Evento internacional da Computação contou com representação da UFSM-FW

NaraBigolin Perfil-905x509O Conselho Nacional de Educação (CNE), em parceria com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), promoveu o Seminário Internacional sobre Computação na Educação Básica, em Brasília, nos dias 30 e 31 de julho. A docente da UFSM-FW, Nara Bigolin esteve presente no evento juntamente com educadores, representantes de empresas de tecnologia e gestores públicos de educação. O intuito foi contribuir com o CNE para a elaboração de normas específicas sobre ensino de computação.

As palestrantes principais, Leila Ribeiro (SBC) e Lúcia Dellagnelo (CIEB), juntamente com a comissão composta pela professora Nara e outros representantes da SBC, têm o objetivo de que disciplina de ciência da computação seja obrigatória no ensino básico. A ideia é que não seja ensinado a programar ou a utilizar aplicativos já existente, mas sim o conhecimento sobre o pensamento computacional.

Nara Bigolin afirma, “temos um documento para o MEC implantar a disciplina no Brasil, pois Inglaterra, EUA, França e Austrália já a possuem no ensino básico”. A exemplo desses países, surge a ideia da nova disciplina a ser implementada no Brasil.

Nara destaca a importância da disciplina para os alunos, “quando se ensina ciência da computação, se ensina o aluno a pensar de maneira estruturada, a pegar um problema da vida real e resolver em pequenas partes”.

Texto: Ariel Stival

Foto: cedida por Nara Bigolin