Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

Conheça os Projetos de Extensão da UFSM/FW: Avaliação de parâmetros físicos, químicos e biológicos de água de abastecimento na região noroeste do Estado do RS

O projeto de extensão intitulado como “Avaliação de parâmetros físicos, químicos e biológicos de água de abastecimento na região noroeste do Estado do RS”, foi iniciado em 01º de agosto de 2017, e tem como seu coordenador a Professora Doutora Jaqueline Ineu Golombieski e o colaborador Professor Doutor Willian Fernando de Borba.

Este projeto de extensão é desenvolvido pelo Grupo de Monitoramento Ambiental (GMA) faz parte da Universidade Federal de Santa Maria, do Campus em Frederico Westphalen e é um grupo de pesquisa registrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que é a “vitrine” de pesquisas científicas. Este trabalho tem por objetivo desenvolver ações de conscientização e que promovam o acesso à informação sobre a qualidade e a potabilidade de águas de consumo humano de importância ambiental, econômica e sanitária, para pessoas residentes em propriedades rurais/urbanas na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A equipe do GMA vai até estas propriedades e avalia a qualidade da água de consumo da propriedade, bem como realiza a análise macroscópica ambiental no entorno do local de consumo, seja esta nascente/fonte, vertente, drenagem, poço raso (cacimba) e/ou poço profundo.

Em um primeiro momento, é realizada uma visita às propriedades com poços de consumo humano particulares (individuais) ou coletivos, onde é explicado o objetivo do projeto aos donos das propriedades ou responsáveis e se verifica a disponibilidade da propriedade em participar do estudo em questão. Num segundo momento, são coletadas amostras de água nas propriedades, durante quatro a oito meses consecutivos, suficiente para realizar análises físico-químicas e biológicas destas. A verificação do pH e temperatura é realizada no local. Para as análises biológicas (bactérias que causam doenças- coliformes totais e Escherichia coli), a água é coletada em recipiente de vidro devidamente limpo e esterilizado, sendo vedado e encaminhado para análises em laboratório. Para análise dos parâmetros físicos e químicos são coletados frascos para a análise de: dureza total, alcalinidade total, fluoreto, turbidez, condutividade elétrica, amônia total, nitrito e nitrato.

Este trabalho de viagens até os locais de coletas e avaliação da qualidade da água e do ambiente conta com a participação de alunos dos cursos de Química (Bacharelado e Licenciatura) da UFSM do campus de Santa Maria e de Agronomia e Engenharia Ambiental e Sanitária do campus da UFSM em Frederico Westphalen e da co-orientação de professores que fazem parte da equipe.

Durante estes quatro anos de projeto, já foram estudados os seguintes municípios Alegria, Caiçara, Condor, Erval Seco, Frederico Westphalen, Iraí, Jaboticaba, Palmeira das Missões, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Planalto, São José do Inhacorá, Seberi, Taquaruçu do Sul e Três de Maio, todos estes no Estado do Rio Grande do Sul, num total de 45 propriedades avaliadas, e em torno de 70 famílias beneficiadas.

Quer fazer parte desse grupo? Contate a professora coordenadora para obter mais informações, pelo Email: jaqueline.golombieski@ufsm.br