. E talvez, o fotógrafo sem ter consciência, estava deixando para a posteridade o testemunho dificilmente recuperável apenas pela palavra falada ou pela escrita.
A imagem fotográfica é percebida como uma espécie de prova visual e atesta individualmente a existência daquilo que mostra. A palavra “fotografia” deriva das palavras gregas photós (luz) e graphía (escrita), significando “escrita da luz” ou “desenhar com luz”. Portanto, o fotógrafo munido de sua câmera desenhou com luz o nascimento do nosso Centro. Mal sabia ele, que aquele “click” poderia, um dia, emocionar as pessoas, sensibilizá-las e recordá-las de que elas são parte viva dessa obra que busca consolidar-se como referência em sua missão de formar profissionais que sejam acima de tudo, cidadãos críticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais humana, justa e fraterna.
Para aquele que olha, contempla e analisa as fotografias expostas nessa Mostra que celebra os sete anos da presença da UFSM, na região noroeste, do RS, sabe que o “aqui e o agora do original fotográfico” constitui o conteúdo da sua autenticidade – o prédio em construção ou o prédio pronto, a árvore recém-plantada, os jovens cuidando do jardim, o acadêmico caminhando na direção da universidade, a abelha fartando-se do néctar das flores, tudo isso constitui um processo dinâmico que integra o homem e a natureza num constante movimento de vir a ser.
Os registros fotográficos mostram que a construção do CESNORS mobilizou e continua mobilizando a todos os que aqui se encontram para tornar a universidade, um lugar não apenas para trabalhar, mas, sobretudo para viver. Toda fotografia pode ser considerada sob o ângulo do documento ou sob o ângulo da obra de arte. Não se trata de duas espécies de fotografia. É o olhar de quem a olha e a analisa que deve decidir a sua significação.
Se uma “imagem vale mais do que mil palavras” como dizem os chineses, a Mostra Fotográfica comprova que a materialização de muitos dos momentos que representaram a construção do Centro envolvem sentimentos, gratidão, generosidade, renúncia e reconhecimento de que juntos é possível construir uma obra que marque e contribua para o desenvolvimento regional e nacional.
Parabéns ao Cesnors pelos seus sete anos de história, dedicados à educação, à ciência e à cidadania.

 

Crônica produzida pelo Professor do Departamento de Comunicação, Elias José Mengarda, para comemoração dos 7 anos da unidade CESNORS, ocorrida na última quarta-feira, 30.

Fotografia de Gilvan Peters. 

 

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro

assessoriacesnors@ufsm.br 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-2954

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes