Evento “Compartilhando Saberes: Integração Cultural” acontece no próximo sábado (7), no Campus da UFSM/FW, e contempla uma programação variada, reunindo saberes, culturas e territórios
No próximo sábado (7), o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, do Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM/FW), realiza o evento “Compartilhando Saberes: Integração Cultural”. A iniciativa, que acontece nas dependências do Campus, tem como objetivo celebrar a presença indígena na universidade, fortalecendo a interculturalidade, a resistência e os laços entre os povos originários na UFSM.

O encontro contempla uma programação variada, integrando saberes, culturas e territórios. As atividades do turno da manhã se iniciam às 7h, com um café da manhã por adesão, realizado no Restaurante Universitário do Campus, seguido da abertura oficial do evento, às 8h30min. A partir das 9h30min, o Projeto de Desenvolvimento Institucional Agenda 2030 e o Programa de Educação Tutorial (PET) Educom Clima, da UFSM/FW, promovem atividades com os presentes. Para encerrar a programação da manhã, o evento ainda realiza, às 10h30min, uma roda de conversa e trocas culturais, e, às 12h, um almoço por adesão no Restaurante Universitário.
A programação da tarde tem início às 13h30min, momento no qual os(as) presentes participam de uma visita às instalações da UFSM/FW. Em seguida, a partir das 14h30min, são realizadas atividades no Laboratório de Informática. Às 16h30min, há um momento reservado para registros e memória do encontro. O encerramento do evento acontece às 17h30min. Dessa forma, essa iniciativa busca reafirmar o compromisso institucional com a diversidade, a interculturalidade e os direitos dos povos indígenas.

O Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UFSM/FW é destinado à comunidade indígena Kaingang, tem duração de oito semestres letivos e é ofertado em regime de alternância. Na turma em andamento, são realizadas aulas nas terras indígenas Kaingang de Iraí, Inhacorá, Guarita e Muliterno, no Rio Grande do Sul, e no Campus da UFSM/FW, para 100 acadêmicos(as) matriculados(as) no curso.
A graduação é ofertada pelo Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR Equidade), ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa busca habilitar professores(as) em licenciaturas específicas para que atendam redes públicas de educação básica ou redes comunitárias de formação por alternância, que ofertam educação escolar indígena, quilombola e do campo, educação bilíngue de pessoas surdas e educação especial inclusiva.
Texto: Aline Eduarda Iora, bolsista da Assessoria de Comunicação da UFSM/FW
Fotos: Aline Eduarda Iora e Conrado Araujo, bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Revisão: Gracieli Fernandes, Divisão de Divulgação Institucional da UFSM/FW