Ir para o conteúdo Ipê Amarelo Ir para o menu Ipê Amarelo Ir para a busca no site Ipê Amarelo Ir para o rodapé Ipê Amarelo
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PUBLICAÇÕES EM EVENTOS, LIVROS E REVISTAS

2019

Práticas formativas e pedagógicas na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo – UFSM: narrativas docentes. (2019)

O livro Práticas Formativas e Pedagógicas na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo – UFSM: narrativas docentes é fruto de estudos, reflexões e do vivido cotidianamente pelos professores, gestores, pesquisadores e demais profissionais da educação da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA), uma unidade da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A obra tem por objetivo compartilhar, com colegas professoras/es, gestoras/es, pesquisadoras/es e demais profissionais da Educação Infantil e da Educação, de um modo geral, um pouco do que temos construído coletivamente ao longo da história da UEIIA. O livro apresenta narrativas de docentes, profissionais da educação e acadêmicas da UFSM que atuam na Unidade, um coletivo que vive diariamente o maravilhamento da prática pedagógica com bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas. Esse é um coletivo de profissionais que, em formação em contexto na UEIIA/UFSM, observa, escuta, investiga, problematiza, analisa, interpreta e busca compreender a complexidade da prática pedagógica, através da experiência, entendida como “[…] o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Não o que se passa, não o que
acontece, ou o que toca” (LARROSA, 2002, p. 21).

Disponível no Manancial – Repositório digital da UFSM no link http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19436

2017

MELLO, Débora Teixeira de; CANCIAN, Viviane Ache; GALLINA, Simone Freitas da Silva
Disponível no Manancial – Repositório digital da UFSM no link http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19437

2016

MELLO, Débora Teixeira de; CORREA, Aruna Noal; CANCIAN, Viviane Ache

Disponível no Manancial – Repositório digital da UFSM no link http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19436

2018

 

Trabalhos Publicados em Anais de Eventos:

 – FLEIG, Maria Talita; ARAÚJO, Gabriela Da Ros de; ANTUNES, Jucemara. Interações sociais em turmas multietárias na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo. In: III Colóquio Internacional de Ciências da Educação. Braga/Portugal, 2018, p. 73. Disponível em: https://iiicicse.wixsite.com/iiicicse2018/livro-de-resumos

 

2017

 

Trabalhos Publicados em Anais de Eventos:

– FLEIG, Maria Talita; HONNEF, Cláucia; LÖFFLER, Daliana. Protagonismo das crianças e famílias na UEIIA. In: XVII Congresso Internacional de Educação Popular – MOBREC/SM. XXVI Seminário Internacional de Educação Popular – MOBREC/SM. IV Seminário Internacional Sindical – 2º Núcleo do CPERS Sindicato. IV Seminário Internacional de Educação Profissional – IF FARROUPILHA. Santa Maria, 2017, p. 70-77. Disponível em: http://www.mobrec.com.br/files/Anais%20-%20Mobrec%20OFICIAL%202017.pdf

Resumos expandidos produzidos pelo Grupo de Estudos da UEIIA:

 
– NASCIMENTO, J. S. ; FLEIG, M. T. ; LOFFLER, D. ; GOELZER, J. ; RODRIGUES, P. A. . A organização do planejamento na UEIIA. In: 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

– HEYDT, V. P. M. ; BELING, V. J. ; ONGARO, D. D. ; LOFFLER, D. . Adaptação de bebês: um processo de escuta e reflexão. In: 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

– MOREIRA, G. N. ; LÖFFLER, DALIANA . O processo de inclusão em uma turma de berçário da UEIIA. In: 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

– RODRIGUES, P. A. ; LOFFLER, D. ; GOELZER, J. ; FLEIG, M. T. ; MOREIRA, G. N. ; NASCIMENTO, J. S. . Documentação Pedagógica; um olhar sensível para as crianças. In:  32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

– FLEIG, M. T; HONNEF, C; LOFFLER, D. Protagonismo das crianças e famílias na UEIIA. ANAIS XVII Congresso Internacional de Educação Popular–MOBREC/SM (…). Santa Maria: IFFarroupilha, 2017. ISSN 1 98 4-9 3 97

Trabalho completo publicado em ebook: 

– LOFFLER, D; PIRES, C; GOELZER, J; HONNEF, C. O trabalho multidisciplinar voltado à educação inclusiva: uma importante experiências vivida na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo. In ROZEK, M; MARTINS, G. D.F (Org) Seminário Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva: O ensino e a. endizagem em discussão / organizadoras . – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017. ISBN 978-85- 397-1009- 6

http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/i-seminario-luso-brasileiro-de-educacao-inclusiva/artigos.html

 

2016

 

Capítulos de livro: 

– CANCIAN, Viviane Ache; GOELZER, Juliana . Práticas pedagógicas na Educação Infantil: do lugar da impossibilidade ao lugar da possibilidade. In: Viviane Ache Cancian; Simone Freitas da Silva Gallina; Noeli Weschenfelder. (Org.). Pedagogias das Infâncias, Crianças e Docências na Educação Infantil. 1eded.: , 2016, v. , p. 161-177. Disponível em:http://repositorio.ufsm.br/8080/xmlui/handle/1/2310?show=full

– GOELZER, Juliana; LOFFLER, Daliana. E se o chapéu da Chapeuzinho não fosse vermelho? Um olhar sobre as linguagens infantis. In: Viviane Ache Cancian; Simone Freitas da Silva Gallina; Noeli Weschenfelder. (Org.). Pedagogias das Infâncias, Crianças e Docências na Educação Infantil. 1eded.: , 2016, v. , p. 227-239. Disponível em:  http://repositorio.ufsm.br/8080/xmlui/handle/1/2310?show=full

Trabalhos Publicados em Anais de Eventos: 

– FLEIG, Maria Talita; GOELZER, Juliana. Contextos formativos: interlocuções entre a Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo e os cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria. In: Anais do 1º Congresso Internacional de Educação Infantil e 1º Congresso de Creches Universitárias da América Latina e Caribe (UDUAL). Campinas, 2016. Anais ainda não disponíveis.

– FLEIG, Maria Talita; GOELZER, Juliana; ARAÚJO, Gabriela da Ros; HONNEF, Cláucia. Encontros de Formação de Professores: estudos e reflexões acerca das demandas emergentes nas turmas multi-idades da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA). In: Anais do IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, 2016, Santa Maria/RS p. 846- 860.  Disponível em: http://coral.ufsm.br/seminariopoliticasegestao/2016/wp-content/uploads/2016/09/ANAIS-SEMIN%C3%81RIO-2016.pdf

– GOELZER, Juliana; FLEIG, Maria Talita. Agrupamentos multietários na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo /UFSM/RS. In: Anais do 1º Congresso Internacional de Educação Infantil e 1º Congresso de Creches Universitárias da América Latina e Caribe (UDUAL). Campinas, 2016. Anais ainda não disponíveis

– HONNEF, Cláucia; LOFFLER, Daliana ; ARAUJO, Gabriela Da Ros; ANTUNES, Jucemara. Base Nacional Comum Curricular: educação infantil e anos iniciais – etapas (in) complementares da educação básica. In: Anais do IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, 2016, Santa Maria/RS. p. 1152-1565. Disponível em: http://coral.ufsm.br/seminariopoliticasegestao/2016/wp-content/uploads/2016/09/ANAIS-SEMIN%C3%81RIO-2016.pdf

– HONNEF, Cláucia; LOEFFLER, Daliana ; ANTUNES, Jucemara. Educação para a diversidade em turmas multi-idade na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UEIIA. In: Anais do II Seminário Luso-Brasileiro de  Educação de Infância, 2016, Braga – Portugal. p. 93-94. Disponível em: http://media.wix.com/ugd/c875f7_3ebce3a1a52441a0b77c651730c34809.pdf

– HONNEF, Cláucia; LOEFFLER, Daliana ; ANTUNES, Jucemara. Diversidade na educação infantil: potencializando reconhecimento através de turmas de multi-idade. In: Anais do XI Seminário Educação Infantil em Debate: políticas e pedagogias para a educação da pequena infância, 2016, Rio Grande/RS. p.436 – 437. Disponível em: http://www.educacaoinfantilemdebate.furg.br/images/ANAIS_Xl_Educacao_Infantil_-2016.pdf  

– LEAL, Mariele Ferreira, HEYDT, Vanuza Pinto Murari, CANCIAN, Viviane Ache. Entre descobertas e aventuras: aprendizagens compartilhadas por bebês em uma turma de berçário. In: IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior – V Seminário Internacional de Gestão Educacional – X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional-UFSM, 2016, Santa Maria/RS. p. 1478. Disponível em:  http://coral.ufsm.br/seminariopoliticasegestao/2016/wp-content/uploads/2016/09/ANAIS-SEMIN%C3%81RIO-2016.pdf

– RODRIGUES, Paula Adriana. O papel dos professores da educação infantil: a conexão necessária entre a prática profissional e as teorizações. In: IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior – V Seminário Internacional de Gestão Educacional – X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional-UFSM, 2016, Santa Maria/RS. p. 1470. Disponível em: http://coral.ufsm.br/seminariopoliticasegestao/2016/wp-content/uploads/2016/09/ANAIS-SEMIN%C3%81RIO-2016.pdf

Revistas: 

– BELING, Vívian Jamile; WINTERHALTER, Diolinda Franciele. As diferentes linguagens na educação infantil: brincando com cores e formas, construindo relações e sujeitos. In: Revista de Extensão – CCNEXT.  ISSN Eletrônico: 2179-4588. Disponível em:  http://coral.ufsm.br/revistaccne/index.php/ccnext/article/view/1196/760

– WINTERHALTER, Diolinda Franciele; BELING, Vívian Jamile. Ouvindo as crianças na educação infantil: a linguagem falada e sua influência nas práticas educativas. In: Revista de Extensão – CCNEXT.  ISSN Eletrônico: 2179-4588. Disponível em: http://coral.ufsm.br/revistaccne/index.php/ccnext/article/view/1197/758

2015

Trabalhos Publicados em Anais de Eventos:

– GOELZER, Juliana; RIBEIRO, Amanda de Cássia Borges; FONSECA, Karla Madrid; VARGAS, Marizete Pereira. Agrupamentos Multietários na Educação Infantil: desafios e possibilidades. In: VII Congresso Paulista de Educação Infantil e III Simpósio Internacional de Educação Infantil, 2015, São Carlos/SP. Anais – Eixo 4: Práticas Pedagógicas: Culturas Infantis e Produção Cultural para e com os bebês e as crianças, 2015. v. 04. p. 1376-1384. Disponível em:  http://www.copedi.ufscar.br/files/anais/copedi-anais-eixo4.pdf

– GOELZER, Juliana.; CABRAL, Fernanda Santos Brum. ‘Profe! Que tal um cantinho da leitura?’: uma escola séria e alegre como resultado de um trabalho pedagógico que dá voz e escuta as crianças. In: XVII Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire, 2015, Santa Maria/RS. XVII Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire, 2015. Disponível em:  http://media.wix.com/ugd/90b1fc_f26041ed30414bb0bcbe3b2b23b4211c.pdf