Projeto Letramentos promove “Leitura no Campus”

O projeto Letramentos, coordenado pela professora do Departamento de Ciências da Comunicação Marluza da Rosa, começará a atuar no campus da UFSM-FW nessa segunda (23). O primeiro encontro será realizado a partir das 13h30 no estúdio de TV.

As ações do projeto serão voltadas aos estudantes, servidores e professores de todos os cursos da UFSM FW. O objetivo é desenvolver o senso crítico, por meio das formas de leitura indicada pelos próprios participantes.

Sobre o Projeto

O Projeto Letramentos é, antes de tudo, uma forma de retribuir à comunidade o investimento em educação. Além de livros impressos, a leitura envolve a compreensão de mundo, através de símbolos, gestos e diálogos.

Durante o ano de 2017, primeiro ano do projeto, o projeto foi desenvolvido por duas professoras, dois bolistas financiados pelo Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX/UFSM) e 8 voluntários. A equipe atendeu 43 alunos da Escola Sepé Tiaraju (Frederico Westphalen). Foram desenvolvidas atividades com músicas, tirinhas, quadrinhos, curtas-metragens, entre outros. O projeto proporcionou o contato com diferentes formas de texto, expandido o universo de leitura e quebrando o estigma de que só grandes livros são literatura. Em 2018, o projeto aumentará sua atuação, trabalhando na escola e no campus da UFSM-FW, com 9 voluntários para realizar os encontros.

Com informações do Projeto Letramentos