O professor pesquisador da UFSM/FW, Edner Baumhardt, é coordenador do experimento Biomas que analisa a qualidade da água na Amazônia. O sub-projeto do projeto Biomas da Amazônia é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Essa é uma iniciativa inédita no Brasil e tem como objetivo implantar sistemas produtivos que priorizem o uso do componente arbóreo nas propriedades rurais. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros. O Projeto Biomas tem o apoio do SEBRAE, Monsanto, John Deere e Vale Fertilizantes.
O professor explica que serão feitos relatórios anuais, com gráficos, ilustrando as curvas de recarga líquida na microbacia analisada. “Com o andamento do subprojeto, será possível quantificar o que efetivamente se ganhou em recurso hídrico local após a aplicação de novos arranjos produtivos que almejem a recuperação de áreas degradadas”, conta.
Além da implantação do experimento sobre análise da água, diversas outras ações preparatórias para os plantios foram concluídas neste mesmo período, como o preparo da área degradada selecionada, a ‘cascalheira’, para o estudo sobre estabilização de voçorocas em áreas rurais e a demarcação de parcelas para abrigar o estudo sobre o comportamento de espécies arbóreas de diferentes grupos ecológicos em área de preservação permanente (APP). Ambas as atividades foram conduzidas pelos seus coordenadores, o pesquisador da Embrapa Agrobiologia, Dr. Alexander Resende, e a professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, Dra. Roberta Coelho, respectivamente.
Os pesquisadores se preparam para a fase do plantio de mudas na Amazônia. “Após a perfuração dos poços e estudar detalhadamente o local onde vamos trabalhar, estamos prestes a iniciar os plantios dos outros experimentos”, afirma o Coordenador Regional do Projeto Biomas na Amazônia, Dr. Alexandre Mehl Lunz, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental.
Segundo ele, está próximo o início do plantio de mudas na área experimental do Projeto Biomas na Amazônia, localizada na Fazenda Cristalina, no município de São Domingos do Araguaia. Os pesquisadores e técnicos do Projeto Biomas pretendem aproveitar o período de chuvas, que se estabiliza na região de meados de dezembro até janeiro. “Estamos aquecendo os motores. Já fizemos a demarcação das áreas de plantio de todos os subprojetos, preparamos a cascalheira e contamos com todos os maquinários que serão utilizados. Também já organizamos a estrutura para recepção das mudas no campo e estamos finalizando a construção de um ponto de apoio operacional. Agora é aguardar as chuvas para partir para o campo”, finaliza o coordenador.
Fonte: http://www.canaldoprodutor.com.br/comunicacao/noticias/projeto-biomas-analisa-qualidade-da-agua-na-amazonia
Assessoria de Comunicação da Direção do Centro