Professor Volmir Sergio Marchioro, que trabalha há mais de 22 anos com o melhoramento genético de plantas, foi reconhecido na categoria Cadeia de Produção e Alternativas Agrícolas, na 29ª edição da premiação

Na noite desta segunda-feira (1), o professor do Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM/FW), Volmir Sergio Marchioro, foi agraciado na 29ª edição do Prêmio O Futuro da Terra, na categoria Cadeia de Produção e Alternativas Agrícolas. A cerimônia de premiação foi realizada durante a Expointer 2025, feira agropecuária que acontece até este domingo (7), no Parque de Exposições Assis Brasil, no município gaúcho de Esteio.
A premiação é fruto de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs) e o Jornal do Comércio, e busca reconhecer iniciativas e trajetórias que integram inovação tecnológica, desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental no agronegócio. O prêmio contempla cinco categorias: Cadeia de Produção e Alternativas Agrícolas, Inovação e Tecnologia Rural, Preservação Ambiental, Startup do Agronegócio e Prêmio Especial. Os(as) 13 agraciados(as) desta edição foram selecionados(as) por um colegiado, composto por membros(as) do Comitê de Assessoramento Científico e Tecnológico da Área de Ciências Agrárias da Fapergs, responsável por avaliar currículos e projetos, considerando impacto social e mérito científico.

Com graduação em Agronomia, mestrado e doutorado em Agronomia, na área de Melhoramento Genético de Plantas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Volmir já foi responsável e corresponsável por mais de vinte projetos de pesquisa, atuando no lançamento de dezenas de cultivares de aveia e trigo, algumas destas com participação relevante no mercado de sementes. Com mais de 22 anos de experiência no melhoramento genético de plantas, atualmente é professor titular da UFSM/FW e chefe substituto do Departamento de Ciências Agronômicas e Ambientais do Campus. Dentre suas publicações, Volmir conta com quatro livros, três capítulos, mais de 130 artigos científicos e mais de 215 trabalhos em anais de eventos.
O professor da UFSM/FW destaca o sentimento de receber o reconhecimento do Prêmio O Futuro da Terra: “Me sinto extremamente grato, à Coordenação e ao Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Agricultura e Ambiente da UFSM/FW, pela indicação ao Prêmio O Futuro da Terra. Agradeço também à Fapergs e ao Jornal do Comércio pela organização deste importante evento. O Prêmio O Futuro da Terra é fruto de um trabalho coletivo, que mostra que estamos no caminho certo e que nos motiva a continuar contribuindo cada vez mais com a agricultura brasileira.”
Texto: Aline Eduarda Iora, bolsista da Assessoria de Comunicação da UFSM/FW
Fotos: Divulgação
Edição: Gracieli Fernandes, Divisão de Divulgação Institucional da UFSM/FW