A universidade está presente na edição com a Rádio Galponeira, Entrevero Farrapo e ações no Sabadão de Negócios
O Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM/FW) participa do 45º Acampamento Farrapo, realizado em Frederico Westphalen. As celebrações iniciaram na última sexta-feira, 12, e seguem até domingo, 21, no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Battistella.
Durante todo o evento, a UFSM/FW estará presente com a Rádio Galponeira, sob responsabilidade do curso de Jornalismo, que contribui com a sonorização do ambiente. Além disso, o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Vaqueano Blau Nunes mantém seu espaço ativo, reunindo docentes e discentes em almoços e jantares para celebrar o mês do gaúcho.
No último sábado, 13, a UFSM/FW também participou da edição do Sabadão de Negócios organizado pela Associação Empresarial de Frederico Westphalen dentro da programação da Semana Farroupilha. A atração cultural fica por conta da participação do Piquete dos Quero-Queros, que vai representar a universidade no 14º Entrevero Farrapo, competição, que reúne provas ligadas ao tradicionalismo gaúcho. O evento é idealizado e realizado anualmente pelo DTG Vaqueano Blau Nunes, da UFSM/FW.
Segundo a vice-diretora da UFSM/FW e coordenadora do DTG, professora Eliane Pereira dos Santos, a participação da universidade no Acampamento Farrapo é muito positiva. “Temos duas ações fortes: a condução da Rádio Galponeira e a organização do Entrevero Farrapo. Essas iniciativas dão visibilidade à instituição, valorizam a cultura gaúcha e promovem integração com a comunidade e com outras universidades convidadas. É também um momento de dedicação dos estudantes, servidores e colaboradores, que se engajam para que tudo aconteça”, destacou.
Ela também ressaltou a importância social do Entrevero Farrapo. “Uma das provas é solidária, com arrecadação de alimentos destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade. Essa dimensão, aliada à valorização da tradição, mostra que o evento vai além da competição, fortalecendo laços culturais e comunitários”, concluiu.
Texto: Conrado de Paula Araujo, bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Edição: Gracieli Fernandes, Divisão de Divulgação Institucional da UFSM/FW
Fotos: Projeto SEJA UFSM-FW


