Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Casa do Estudante

A Casa do Estudante de Palmeira das Missões (CEU V) fica localizada dentro do campus. São 36 apartamentos com 2 vagas de moradia cada, num total de 72 vagas. Os apartamentos possuem dormitório conjugado com cozinha, além de banheiro interno e área de serviço. Dois dos apartamentos são adaptados para estudantes com deficiência ou dificuldade de locomoção.  

A CEU V destina-se àqueles estudantes de graduação de baixa renda (per capita de até 1,5 salários mínimos) que o grupo familiar resida em município distante a mais de 20 km da sede do Curso/Campus. Para poder morar na CEU V o estudante tem de estar com o BSE deferido/aprovado e ativo.

Para concorrer às vagas o estudante deve participar do Edital de Moradia, que é publicado a cada semestre no site da PRAE. Nesse Edital, constarão as datas de inscrição, documentação solicitada, número de vagas, etc. 

Uma vez chamado à CEU V o estudante garante sua vaga até o final da graduação (observados os critérios de permanência no programa BSE e Moradia Estudantil). Caso não haja vagas suficientes na Casa do Estudante, a UFSM tem disponibilizado uma bolsa dentro do Programa de Auxílio à Moradia.

Edital de Moradia

Nos prazos do Edital o estudante deverá se inscrever, agendar entrevista e entregar a documentação solicitada (no Edital ou na Entrevista).

Após as inscrições, a equipe do NAE vai realizar o ranqueamento de renda per capita do grupo familiar do aluno. Para as vagas da CEU V são chamados os estudantes da menor para a maior renda per capita.

O Campus de Palmeira das Missões não dispõe de alojamento (moradia provisória) para os estudantes ingressantes; ao invés de alojamento, é disponibilizada a “PAM Provisória”.

A modalidade provisória da PAM, destina-se aos estudantes calouros em seu semestre de ingresso, para custeio dos gastos de aluguel até que o estudante tenha seu BSE aprovado/deferido e possa se inscrever no Edital de Moradia.

Importante ressaltar que o aluno deve evitar contratos longos de aluguel (+ de 6 meses), uma vez que pode ser chamado a qualquer momento durante a vigência do Edital.

Programa de Auxílio à Moradia

Como existem mais estudantes do que vagas na CEU V, a UFSM conta com o Programa de Auxílio à Moradia (conhecido como “Bolsa PAM”) em duas modalidades: 

  •  Provisório: para estudantes calouros (até parecer de concessão do BSE)
  •  Definitivo: para estudantes suplentes às vagas de edital da CEU V

A PAM é um valor que é depositado todo mês para auxiliar o estudante nos gastos de moradia. Conforme a Resolução 027/2018, (Art. 3º, Inciso I) o valor da bolsa é de até 1,5 bolsa BAE/PRAE (hoje, esse valor corresponde a R$375,00).

A cada início de semestre é publicado um Edital de Moradia para preenchimento das vagas disponíveis na CEU V e/ou cadastro reserva/confirmação de suplência e inclusão na PAM.

Para solicitação do auxílio moradia Provisório:

  • O estudante deve estar com o seu BSE em situação “solicitado” e/ou “deferido”. 
  • Comparecer ao Núcleo de Apoio pedagógico (sala 218) e/ou enviar e-mail para servicosocialpm@ufsm.br solicitando a inclusão no auxílio;
  • Assinar termo de compromisso de uso do auxílio exclusivamente para gastos de moradia;

Importante destacar que o auxílio à moradia é pago, sempre, no início do mês subsequente à solicitação do auxílio. Para tal, considera-se como data limite para inclusão no auxílio o dia 10 de cada mês. 

Exemplo 1: solicitações até 10/04, pagamento a partir de 01/05 (referente ao mês de abril);

Exemplo 2: solicitações após 11/04, pagamento a partir de 01/06 (referente ao mês de maio);

Para concessão do auxílio moradia em caráter “definitivo”:

O estudante deve participar de ao menos 1 Edital de Moradia da CEU V e ficar na suplência de vagas.

Caso o estudante seja chamado à CEU e opte por não assumir a vaga na moradia estudantil ele perde o direito ao auxílio moradia em caráter permanente e irrevogável.

Prestação de Contas

Como todo auxílio da PRAE, é necessário que o estudante  guarde os comprovantes de gastos com moradia (aluguel, água, energia elétrica e condomínio) e apresente sempre que solicitado, observando o mês de referência a que corresponde o auxílio recebido (conferir exemplos acima).

Atendimento:

Horários: 08h – 12h e 13h  – 18h

Sala: 218 do prédio 01

Contatos: 

(55) 3742 8819

(55) 991575160

nappm@ufsm.br 

psicologiacampuspm@gmail.com  

servicosocialpm@ufsm.br 

Dica:

Enquanto espera pelos resultados deste processo ou para os demais estudantes que procuram um lugar para morar, basta entrar em contato com as imobiliárias do município para checar os imóveis disponíveis.