Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Bancada feminina da Assembleia Legislativa assina projeto inspirado em projeto da UFSM-FW



Inspirado no projeto Meninas Olímpicas da professora Nara Bigolin, do curso de Sistemas de Informação da UFSM-FW, a deputada estadual Franciane Bayer (PSB) protocolou um Projeto de Resolução, no dia 19 de novembro, assinado por toda bancada feminina da Assembleia Legislativa.

As Meninas Olímpicas surgiram em 2016, quando a professora Nara percebeu a pouca representatividade feminina nas olimpíadas científicas. “Nós começamos a acompanhar os resultados das principais olimpíadas científicas e fazer uma pesquisa em cima do percentual de participação feminina. Percebemos que as meninas começam representando 50% dos candidatos e conforme a olimpíada vai ficando competitiva as meninas vão desaparecendo”, relata Nara Bigolin.

No decorrer dos anos, Nara foi até a Assembleia Legislativa para solicitar um projeto de Lei com o objetivo de criar um prêmio especial para as meninas, que não foi encaminhado. No entanto, ao participar de uma homenagem do projeto Meninas Olímpicas em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, Nara conversou com todas as deputadas. “Dia 31/10, depois de uma conversa com todas as deputadas sobre o impacto desse projeto no protagonismo feminismo, o projeto de lei foi desengavetado”, disse a professora da UFSM-FW. 

O projeto que objetiva incentivar maior participação feminina nas competições olímpicas de matemática, física, informática, química e outras da área, foi assinado por todas as mulheres da Assembleia Legislativa. “Nós temos 100% da assinatura da bancada feminina, independente do partido” relata Nara. 

Além disso, o projeto tornou-se internacional, em 2017 e 2018 e você pode ler sobre isso na reportagem: https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/frederico-westphalen/2018/08/20/professora-da-ufsm-e-citada-em-premiacao-na-romenia/

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-6796

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes