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Dúvidas Frequentes

Como ingressar na Casa do Estudante Universitário (CEU V)?

Na página da Casa do Estudante você encontra todas as informações sobre os auxílios à Moradia ofertados no campus de Palmeira das Missões. Para mais informações, entre em contato com o Núcleo de Assistência Estudantil pelo e-mail nappm@ufsm.br ou servicosocialpm@ufsm.br .

Como posso obter um ATESTADO de FREQUÊNCIA?

Dirija-se à Secretaria dos Cursos PARA SOLICITÁ-LO (sala 106) retire um canhoto
para que um professor ateste sua presença, após leve o canhoto até a Secretaria para
confecção e retirada do atestado de frequência.

Eu realizei uma MONITORIA NÃO-SUBSIDIADA. Como posso obter o
Certificado?

Solicite o FORMULÁRIO “Relatório de atividades de monitoria não-subsidiada” no
Xerox, preencha-o e solicite o parecer do responsável pela monitoria, em seguida
encaminhe relatório para a Secretaria dos Cursos (Sala 106). O requerimento será
anexado ao Plano de Monitoria Não-Subsidiada, que foi entregue no início da
monitoria. Será emitido o Certificado e colhida a assinatura do Coordenador do Curso.
Após a Secretaria efetuará o registro de seu certificado que estará disponível para
retirada.

Fiz disciplinas em outros cursos (extracurriculares) dentro ou fora da Instituição e
quero DISPENSÁ-LA.

O sistema virtual de dispensa de disciplina de graduação está disponível no Portal do
aluno, na aba “ALTERAÇÃO CURRICULAR”, e pode ser usado por acadêmicos
interessados em solicitar a dispensa de disciplinas cursadas em cursos de mesmo nível
ou de nível superior, internos ou externos à UFSM.
Os manuais para pedidos de dispensa online estão disponíveis em:
https://www.ufsm.br/orgaos-executivos/derca/servicos/dispensa-on-line-de-disciplinas-
de-graduacao/
Após tramitar a solicitação de aproveitamento, o mesmo será avaliado pelo
professor titular da disciplina ou pelo Coordenador do Curso, de acordo com os critérios
estabelecidos na Resolução 025/2017 e posteriormente, se aprovado, a disciplina será
incluída em seu histórico escolar de graduação automaticamente.

A disciplina regular que cursei em outros cursos (extracurriculares) dentro ou fora
da Instituição pode ser aproveitada como DCG?

É preciso encaminhar o pedido, utilizando o formulário de Solicitação de
Dispensa de Disciplina, com a assinatura do Coordenador(a) do Curso, acompanhado do
histórico e ementa da disciplina. A solicitação será encaminhada ao colegiado do curso.
Seu pedido será avaliado e caso seja deferido, as horas serão computadas em seu
histórico.

Onde posso obter meu HISTÓRICO ESCOLAR?

Você pode obter seu histórico escolar, comprovante de matrícula e outros
documentos institucionais diretamente no Portal do Aluno, na barra “Relatórios”. Todos
os documentos emitidos pelo Portal possuem autenticação digital. Ou pode obtê-los na
Secretaria dos Cursos (sala 106) quando houver necessidade que sejam assinados.

Onde consigo os PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS?

Os Programas das Disciplinas (Conteúdo programático e bibliografia) podem ser
obtidos de duas maneiras.
Primeira: no PORTAL DO EMENTÁRIO em:
https://portal.ufsm.br/ementario/cursos.html. Caso haja necessidade que elas sejam
assinadas, imprima-as e leve-as à Secretaria dos Cursos (sala 106), onde elas serão
conferidas e posteriormente assinadas.

Perdi uma Avaliação. Posso fazer em outra data?

Se por um motivo devidamente justificado (doença que impossibilite o aluno de realizar
a avaliação, devidamente comprovada por atestado médico, com CID) você pode
requerer, em um prazo de 48 horas úteis, a contar da data da realização da atividade, a
recuperação da avaliação. Dirija-se ao Xerox, retire o requerimento para
REALIZAÇÃO DE PROVA ATRASADA, preencha-o, anexe uma cópia do atestado,
vá até a Secretaria dos Cursos (sala 106) e entregue a solicitação. Caso seu pedido seja
aprovado pelo Chefe do Departamento onde a disciplina está vinculada, será agendada
uma nova data para realização da avaliação.

Como proceder o TRANCAMENTO total ou parcial de disciplinas?

Respeitando o Capítulo VIII das Normas Gerais de Matrícula da UFSM, você poderá
fazer o trancamento total diretamente no PORTAL DO ALUNO, renovando-o ou
realizando uma nova solicitação de matrícula semestralmente.
O trancamento parcial de disciplinas nos períodos de Matrícula ou Ajuste de
Matrículas indicadas no Calendário acadêmico, ou de acordo com o calendário na
Secretaria dos cursos (sala 106) mediante requerimento de Trancamento de matrícula,
retirado no Xerox.

Como proceder a matrícula pela Resolução 032/2015 (antiga 05/95)? Quem
tem direito a matrícula nesta modalidade?

Conforme a Resolução 032/2015, tem direito a um regime especial de avaliação
para recuperação de estudos, o aluno que tenha reprovado em disciplina cursada uma
única vez e que esteja requerendo sua matrícula no semestre imediatamente subsequente
à reprovação por nota e não por frequência. O ALUNO DEVERÁ OBSERVAR O
ELENCO DAS DISCIPLINAS QUE PODERÃO INTEGRAR O REGIME ESPECIAL
DE AVALIAÇÃO QUE SERÁ INDICADO PELO COLEGIADO DO CURSO.
A solicitação de matrícula nestas disciplinas será realizada conforme calendário
acadêmico, no momento da solicitação de matrícula via Web ou no período de ajuste de
matrícula na Secretaria dos Cursos, neste último, munido do requerimento de ajuste de
matrícula devidamente preenchido que está disponível no Xerox.