UFSM-FW promove I Jornada Acadêmica para docentes

A jornada reuniu docentes de todos os cursos de graduação da UFSM-FW.

O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), em parceria com a Direção, promoveu durante o dia 12 de março a I Jornada Acadêmica com foco nos docentes de todos os cursos da UFSM-FW.

O objetivo da Jornada foi promover um momento de partilha de experiências, Elisangela Ribas dos Santos, servidora do NAP nos conta “conversando com a direção e demais colegas e tendo em vista que a UFSM está organizando uma política de formação de professores resolvemos ter este momento aqui no campus de compartilhamento de saberes para oportunizar um momento de aprendizagem”, afirma a servidora.

“A maioria dos docentes da UFSM não tem formação didática de professor para ensino superior, por isso pensamos neste momento, com a professora Doris, nossa colega da sede e pesquisadora do assunto” salienta o Professor Arci Dirceu Wastowski, diretor do Campus. As informações trazidas tiveram o objetivo de ajudar a atender melhor os alunos, a preparar melhor a aula, a aprimorar a didática, tendo em vista as novas gerações de universitários.

A palestrante Dóris Bolzan, docente da UFSM em Santa Maria, e pesquisadora da área em sua fala, salientou que a universidade precisa construir espaços de acolhimento docente para que a solidão pedagógica não se torne uma dificuldade e fator de isolamento na atividade do professor. “É fundamental que se produza uma cultura de compartilhamento, um trabalho de apoio e acompanhamento de jovens professores, além disso, os contextos que emergem na universidade são muitos e os docentes mais antigos também necessitam de suporte para acompanhá-los, afinal nenhum de nós teve preparação para docência na educação superior.”

Além disso, Bolzan explica que o professor deve estar aberto as novidades da nova geração e a sua instituição de ensino tem o dever de criar condições capazes de acolher, apoiar, e alavancar as qualidades de seus docentes. As iniciativas precisam ofertar ações que qualificam o trabalho docente “acredito que para isso ser viável as políticas de avaliação internas e externas podem balizar as políticas de formação permanente no interior da UFSM.”

A Professora Eliane dos Santos, docente do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFSM-FW e participante da jornada, falou da dificuldade em ser docente na atualidade “eu achei muito importante a jornada, pois eu não tenho formação para docente, apenas a formação técnica. Todas essas ações são bem-vindas, pois a diversidade está cada vez maior em nossa UFSM, e se a gente tem condição de receber devemos dar condições desse aluno aprender”.

Após uma avaliação com os professores presentes, notou-se que a jornada foi um momento positivo na formação docente. A servidora do NAP salienta “as sugestões apresentadas serão avaliadas e tentaremos colocar em prática nas próximas edições, para que cada vez mais possamos aumentar e qualificar a formação de nossos docentes”. A proposta é que esta Jornada não fique na primeira edição, mas que em cada início de semestre seja realizado um momento com todos os professores.

Em 2019, também, completa três anos da Avaliação Docente pelo Discente, em que os alunos, ao final de cada semestre, avaliam seus professores. Baseados nestes dados, a Comissão Própria de Avaliação e a Comissão Setorial de Avaliação notaram que há a necessidade de didática mais adequada para a nova geração. Essa análise motivou a realização de momentos de formação como a jornada.

A servidora técnica-administrativa Silvane Brand, responsável pela CSA no Campus enfatiza essa importância “a avaliação é imprescindível em qualquer processo de melhoria, ela veio para qualificar e não para punir, pois é um parâmetro para os docentes melhorarem suas estratégias metodológicas em sala de aula”. Os professores da UFSM já possuem formação de qualidade, a grande maioria com doutorado, mas a atualização e o contínuo aprendizado são necessários no processo de ensino e aprendizagem.

Texto: Ariel Stival

Foto: Thaane Otero