Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conheça os Projetos de Extensão da UFSM/FW: Projeto RTE: Reciclagem, Tecnologia e Educação



O projeto de extensão intitulado como “Projeto RTE: Reciclagem, Tecnologia e Educação”, foi iniciado no dia 1º de julho de 2021, e tem como seu coordenador o Professor Doutor Sidnei Renato Silveira.

O objetivo geral do projeto é reciclar e/ou consertar equipamentos eletrônicos de informática (tais como computadores, impressoras e celulares), visando a desenvolver ações de inclusão digital e de geração de renda para a população menos favorecida.

Seus objetivos específicos são: recolher, por meio de doações, equipamentos eletrônicos de informática (tais como computadores, impressoras e celulares); estudar e disseminar o conhecimento sobre formas de reciclagem de equipamentos eletrônicos; realizar a manutenção dos equipamentos recebidos; manter um cadastro de Instituições que precisem de equipamentos de informática (Escolas Públicas Municipais e Estaduais e ONGs), para posterior doação de equipamentos; reciclar os equipamentos que não puderem ser consertados; realizar palestras em Escolas Públicas, compartilhando o conhecimento sobre a reciclagem de equipamentos eletrônicos; e auxiliar a população menos favorecida a se incluir digitalmente, por meio de oficinas de capacitação sobre Informática Básica.

Suas atividades compreendem a reciclagem de equipamentos de informática: coleta, conserto e doação dos equipamentos e atividades de formação (palestras e oficinas sobre esta temática em escolas).

Um case de sucesso do projeto é a coleta de equipamentos para manutenção e posterior doação. O projeto conta com a participação de alunos (voluntários) do Curso de Licenciatura em Computação. A ideia inicial do projeto foi do aluno Bruno Pairet Chagas Duarte do Polo da UAB de Cachoeira do Sul, contando com o apoio de outros discentes do curso (Janaína Rios Dias, Júnior da Rosa de Castilhos, Rozania Maria Monteiro Gomes, Taís Niederauer e Valdecir Silva dos Santos). O projeto foi apresentado no Congresso de Extensão da AUGM.

O projeto não possui ofertas de vagas no momento, e o mesmo não realiza editais. Para mais informações, contate o professor coordenador pelo Email: sidneirenato.silveira@gmail.com

Siga a página do Facebook do projeto: RTE UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-8921

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes