Ir para o conteúdo Políticas Editoriais Ir para o menu Políticas Editoriais Ir para a busca no site Políticas Editoriais Ir para o rodapé Políticas Editoriais

Política Editorial Unidade de Comunicação Integrada

A Unidade de Comunicação Integrada (Unicom) foi criada em 2018, na mesma resolução que aprovou a Política de Comunicação na Universidade (Resolução N. 005/2018). O órgão de apoio institucional, enquanto núcleo vinculado e subordinado à Coordenadoria de Planejamento Informacional da Pró-Reitoria de Planejamento, tem por objetivo articular e acompanhar a execução do Planejamento Estratégico de Comunicação, de forma articulada ao ecossistema de Comunicação da UFSM e de modo a alinhar à comunicação institucional.
Em relação aos públicos, a Unicom trabalha com um espectro amplo, dos quais se destacam:

Internos:

• Discentes dos ensinos médio, técnico e superior (graduação e pós-graduação presencial e a distância);

• Técnico-administrativos e docentes do quadro de carreira, substitutos, terceirizados e aposentados da instituição;

Externos:

• Futuros estudantes e servidores, interessados em ingressar na instituição;

• Comunidade regional que utiliza ou pretende utilizar serviços ou participar de ações culturais, comunitárias, extensionistas e/ou de pesquisa;

• Ex-estudantes e ex-servidores que mantêm vínculo afetivo com a UFSM;

• Imprensa regional, estadual, nacional e internacional;

• Representantes da sociedade civil organizada e dos movimentos sociais;

• Representantes do poder público regional, estadual e nacional;

• Outras instituições de ensino superior, em especial as que atuam regionalmente e as demais universidades e institutos federais.

São atribuições da Unicom:

• Desenvolver processos integrados de gestão, pesquisa, planejamento, execução e avaliação da Comunicação, com atuação vinculada à Política de Comunicação da UFSM;

• Atendimento, planejamento, execução e articulação de campanhas e projetos de comunicação institucional, com o objetivo de promover a sinergia entre os setores e os públicos;

• Gestão das mídias sociais institucionais a partir da produção de conteúdo, curadoria digital, relacionamento e engajamento dos usuários, monitoramento ativo e reativo, detecção de pré-crises de imagem;

• Assessoria e relacionamento com veículos da imprensa local, regional, nacional e internacional, análise de visibilidade midiática e manutenção do Banco de Fontes Institucional.

A Unidade de Comunicação Integrada é responsável pela comunicação institucional da UFSM e busca alinhar campanhas e discursos entre todos os setores, principalmente no que diz respeito às mídias sociais e à imprensa.

As pautas e as campanhas estão articulados aos sete desafios estabelecidos pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016-2026): Internacionalização; Educação inovadora e transformadora e com excelência acadêmica; Inclusão social; Inovação, geração de conhecimento e transferência de tecnologia; Modernização e desenvolvimento organizacional; Desenvolvimento local, regional e nacional; Gestão ambiental.

As campanhas institucionais são concebidas a partir do planejamento estratégico de comunicação das pró-reitorias e das unidades de ensino, com vistas à garantia e preservação da identidade institucional. Para isso, seguem-se as diretrizes do Guia de Identidade Visual.

Nas mídias sociais, o diálogo, base da comunicação em rede, está presente a partir de interações públicas (comentários) e privadas (mensagens diretas e e-mails) com internautas. Sempre que possível se considera o ponto de vista e as sugestões do interagente.

Contudo, tem-se cuidado com discurso de ódio, ameaças, ofensas e crimes contra a honra (calúnia, injúria e difamação). Neste sentido, a Unicom segue o Guia de Mídias Sociais, bem como orienta que todas as mídias sociais de setores e cursos também o sigam.

O relacionamento com a imprensa externa visa ampliar a visibilidade da instituição e se baseia na universalidade, na transparência e na agilidade do atendimento, conectado às necessidades. O material encaminhado à imprensa parte do conteúdo produzido pelos veículos institucionais, sejam textos, fotos, artes, infográficos, áudios e vídeos. As pautas divulgadas seguem as mesmas diretrizes editoriais adotadas pela Coordenadoria de Comunicação Social.

No trabalho da Unidade de Comunicação Integrada, preza-se pela pluralidade étnica, social, econômica, de gênero, identidade e orientação sexual. O foco se situa na representatividade e na inclusão de todas e todos.

Busca-se garantir visibilidade às ações do tripé ensino, pesquisa e extensão, além das demais atividades institucionais. A pluralidade está presente nos diferentes temas abordados, nas diversas áreas do conhecimento, setores e localidades contemplados nas ações de comunicação propostas pela Unicom.

Objetiva-se, também, ampliar e integrar a acessibilidade em todos os conteúdos produzidos, a fim de garantir o consumo por todos os públicos.

As atividades da Unidade de Comunicação Integrada preveem a participação e complementam a formação de estudantes de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Produção Editorial e Desenho Industrial. Além de bolsistas, os estudantes atuam como estagiários na Unicom e em outros setores da Universidade, sob a orientação de servidores da Unidade de Comunicação Integrada. Assim, articulam campanhas de comunicação ou geram pautas para os veículos de comunicação da Universidade e da imprensa em geral.

A disciplina de Assessoria de Relações Públicas também é realizada na Unicom e recebe semanalmente sugestões de conteúdos e pautas para serem trabalhadas pelos universitários nas Unidades de Ensino. Por fim, a Unicom trabalha de forma articulada com os laboratórios de produção pedagógica em comunicação como Facos Agência, Laboratório de Relações Públicas e Estúdio 21.