Últimos dias para submissão de trabalhos na Mostra Acadêmica do Seminário América do Sul na Era Nuclear

Estudantes, docentes e pesquisadores de todas as áreas do conhecimento interessados na temática da Energia Nuclear têm até o próximo domingo (29) para submeterem trabalhos, para serem apresentados na forma de pôsteres, à Mostra Acadêmica do Seminário Internacional América do Sul na Era Nuclear: Riscos, Desafios e Perspectivas. O evento será realizado nos dias 20 e 21 de agosto, no Centro de Convenções da UFSM, e reunirá autoridades, diplomatas, pesquisadores e representantes de grandes organizações nacionais e internacionais em Santa Maria.

A submissão de trabalhos pode ser feita por estudantes de cursos técnicos, tecnológicos, de graduação e de pós-graduação regularmente matriculados em instituições de ensino reconhecidas pelo MEC e estudiosos civis e militares com vínculo profissional comprovado.

Interessados devem enviar um resumo simples do trabalho (com até 300 palavras) e formulário de inscrição preenchido para o endereço eletrônico sulnuclear@ufsm.br. As orientações completas para a submissão podem ser encontradas emhttp://bit.ly/ChamadaSulNuclear.

Os trabalhos devem ser submetidos dentro de três grandes eixos temáticos:

— Energia Nuclear: Desafios ao uso da energia nuclear como fonte de energia na América do Sul e no Brasil; Competitividade entre energia nuclear e outras fontes de energia alternativas (solar, eólica, etc.);

— Relações Internacionais, Segurança e Defesa: Desafios e perspectivas quanto à manutenção da América do Sul como área livre de armas nucleares; Regulações Internacionais e suas implicações aos países da América do Sul;

— Outras áreas do conhecimento, desde que relacionadas ao tema central do Seminário.

A divulgação dos trabalhos aprovados acontecerá no dia 2 de agosto. A inscrição dos trabalhos é gratuita, e os selecionados receberão certificados.

O seminário

Promovido pela UFSM em parceria com a organização internacional Conferências Pugwash, o Seminário Internacional América do Sul na Era Nuclear: Riscos, Desafios e Perspectivas tem como objetivo promover o debate sobre a importância da energia nuclear e seus variados usos civis e militares, além de questões referentes à proliferação de armas nucleares e as consequências do uso desse tipo de armamento para a nossa região. Entre os conferencistas confirmados, destaque para representantes de três organizações internacionais vencedoras do Prêmio Nobel da Paz e para o Embaixador Rafael Grossi, que presidirá a conferência de revisão do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares em 2020.

O seminário será aberto a toda a comunidade interessada. Quem desejar certificado deve se inscrever como ouvinte, por meio do site do evento (http://w5.ufsm.br/eventos/sulnuclear/)  até  o dia 12 de agosto.