Dia do jornalista com aula inaugural sobre o jornalismo e os seus rumos

dia do jornalistaDia 07 de abril, dia do jornalista. Para homenagear esses futuros profissionais o Departamento de Ciências da Comunicação, da UFSM-FW, realizou na tarde dessa quinta-feira a aula inaugural sobre “A participação da comunicação na transformação das diferenças em desigualdades”, com a jornalista Marcia Veiga da Silva. Tendo em vista isso, o diretor pró-tempore Bráulio Otomar Caron, em nome da UFSM-FW, disse considerar importante a instituição trazer profissionais da área para discutir assuntos relevantes, já que isso faz com que os estudantes questionem sua futura atuação profissional.

Já ao longo da palestra, a jornalista trouxe a discussão a respeito das relações de poder, da desigualdade e da alteridade, aproveitando para refletir sobre possíveis soluções para problemas ou falhas do jornalista ao comunicar. Além de dialogar sobre os rumos da profissão, Márcia aproveitou para falar a respeito de sua dissertação de mestrado, “Masculino, o gênero do Jornalismo: modos de produção das notícias”, abordando o tema gênero e trazendo também a importância de um jornalista isento de preconceito.

Graduada em jornalismo pela ULBRA, Márcia é doutora e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com grande interesse na área de gênero, na produção da notícia e do conhecimento, a palestrante disse acreditar que o jornalista deve manter uma visão aberta para o novo, eliminando qualquer forma de preconceito. Ela defende que é com a disposição de aumentar a bagagem cultural que o jornalista desempenhará o papel transformador na sociedade. Márcia falou, também, sobre a comunicação como transformadora da cultura e conferiu ao jornalista o compromisso de dar a conhecer o mundo da melhor forma possível.

Além da aula inaugural, a jornalista Marcia Veiga da Silva está ministrando o curso de extensão sobre métodos e técnicas de pesquisa em comunicação, o qual o DECOM está promovendo para os estudantes de Jornalismo e Relações Públicas. O curso ocorreu na noite dessa quinta-feira e terá sua última edição hoje a noite.

Assessoria de Comunicação da UFSM-FW

assessoriafw@ufsm.br