Ir para o conteúdo PPGTER Ir para o menu PPGTER Ir para a busca no site PPGTER Ir para o rodapé PPGTER
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Produtos das Dissertações

Um Programa de Mestrado Profissional busca qualificar seus discentes para potencializar sua atuação no contexto profissional, ou seja, tem como missão formar mestres que possam utilizar as pesquisas e trabalhos desenvolvidos no âmbito do curso de forma a agregar valor e conhecimento em suas práticas profissionais.  Dentro das principais características de um mestrado profissional, encontra-se o desenvolvimento de um produto, sendo que, no caso do PPGTER, este  refere-se a um produto de natureza educacional, envolvendo desenvolvimento ou gestão educacional, mediada por tecnologias. 

O produto, que deve ser resultante da pesquisa de mestrado e, consequentemente, da dissertação, é o resultado palpável e tangível de uma atividade que foi desenvolvida dentro do contexto da pesquisa realizada. Deve ser apresentado em separado à dissertação defendida, entendido integralmente, sem a necessidade de se recorrer à dissertação para a sua compreensão, utilização ou manipulação. Ou seja, deve possuir uma “identidade própria” e ser disponibilizado pelo programa, para que possa ser compartilhado com a comunidade/sociedade, de forma a publicizar e disseminar os conhecimentos gerados no âmbito do programa.

Os produtos do PPGTER encontram-se aqui disponíveis, de forma a atender esse requisito, sendo que entre os exemplos de produtos educacionais desenvolvidos podem ser citados: propostas de ensino (planos de aula, unidades instrucionais ou de estudo), formalização de processos para desenvolvimento ou gestão envolvendo tecnologias educacionais, modelos conceituais, desenvolvimento de softwares ou aplicativos educacionais, produção de mídias educacionais (vídeos, áudios, etc.), materiais didáticos (impresso, digital, audiolivro), formalização de diretrizes, normas ou técnicas para gestão educacional, jogos educacionais, artefatos que envolvam o desenvolvimento, análise e gestão de ambientes de ensino e aprendizagem, produção de Recursos Educacionais Abertos (REA), projeto e desenvolvimento de oficinas ou cursos (formalização, gestão e produção de conteúdos educacionais).

 

Para conhecer mais sobre os tipos de produtos, no âmbito dos mestrados profissionais, segundo classificação da CAPES, consulte o relatório técnico Artefatos Técnicos e Tecnológicos: Identificação e Cadastro“.

Material Didático – Uma Unidade Instrucional Baseada em Jogos para o Ensino de Língua Inglesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Autores: Larissa Francine de Oliveira e Giani Petri (Orientador). Janeiro de 2024. [Arquivo]

WebSite – Professores Conectados no Campo. Autores: Camila Martins e Jerônimo Siqueira Tybusch (Orientador). Dezembro de 2023. [Link de acesso ao site} [Arquivos do site]

 

Guia – Diretrizes para elaboração de avaliações escolares gamificadas. Autores: Janaína Schlickmann Klettemberg e Felipe Becker Nunes (Orientador). Dezembro de 2023. [Arquivo]

 

 

Cartilha – Botânica na Prática: Realidade Aumentada com espécies representativas do bioma Pampa. Autores: Lucas Gonçalves da Cunha e Felipe Becker Nunes (Orientador). Dezembro de 2023. [Arquivo} [Arquivos do Aplicativo de Leitura de RA]

 

 

Aplicativo – Conselho Tutelar Digital (CTDigital). Autores: Leonardo Figueiredo Maia e Fernando de Jesus Moreira Júnior (Orientador). Novembro de 2023. [Aplicativo] [Manual do Usuário]

 

Curso – Tecnologias digitais: otimizar para fazer mais. Autores: Eder Fernando Borba e Karla Marques da Rocha (Orientadora). Novembro de 2023. [Link de acesso ao site]

 

Planos de Aula – Sequência didática para o ensino de lógica de programação utilizando o Jupyter Notebook. Autores: Mayara Leal Reis Fernandes e Andre Zanki Cordenonsi (Orientador). Novembro de 2023. [Arquivo]

 

Unidade de Estudos – Aprendendo Algoritmos e LP por meio do App Inventor. Autores: Jonathan Donato Pippi e Giliane Bernardi (Orientadora). Novembro de 2023. [Arquivo] [Link de acesso ao site de apoio]

 

Curso – Material Digital do Curso On-line English for Teens. Autores: Natália Lopes Robaina e Susana Cristina dos Reis (Orientadora). Outubro de 2023. [Link de acesso ao site] [Arquivo de curso no Moodle] [Link de acesso ao curso]

 

Curso – Material Digital do Curso English Online 3D – Level 2. Autores: Ricardo Rudolfo Bock e Susana Cristina dos Reis (Orientadora). Outubro de 2023. [Link de acesso ao curso] [Arquivo de curso no Moodle]

 

Planos de Aula – Sequências Didáticas para o ensino de Língua Portuguesa mediado por Tecnologias Educacionais em Rede. Autores: Simone Rossi e Andréa Ad Reginatto (Orientadora). Setembro de 2023. [Arquivo]

 

Jogo – Meu Game de Educação Financeira – Meu $onho. Autores: Deilon Ricsom Schmidt e Marcus Vinícius Liessem Fontana (Orientador). Setembro de 2023. [Arquivos]

 

Tutorial – Tutorial para criar sites com o Google Sites. Autores: Geferson Durigon Dallanora e Antonio Guilherme Schmitz Filho (Orientador). Agosto de 2023. [Arquivo]

 

Diretrizes – Diretrizes para aplicações de Realidade Aumentada Móvel (RAM) na Educação. Autores: Alexandre Becker Nunes e Vinícius Maran (Orientador). Abril de 2023. [Arquivo]

 

Planos de Aula – Sequências Didáticas para o componente de Linguagem e Comunicação para aplicação em Cursos Técnicos em Administração e Contabilidade. Autores: Murillo Jaime Leão e Andréa Ad Reginatto (Orientadora). Abril de 2023. [Arquivo]

 

WebSite – Suricato: Educação Colaborativa: Rede Colaborativa para Apoio à Educação Básica. Autoras: Jaqueline Sabrini Carvalho Cunha, Karla Marques da Rocha (Orientadora) e Giliane Bernardi (Coorientadora). Abril de 2023. [Link de acesso ao site

 

Cartilha – Cartilha Alfabetização, Letramento e Tecnologias Digitais. Autoras: Damaris Ramson Fuhrmann Seling e Vanessa Ribas Fialho (Orientadora). Março de 2023. [Arquivo]

 

WebSite – Crisálida: um website como proposta colaborativa de formação. Autores: Georgia Stella Ramos do Amaral e Marcus Vinícius Liessem Fontana (Orientador). Março de 2023. [Link de acesso ao site] [Arquivos do site]

 

Curso – MOOC REA em Jogo. Autoras: Vanessa Streb e Andréa Ad Reginatto (Orientadora). Março de 2023. [Link de acesso ao MOOC] [Arquivos do curso]

 

Guia – Audiodescrição Didática no Ensino de Espanhol para Pessoas com Deficiência Visual – Tutorial Bilíngue (Português e Espanhol). Autores: Adriane Marisa de Oliveira Stelter e Marcus Vinícius Liessem Fontana (Orientador). Março de 2023. [Arquivo]

 

Relatório – Diagnóstico de Acessibilidade no Aplicativo Digital Grapho Game para Estudantes com Deficiência Intelectual (Material Didático). Autoras: Margarete de Fatima dos Santos Dias e  Ana Cláudia Oliveira Pavão (Orientadora). Março de 2023. [Arquivo]

 

Cartilha – Cartilha Ensinando e Aprendendo com Tecnologia. Autoras: Thágila da Silveira Ribeiro e Vanessa Ribas Fialho (Orientadora). Março de 2023. [Arquivo]

 

Jogo – Fazenda Sustentável: Jogo Sério como Ferramenta para o Auxílio da Educação Ambiental nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Autores: Edson Francisco Borim Kirchhof e  Vinícius Maran (Orientador). Fevereiro de 2023. [Arquivos do jogo]

 

Curso – MOOC  Design de Materiais Didáticos Digitais. Autores: Juliana Facco Segalla, Andre Zanki Cordenonsi (Orientador) e Susana Cristina dos Reis (Coorientadora). Janeiro de 2023. [Link de acesso ao MOOC] [Arquivos do curso]

 

Relatório Técnico – Estatísticas de utilização das ferramentas (atividades e recursos) do Moodle da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Cursos Presenciais por Centro/Campi. Autores: Jorge Luiz dos Santos  e Fernando de Jesus Moreira Junior (Orientador). Janeiro de 2023. [Arquivo]

Metodologias Ativas para a Personalização da Aprendizagem: Práticas pedagógicas (inov)ativas offline e online (Material Didático). Autores: Mariana Dalcin Ferreira e Karla Marques da Rocha (Orientadora). Dezembro de 2022. [Arquivo]

 

Sequência Didática – Oficinas de Artes + Recursos Google Workspace. Autores: Rejana Cera Cadore e Karla Marques da Rocha (Orientadora). Dezembro de 2022. [Arquivo]

 

Oficina de jogos digitais para aprendizagem de Espanhol. Autores: Juliana da Silveira Machado e Marcus Vinícius Liessem Fontana (Orientador). Dezembro de 2022. [Arquivo]

 

Sistema Web para Predição de Alunos do Ensino Fundamental Propensos a Reprovação. Autores: Alexandre Abreu de Paula e Solange de Lurdes Pertile (Orientadora). Novembro de 2022. [Arquivo]

 

Sequência Didática “Conhecendo o Sistema Solar”. Autores: Mariana Coradini de Souza, Fernando de Jesus Moreira Junior (Orientador) e Elenize Rangel Nicoletti. Novembro de 2022. [Arquivo]

 

Solução IFFarHeart para a prática pedagógica escolar para a disciplina de Educação Física (Gateway, cinta-01, cinta-02, cinta-03 e página web). Autores: Denis Pohlmann Gonçalves e Roseclea Duarte Medina Medina (Orientadora). Novembro de 2022. [Arquivo]

 

Estatísticas de utilização das ferramentas (atividades e recursos) do Moodle da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Cursos Presenciais por Centro/Campi – Relatório Técnico. Autores: Jorge Luiz dos Santos  e Fernando de Jesus Moreira Junior (Orientador). Novembro de 2022. [Arquivo]

 

Minissérie de videoaulas (DIY) Do it yourself para auxílio à produção de videoaulas para professores de Língua Inglesa como língua adicional. Autores: Layla Ribas Schiefelbein e Susana Cristina dos Reis (Orientadora). Outubro de 2022. [Arquivos Vídeos][Link Youtube Vídeos]

 

Podcast Tecnologias Educacionais em Rede: Práticas possíveis em sala de aula. Autores: Aline Silveira Machado Pegoraro e Ana Cláudia Oliveira Pavão (Orientadora). Outubro de 2022. [Acesso ao PodCast pelo Spotify][Acesso ao Padlet do Podcast]

 

Da Sala de Aula à Internet – Um Portfólio de Ferramentas Digitais para o Ensino de Línguas Estrangeiras. Autores: Daiana Pereira Torres Righi e Vanessa Ribas Fialho (Orientadora). Outubro de 2022. [Arquivo]

 

Th3_0ff1c3: Jogo de tabuleiro educacional para o Ensino de Segurança da Informação para o Ensino Superior. Autores: Francis Mallmann Schappo e Roseclea Duarte Medina Medina (Orientadora). Setembro de 2022. [Arquivo]

 

LMOOC: estratégias de leitura em Língua Espanhola. Autores: Cristiane Maria Alves do Amaral Feltrin e Marcus Vinícius Liessem Fontana (Orientador). Agosto de 2022. [Arquivo]

 

Diretrizes tecnológicas e pedagógicas para formação de professores alinhada à educação 4.0 e Unidade de Estudo (Plano de Aulas) para Formação. Autores: Izabel Cristina Vieira Martins, Tais Fin Alberti (Orientadora) e Giliane Bernardi (Coorientadora). Agosto de 2022. [Arquivo Diretrizes][Arquivo Unidade de Estudo para Formação]

 

Estação Agroclimatológica para o Ensino de disciplinas do eixo Recursos Naturais para o ensino Técnico/Superior – Software e Planos de Aula. Autores: Everton Lima Horst e Andre Zanki Cordenonsi (Orientador). Agosto de 2022. [Arquivos]

 

O Ensino de Futsal via Moodle: Planos de aulas, vídeos e roteiro para docentes. Autores: Bernardo Carbone dos Santos e Antonio Guilherme Schmitz Filho (Orientador). Maio de 2022. [Arquivo][Videos]

 

A Webquest como metodologia de ensino e aprendizagem de Língua Espanhola – ebook de orientações para criação. Autores: Bruno Ramires Zilli e Marcus Vinícius Liessem Fontana (Orientador). Março de 2022. [Arquivo]

 

O comportamento informacional dos docentes da pós-graduação da UFSM – Relatório Técnico Conclusivo. Autores:  Maria Elizete Barbosa Machado e Fernando de Jesus Moreira Junior (Orientador). Fevereiro de 2022. [Arquivo]

 

Manual Orientador para criação de Rede Colaborativa Virtual de Aprendizagem. Autores: Daniela Cherobini Cargnelutti e Ana Cláudia Oliveira Pavão (Orientadora). Janeiro de 2022. [Link para acesso ao site que contém o manual]

Faz Game: o jogo digital como ferramenta incentivadora da leitura e da escrita na sala de aula. Autores: Andriele Bairros Gonçalves e Marcus Vinícius Liessem Fontana (Orientador). Novembro de 2021. [Link para o jogo][Arquivo do Manual]

 

Español en SPOC: Small Private Online Course – Praticando Espanhol para o Enem.  Autores: Naura Letícia Nascimento Coelho e Marcus Vinícius Liessem Fontana (Orientador). Junho de 2021. [Link para o curso] [Arquivo de descrição]

 

Pensamento Computacional Integrado à Matemática – 6° Ano – Cadernos de Atividades e de Resoluções. Autores: Jean Alex Custódio Machado e André Zanki Cordenonsi (Orientador). Maio de 2021. [Arquivos]

 

Modelo Alt Story – Modelo de Unidade de Estudo para Produção Textual Colaborativa por meio de Ficção Interativa Digital Autoras: Juliane Quevedo Simonetto e Giliane Bernardi (Orientadora). Março de 2021. [Arquivo][Site do modelo]

 

Modelo CAITA – Um guia para a elaboração de projetos interdisciplinares de desenvolvimento de jogos de RPG para estudantes e professores-mediadores. Autoras: Rebeca Sasso Laureano e Giliane Bernardi (Orientadora). Março de 2021. [Arquivo][Site do modelo]

 

SchoolGamify: Aplicativo Mobile para Implementar a Gamificação e a Sala de Aula Invertida no Contexto Escolar. Autores: Juliano Rossato da Silva e Susana Cristina dos Reis (Orientadora). Março de 2021. [Arquivo]

 

Oficina Recursos Educacionais Abertos para Sala de Aula. Autoras: Fábia Lima Algarve, Andrea Ad Reginatto (Orientadora) e Taís Fim Alberti (Coorientadora). Fevereiro de 2021. [Arquivo].

 

Dashbords com os Indicadores do INEP. Autores: Luciano Brondani Ilha e Fernando de Jesus Moreira Junior (Orientador). Fevereiro de 2021. [Arquivo] [Arquivo]

 
Toontastic Digital Storytelling: Tutorial – Material Educacional Digital. Autoras: Ana Paula Rodrigues Machado e Ana Cláudia Oliveira Pavão (Orientadora). Janeiro de 2021. [Arquivo]

 

Diagnóstico dos Padrões de Competência em TIC dos Professores do IFFAR-Campus Júlio de Castilhos. Autoras: Diane Santos de Almeida e Ana Claudia Oliveira Pavão (Orientadora). Janeiro de 2021. [Arquivo].

 

Entendendo a Esclerose Múltipla: audiovisual informativo-educacional sobre a esclerose múltipla. Autores: Raphael Waechter Simon e Ana Claudia Oliveira Pavão (Orientadora). Janeiro de 2021. [Arquivo].

 

Roteirização de processos didático-pedagógicos no ensino de futsal. Autores: Braulio da Silva Machado e Antonio Guilherme Schmitz Filho (Orientador). Janeiro de 2021. [Arquivo]

Repositório Digital para a Disciplina de ESE III. Autores: Wiliam da Silva Rambo e Karla Marques da Rocha (Orientadora). Novembro de 2020. [Arquivo][Acesso ao site]

 

Futsal Player – Game. Autores: Marcos Roberto Cairrão e Antonio Guilherme Schmitz Filho (Orientador). Novembro de 2020. [Arquivo]

 

Pensamento Computacional por Meio de Atividades Desplugadas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental – Jogo de Tabuleiro e Planos de Aula. Autores: Ana Cristina Martineli, Andre Zanki Cordenonsi (Orientador) e Giliane Bernardi (Coorientadora). Outubro de 2020. [Jogo_Arquivo][Planos_Aula_Arquivo]

 

Orientações para familiares de RNs internados na UTIN do Hospital Universitário de Santa Maria – Vídeo Educativo. Autoras: Aline Baldissera Leal, Taís Fim Alberti (Orientadora)e Andrea Ad Reginatto (Coorientadora). Setembro de 2020. [Arquivo]

 

Material Didático de Biologia Celular. Autoras: Giana Somavilla,  Karla Marques da Rocha (Orientadora) e Mara Denize Mazzardo (Coorientadora). Agosto de 2020. [Arquivo]

 

Materiais Didáticos Digitais para o Ensino de Inglês. Autoras: Elvandir Guedes Guimarães e Cláudia Smaniotto Barin (Orientadora). Agosto de 2020. [Arquivo] [Acesso ao Site]

 

Desenvolvimento de um aplicativo para celular que permite o compartilhamento de unidades educacionais entre professores. Autores: Sergio Reni Tiecher  e Ana Cláudia Oliveira Pavão (Orientadora). Agosto de 2020. [Arquivo]

 

Conhecendo o WhatsApp e o Facebook para Aplicativos Móveis – Inclusão Digissocial de Mulheres do Campo a partir de Mídias Sociais. Autores: Patricia de Fátima Vieira e Liziany Muller Medeiros (Orientadora). Junho de 2020. [Arquivo]

 

Influência das Tecnologias Digitais no Cotidiano do Assentamento Nova Conquista de Chiapeta – RS – Relatório Técnico Conclusivo. Autores: Marcelo Gschneitner Wisbistcki e Liziany Muller Medeiros (Orientadora). Junho de 2020. [Arquivo]

 

Utilização da Mineração de dados para identificar a evasão nos cursos EAD do Instituto Federal Farroupilha – Relatório Técnico da Metodologia. Autores: Thiago Siqueira Sonnenstrahl e Solange de Lurdes Pertile (Orientadora). Março de 2020. [Arquivo]

 

Oficinas de Arduíno: Manual para Professores de Lógica de Programação. Autores: Anderson José Lauer e Andre Zanki Cordenonsi (Orientador). Fevereiro de 2020. [Arquivo]

 

Mapeamento e utilização dos laboratórios de informática educacionais nas escolas do campo da 8ª CRE. Autores: Cintia Moralles Camillo e Liziany Müller Medeiros (Orientadora). Janeiro de 2019. [Arquivo]


Potencialidades do uso do moodle na gestão educacional de bolsas capes do sistema Universidade Aberta do Brasil no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria. Autores: João Juliano Monteblanco Castro e Jerônimo Siqueira Tybusch (Orientador). Fevereiro de 2019. [Arquivo]


Implementação de sistema de autoatendimento acadêmico por meio de terminais de acesso como ferramenta de gestão educacional e administrativa na Universidade Federal de Santa Maria. Autores: Marcos Vinicius Dutra Alencastro e Jerônimo Siqueira Tybusch (Orientador). Fevereiro de 2019. [Arquivo]


O uso do avea moodle na capacitação da gestão das secretarias administrativas das unidades de ensino da UFSM. Autores: Alexandre de Souza Javorsky e Jerônimo Siqueira Tybusch (Orientador). Fevereiro de 2019. [Arquivo]


Role playing game (RPG) no ensino fundamental: uma aventura em busca do desenvolvimento psíquico e intelectual. Autores: Karine Josieli Köning Meyer e Taís Fim Alberti (Orientadora). Fevereiro de 2019. [Arquivo]


Recursos Educacionais Abertos: Estudo de Caso da Editora Aberta EduMIX –PE/UFSM. Autores: Raquel Scremin e Rosane Rosa (Orientadora). Fevereiro de 2019. [Arquivo]


Um Framework para o Desenvolvimento de Jogos Sérios Ubíquos. Autores: Garibaldi da Silveira Júnior e Roseclea Duarte Medina (Orientadora). Março de 2019. [Arquivo]


Moodle como ferramenta de Gestão e Comunicação entre as Coordenações de Cursos de Graduação do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM. Autores: Alice Lameira Farias e Jerônimo Siqueira Tybusch (Orientador). Julho de 2019. [Arquivo]


Políticas para o Repositório Institucional do Instituto  Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Panambi. Autores: Débora Cristina Daenecke Albuquerque Moura e André Zanki Cordenonsi (Orientador).  Agosto de 2019. [Arquivo]


Customização do AVA moodle para o Ensino de Línguas a Distância. Autores: João Roberto Ricalde Gervásio e Susana Cristina dos Reis (Orientadora). Agosto de 2019. [Arquivo]


Desafios Linguísticos Multimodais para o ensino de língua portuguesa por meio de dispositivos móveis
e-book do professor. Autoras: Dariane de Castro Bitencourt e Susana Cristina dos Reis (Orientadora). Agosto de 2019. [Arquivo]


A [TRANS] formação dos funcionários da Educação Básica em educadores e cogestores escolares. Autoras: Ana Lúcia dos Santos e Karla Marques da Rocha (Orientadora). Agosto de 2019. [Arquivo]


Proposta de implantação de uma rede de colaboração entre setores da UNIPAMPA para elaboração, compartilhamento e disponibilização de materiais digitais acessíveis para alunos com deficiência visual. Autoras: Cátia Rosana Lemos de Araújo e Taís Fim Alberti (Orientadora). Agosto de 2019. [Arquivo]


Produção  de  Videotutoriais como Apoio à Gestão do Portal de Projetos SIE – WEB da UFSM. Autoras: Lovaina Aparecida Batista Ribeiro Menin, Taís Fim Alberti (Orientadora) e Giliane Bernardi (Coorientadora). Agosto de 2019. [Arquivo]


Democratização do Direito Autoral na Educação. Autores: Gabriele dos Anjos Schmitz e Jerônimo Siqueira Tybusch (Orientador). Agosto de 2019. [Arquivo]


SloT. Autores: Rafael Raffaelli e Roseclea Duarte Medina (Orientadora). Dezembro de 2019. [Arquivo]


Monitoramento da interação e colaboração no ambiente MOODLE: Guia de ferramentas para Learning Analytics. Autores: Leomar Monego Cassol e Frederico Menine Schaf (Orientador). Dezembro de 2019. [Arquivo]

GibiQuim: a química contada em quadrinhos. Autoras: Vanessa Klein e Cláudia Smaniotto Barin (Orientadora). Fevereiro de 2018. [Arquivo]


A Produção Audiovisual no Ensino Fundamental: Uma Aposta na Autoria e Coautoria dos Estudantes. Autoras: Lilian Roberta Ilha Saccol e Ana Cláudia Oliveira Pavão (Orientadora). Março de 2018. [Arquivo]


Escolas Conectadas? Um Novo Modelo de Redes Computacionais. Autores: Guilherme dos Santos Giuliani e Karla Marques da Rocha (Orientadora). Abril de 2018. [Arquivo]


iPermanency: Aplicativo para gestão de evasão na EaD com Mineração de Dados Educacionais. Autores: Jáder Adiél Schmitt, Giliane Bernardi (Orientadora) e Gustavo Zanini Kantorski (Co-orientador). Junho de 2018. [Arquivo


Atualização da Legislação do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal: PPP, Regimento e elaboração de uma normativa que dispões sobre o NTEM. Autores: Maritê Medianeira Moro Neocatto, Luiz Ernani Bonesso de Araujo (Orientador) e Karla Marques da Rocha (Coorientadora). Julho de 2018. [Arquivo]


Organização E Integração Das Tecnologias Digitais Na Prática Educativa Da Educação Infantil: O Produto. Autores: Cristiane Inês Bremm e Ilse Abegg (Orientadora). Julho de 2018. [Arquivo]


Tutoriais Das Atividades Didáticas Do Projeto Aluno Monitor Da Sala De Informática. Autoras: Eunice Pereira Azenha e Karla Marques da Rocha (Orientadora). Julho de 2018. [Arquivo]


Guia Produção de Videoaulas com Softwares Livres. Autoras: Lóren Kellen Carvalho Jorge e Elena Maria Mallmann (Orientadora). Julho de 2018. [Arquivo]


Repositório para Produção Acadêmica – RPA. Autores: Cristiano Sasse dos Santos e Frederico Menine Schaf (Orientador). Agosto de 2018. [Arquivo]


Aprendendo Orientação a Objetos com Greenfoot. Autores: Cleitom José Richter e Giliane Bernardi (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]


Diretrizes para o uso e desenvolvimento de Jogos Digitais. Autores: Anderson José Machado Link e Susana Cristina dos Reis (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]


STOP MOTION NA SALA DE AULA: Utilizando fotografias em movimento como estratégia de construção do conhecimento em uma escola do campo de Santa Rosa-RS. Autoras: Maritê de Oliveira e Liziany Muller Medeiros (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]


Diagnóstico de indicativo de uso do Google Maps como uma ferramenta para a Educação. Autoras: Valquiria Conti e Liziany Muller Medeiros (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]


Desenvolvimento de material didático digital de Língua Inglesa na perspectiva de sala de aula invertida. Autores: Edoardo Pletsch e Susana Cristina dos Reis (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]


Diretrizes para o Uso de Aplicativos de Leitura e Escrita na Educação Especial. Autoras: Karolina Waechter Simon e Ana Cláudia Oliveira Pavão (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]


Diretrizes para Acessibilidade de Estudantes com Dislexia no Ensino Superior. Autoras: Liziane Forner Bastos e Ana Cláudia Oliveira Pavão (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]


Curtir, Compartilhar, Aprender e Ensinar: Possibilidades de Uso do Facebook como Ambiente de Ensino-Aprendizagem no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Autoras: Mariângela Barichello Baratto e Taís Fim Alberti (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]


Desenvolvimento de Material Didático Digital para o Ensino de Língua Portuguesa na Perspectiva de Gêneros e Multiletramentos. Autoras: Marileia da Silva Marchezan e Susana Cristina dos Reis (Orientadora). Agosto de 2018. [Arquivo]


Tecnologias da Informação e Comunicação: Recursos para as Aulas de Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Autoras: Miriam Preissler de Oliveira e Karla Marques da Rocha (Orientadora). Novembro de 2018. [Arquivo]


Gestão de revistas científicas acadêmicas: implantação de um template nas revistas Educação e Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Autores: Clenio Perlin Berni e Elena Maria Mallmann (Orientadora). Novembro de 2018. [Arquivo]

Formação de professores: integrando TIC às práticas de pesquisa (e-book). Autores: Melise Peruchini e Karla Marques da Rocha (Orientadora). Junho de 2017. [Arquivo]

Manual Wikipampa: Guia prático. Autores: Marlucy Farias Medeiros e Elena Maria Mallmann (Orientadora). Julho de 2017. [Arquivo]

Manual de orientações para criação de documentos digitais acessíveis  Microsoft Word 2010 e Manual de orientações para criação de documentos digitais acessíveis no LibreOffice Writer. Autores: Daniele dos Anjos Schmitz e Ana Cláudia Oliveira Pavão (Orientadora). Julho de 2017. [Arquivo 1; Arquivo 2]

Recursos e atividades do moodle em dispositivos móveis para educação aberta: Tutorial docente. Autores: Patrícia Araujo Pujol e Fábio da Purificação de Bastos (Orientador). Agosto de 2017. [Arquivo]

Produção de Material Didático Acessível para surdos no Moodle. Autores: Mara Rúbia Roos Cureau e Josiane Pozzatti Dal Forno (Orientadora). Agosto de 2017. [Arquivo]

MMAR: Sistema web para modelagem molecular tridimensional utilizando realidade aumentada. Autores: Alex Eder da Rocha Mazzuco e Giliane Bernardi (Orientadora). Setembro de 2017. [Arquivo]

Proposta Pedagógica Baseada em Pesquisa: Oficina de Produção de Videoaula com Software Livre de Captura de Tela Kazam. Autores: Lilian Cervo Benetti e Elena Maria Mallmann (Orientadora). Novembro de 2017. [Arquivo]

Ensino e aprendizagem da Língua Inglesa à distância. Autores: Fabiane Mernak Aita e Tais Fim Alberti (Orientadora). Dezembro de 2017. [Arquivo]

E-book de aulas práticas de ciências. Autores: Geovane Rafael Theisen e Ana Cláudia Oliveira Pavão (Orientadora). Dezembro de 2017 [Arquivo]

Nossa Santa Maria: Manual de Melhores Práticas – Implantação e Execução. Autores: Andrewes Pozeczek Koltermann e Elena Maria Mallmann. Outubro de 2016. [Arquivo]

Sala de Aula Invertida: uma abordagem para combinar metodologias ativas e engajar alunos no processo de ensino-aprendizagem. Autores: Elieser Xisto da Silva Schmitz e Susana Crisina dos Reis. Dezembro de 2016. [Arquivo]

Em construção