Entre os dias 17 e 19 de novembro, o Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM/FW) realiza a 4ª edição da Semana Pensando Verde. E desta vez, como parte da edição especial da COP UFSM, a Conferência das Partes da Universidade Federal de Santa Maria, inspirada na COP, Conferência Global das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. O evento é uma realização do Grupo Agenda 2030 da UFSM/FW, em parceria com a Disciplina Complementar de Graduação Extensionista (DCEX) Agenda 2030 e projetos de extensão ligados à sustentabilidade, e propõe refletir sobre os desafios ambientais contemporâneos a partir da perspectiva local.

A programação ocorrerá, em sua totalidade, na sala de inovação da UFSM/FW e conta com atividades que conectam arte, comunicação, cidadania e meio ambiente. Na segunda-feira (17), às 13h30, a convidada artista plástica Valéria Pinheiro abre o evento com a palestra “Arte e meio ambiente”. Na terça-feira (18), às 8h30, a professora Cláudia Herte de Moraes conduz as apresentações de trabalhos da disciplina de Comunicação, Cidadania e Meio Ambiente, seguidas pelo PET Educom Clima, que realiza um Momento Leitura. À tarde, às 13h30, a DCEX Agenda 2030 realiza as apresentações de trabalhos. Na quarta-feira (19), 8h30, acontece o Circuito Tela Verde, com exibições e discussões dos curtas “Biodiversidade marinha e costeira” e “Amanhã Amanhãs: Pela chance de existir no futuro”.
A COP UFSM é uma iniciativa institucional promovida pela universidade, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, que tem como propósito aproximar os desafios climáticos globais das práticas locais e cotidianas da universidade e da comunidade. Inspirada pela Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP UFSM propõe o diálogo entre ciência, poder público e sociedade em busca de soluções sustentáveis. Com o lema “Transformando o Global em Local”, o evento mobiliza os quatro campi da instituição — Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões —, reforçando o papel da universidade como agente de transformação social, científica e ambiental.