Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Fórum Extensionista da UFSM-FW promove ato em defesa das Universidades Federais e da valorização das Ciências Humanas

Representantes do Fórum de Extensão, Comunicação e Cultura (ECOA), realizara a apresentação do Manifesto Extensionista em defesa das Universidades Federais e pela valorização das Ciências Humanas.



Representantes do Fórum de Extensão, Comunicação e Cultura (ECOA), realizaram na manhã da última segunda-feira (06), a apresentação do Manifesto Extensionista em defesa das Universidades Federais e pela valorização das Ciências Humanas. O momento, que aconteceu no Hall de entrada da UFSM-FW, soma-se aos movimentos organizados por diferentes setores das Universidades Públicas após o anúncio do corte de recursos na UFSM e demais Universidades e Institutos Federais.

O ECOA é um fórum cultural iniciado no último Simpósio Internacional de Comunicação (SIC), promovido a partir da parceria de três projetos de extensão do Departamento de Ciências da Comunicação, Letramentos, UFSM-FW e Escola de Ensino Médio: Parceiro de Leitura e Escrita e o Vídeo Entre-Linhas. A partir desse momento, o fórum pretende chamar outros
projetos da comunicação para participarem das ações com o objetivo de ter mais representantes para dialogar com a comunidade e com a Universidade.

Estudante do curso de Jornalismo e uma das representantes do fórum, Simone Philipsen, diz que o ECOA ainda está apoiando o “Universidade na Rua: não somos balbúrdia”, evento unificado que está unindo forças em prol das Universidades e incentivando a população a defender as universidades públicas e de qualidade.

Preocupados com as medidas do governo atual e as possíveis resultados disso no campus frederiquense já no segundo semestre de 2019, Simone juntamente com o aluno João Marcelino, tomaram a iniciativa de buscar  pessoas que representassem movimentos estudantis de todas as regiões do país e Instituições Federais. “Unimos uma boa parte delas, aproximadamente metade das universidades do país e estamos construindo um evento que vai acontecer nacionalmente e que tem todas essas forças unidas”, relata a estudante. Simone ainda acrescenta que é muito importante o envolvimento de toda a comunidade acadêmica e que busca apoio em diversas pessoas que estão preocupadas e querem fazer alguma coisa para que a situação seja revertida.

“Nos espelhamos na ideia de uma menina de uma outra Universidade, que inclusive está no grupo do Universidade na Rua e a partir da ideia dela, que repercutiu em todo país, estamos produzindo esse evento. ” A representante do Fórum ECOA, convida todos os alunos da UFSM-FW a participarem de um evento que acontecerá no dia 14 de maio em Frederico Westphalen. O evento terá objetivo de demonstrar o que, de fato, acontece dentro das Universidades Públicas Federais.

O Manifesto pode ser visto na íntegra, clicando aqui

Texto: Helena Knob

Revisão: Julia Cervo

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-6295

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes