Alunos da disciplina de Extensão e Comunicação Rural realizam viagem de estudos

alunos Alpestre 7No último sábado, 23 de maio, os alunos do 7º semestre dos cursos de Engenharia Florestal e Agronomia da UFSM campus Frederico Westphalen, realizaram uma viagem de estudos como complemento à disciplina de Extensão e Comunicação rural dos citados cursos. Sob coordenação do prof. Dr. Oscar A. Torres Figueredo, docente do Departamento de Engenharia Florestal UFSM/FW, a viagem contou com 90 acadêmicos e teve como objetivo principal complementar as aulas teóricas da disciplina, através das atividades sócio-produtivas que estão sendo realizadas no município de Alpestre RS, distante 60 km da universidade.
Na parte da manhã se realizaram diversas palestras sobre as ações da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio ambiente da Prefeitura municipal de Alpestre; em seguida, houve apresentação da EMATER/ASCAR sobre trabalhos da entidade junto aos agricultores familiares. Posteriormente, representantes da Cooperativa Extremo Norte apresentaram as diferentes atividades e experiências que estão realizando junto aos agricultores na promoção da diversificação produtiva, os trabalhos de micropropagação de espécies realizados pela Biofábrica e o funcionamento da “Casa da Família Rural”. Ao final das atividades da manhã, os acadêmicos  percorreram as instalações do viveiro da Biofábrica, acompanhados do Engenheiro Florestal Djavan A. Coinaski. Todas as atividades foram muito aproveitadas pelos acadêmicos já que puderam ver in loco os diferentes trabalhos em prol do desenvolvimento da agricultura familiar.
alunos Alpestre 1Na parte da tarde, os alunos foram organizados em grupos para visitar 10 propriedades, nas quais os agricultores estão realizando os primeiros passos para a produção orgânica sob fomento da Cooperativa. Nesta atividade, os alunos puderam ter um contato direto com os agricultores e suas famílias para ter uma noção da realidade do local. Conforme o prof. Oscar, “com esta viagem queremos que os alunos possam entrar em contato com a realidade rural e que está bem perto da UFSM/FW, de modo a conjugar o embasamento teórico/técnico com a observação prática. Com esta viagem de estudo busca-se ajudar os acadêmicos a ter uma visão mais ampla sobre as atividades agropecuárias e florestais do rural”.
É importante ressaltar a grande receptividade e colaboração por parte dos agricultores e suas famílias aos distintos grupos de alunos que visitaram as suas propriedades. Cabe destacar o grande apoio de parte da Prefeitura local mediante a Secretaria de Educação que recepcionou à delegação com um gostoso café e alguns produtos da própria localidade e ainda, disponibilizou o transporte dos alunos até as propriedades. Além disso, a UFSM/FW agradece também ao Eng. Florestal Djavan Antônio Coinaski (Coop. Extremo norte) e ao Eng. Ambiental Jacson Franca (Secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e meio ambiente), ambos egressos da UFSM/FW, ao diretor executivo da Cooperativa, Tecnólogo em Agropecuária Wagner Rogério Bohn e a Secretária de Educação Edilia Raimondi Zanatta pela recepção, apoio e acompanhamento da delegação.

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro

assessoriacesnors@ufsm.br

No último sábado, 23 de maio, os alunos do semestre dos cursos de Engenharia Florestal e Agronomia da UFSM campus Frederico Westphalen, realizaram uma viagem de estudos como complemento à disciplina de Extensão e Comunicação rural dos citados cursos. Sob coordenação do prof. Dr. Oscar A. Torres Figueredo, docente do Departamento de Engenharia Florestal UFSM/FW, a viagem contou com 90 acadêmicos e teve como objetivo principal complementar as aulas teóricas da disciplina, através das atividades sócio-produtivas que estão sendo realizadas no município de Alpestre RS, distante 60 km da universidade.

Na parte da manhã se realizaram diversas palestras sobre as ações da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio ambiente da Prefeitura municipal de Alpestre; em seguida, houve apresentação da EMATER/ASCAR sobre trabalhos da entidade junto aos agricultores familiares. Posteriormente, representantes da Cooperativa Extremo Norte apresentaram as diferentes atividades e experiências que estão realizando junto aos agricultores na promoção da diversificação produtiva, os trabalhos de micropropagação de espécies realizados pela Biofábrica e o funcionamento da “Casa da Família Rural”. Ao final das atividades da manhã, os acadêmicos percorreram as instalações do viveiro da Biofábrica, acompanhados do Engenheiro Florestal Djavan A. Coinaski. Todas as atividades foram muito aproveitadas pelos acadêmicos já que puderam ver in loco os diferentes trabalhos em prol do desenvolvimento da agricultura familiar.