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Cartilha de Biossegurança – UFSM Campus Frederico Westphalen

A Cartilha de Biossegurança do Campus Frederico Westphalen foi elaborada pela Comissão Setorial de Biossegurança do Campus FW, tendo como base o Manual de Biossegurança da UFSM e as portarias, instruções normativas, decretos e outros documentos oficiais da UFSM e Governos Federal, Estadual e Municipal.

Esta cartilha contém protocolos básicos que devem ser seguidos por toda a comunidade acadêmica, a fim de garantir a segurança das pessoas que frequentam o Campus FW, enquanto durar a pandemia de Covid-19.

– É obrigatório o uso de máscara social e a aplicação de álcool em gel 70% ao acessar os prédios;

– O usuário deverá submeter-se à aferição de temperatura, via termômetro infravermelho, quando houver, para acessar os prédios da UFSM-FW;

– Quando a temperatura for igual ou superior a 37,8º C, o indivíduo não poderá acessar o prédio;

– Caso o indivíduo sea negue a utilizar a máscara ou seguir outros protocolos, deverá deixar o prédio, e, em caso de resistência, deverá ser acionado o serviço de segurança da UFSM;

– Os agentes de portaria, os vigilantes e os servidores da instituição poderão orientar e cobrar sobre o uso correto da máscara e a aplicação do álcool em gel;

– O usuário que for acessar os prédios deve ler atentamente os cartazes que indicam a sintomatologia da COVID-19, que será afixado em local visível na entrada dos prédios. Em caso positivo para 2 ou mais sintomas nos últimos 14 dias, o usuário deverá acionar os setores de saúde do Município.

– São proibidas as aglomerações nos halls de entrada dos prédios;

– Ao acessar o prédio, siga diretamente para seu local de destino;

– Para registro do ponto, deverá ser mantida distância e realizada a higienização das mãos antes e depois do registro;

– Os bancos só podem ser utilizados por uma pessoa por vez;

– A utilização dos computadores do hall deverá ser evitada. Em caso de necessidade, orienta-se a higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois do uso.

– Deve ser evitada a circulação desnecessária pelos corredores e escadas, e aglomerações ao sair das salas de aulas ou laboratórios;

– Busque caminhar respeitando o distanciamento.

– Somente deve ser usado em caso de dificuldade de locomoção, limitado a um a pessoa por vez ou no máximo duas, caso necessário.

– Bebedouro individual: deve ser utilizado somente o jato para copo;

– Bebedouro Industrial (Coletivo): Devem ser utilizadas garrafas próprias ou copos descartáveis. Limitado a uma pessoa por vez. Evite se aglomerar próximo ao equipamento.

– Nos banheiros coletivos, a utilização fica limitada a três pessoas por vez;

– As portas e janelas devem permanecer abertas para facilitar a circulação do ar;

– Para abrir e fechar as portas das cabines, recomenda-se que o usuário utilize um papel toalha ou papel higiênico e o descarte logo em seguida;

– O usuário deverá higienizar as mãos, preferencialmente, com água e sabonete líquido e secar as mãos com toalha de papel;

– O secador automático de mãos não poderá ser utilizado;

– Para os banheiros individuais, seguem-se os mesmos protocolos, exceto da abertura de portas.

– É proibida a utilização de climatizadores e ventiladores em qualquer local;

– Caso seja indispensável a utilização de climatizadores, o servidor responsável pelo local deverá informar à Comissão Setorial de Biossegurança e deve se responsabilizar pela manutenção periódica e limpeza dos filtros e dutos do aparelho. Pode ser verificada a possibilidade de instalação de filtros HEPA.

– É obrigatório o uso de máscaras durante a permanência dentro da sala de aula;

– É proibida a utilização de climatizadores e ventiladores;

– As janelas e portas devem ficar abertas o tempo todo, a menos que seja necessário o seu fechamento;

– As classes devem ficar separadas pela distância mínima de 1,5 m

– A utilização de laboratórios para atividades de pesquisa fica condicionado ao preenchimento de formulário de planejamento de uso, por parte do responsável pelo laboratório, que deve ser submetido à análise da Comissão Setorial de Biossegurança;

– Os responsáveis pelos laboratórios deverão encaminhar, junto ao planejamento, lista com nomes e matrículas dos discentes que frequentam o local;

– O mesmo critério se aplica à utilização de estufas ou outros locais fechados onde são realizadas atividades de pesquisa.

– Deve ser respeitado o distanciamento padrão (1,5 metro);

– O acesso de pessoas deve ser restrito à capacidade da sala;

– O atendimento deve ser feito, preferencialmente, por vias remotas (e-mail, telefone, videoconferência);

– Sendo necessário o atendimento presencial, sugere-se o agendamento prévio.

– Eventos e reuniões devem ocorrer somente na modalidade à distância, utilizando os recursos online disponíveis, inclusive após a retomada das atividades;

– Reuniões presenciais podem ser realizadas no Centro de Convivência e na Sala de Reuniões, desde que com autorização prévia da Comissão Setorial de Biossegurança.

– Deve ser respeitado o distanciamento de 1,5 metro ao ficar na fila;

– Higienize as mãos antes de acessar o estabelecimento;

– Deve ser mantida a distância de 2 metros entre as mesas. As mesas e cadeiras não poderão ser movidas;

– É permitida somente uma pessoa por mesa;

– Retire a máscara apenas no momento da alimentação. Guarde a máscara em recipiente plástico. Não deixe-a em cima da mesa;

– De preferência, utilize uma nova máscara após a refeição;

– Mantenha-se no local somente durante o período de alimentação.

– Poderão utilizar as cozinhas no máximo duas pessoas por vez, desde que mantido o distanciamento;

– Ao realizar refeições, no entanto, as cozinhas só poderão ser utilizadas por uma pessoa por vez, já que há a necessidade da remoção da máscara;

– Após a refeição, o usuário deverá higienizar a mesa e a cadeira com álcool 70% e pano descartável.

A utilização do Centro de Convivência fica limitada para refeições dos servidores e pequenas reuniões, desde que respeitados as limitações de:

– 1,5 metro de distância, com máscara;

– 2 metros de distância, sem máscara (refeições);

– Para refeições, os servidores deverão utilizar as mesas individualmente e efetuar a higienização das mesas e cadeiras após o término;

– Ficam proibidas outras atividades no local sem autorização da Comissão de Biossegurança.

– Ao utilizar o local, o usuário deverá manter as portas e janelas abertas

– Os servidores e estudantes que fazem uso de salas administrativas são responsáveis pela higienização do seu local de trabalho, de forma complementar às rotinas de limpeza, executadas pela terceirizada.

– Devem ser mantidas em trabalho remoto as pessoas dos grupos de risco, inclusive após a retomada das atividades presenciais.

– Devem ser evitadas as visitas de pessoas da comunidade externa no campus;

– Sendo necessário, orienta-se que haja agendamento prévio.

– É obrigatório o uso de máscara;

– São proibidas as aglomerações;

-Deve ser mantido o distanciamento;

– A utilização de bancos e quiosques abertos ficam restritos a uma pessoa por vez.

– Deve ser respeitado o distanciamento padrão (1,5 metro) ao aguardar a chegada do ônibus na parada ou aguardar em outro local, se possível.

– Deve ser respeitado o distanciamento padrão (1,5 metro);

– Obrigatório o uso de máscaras e outros EPI’s que forem necessários.