Ir para o conteúdo Arquitetura e Urbanismo Ir para o menu Arquitetura e Urbanismo Ir para a busca no site Arquitetura e Urbanismo Ir para o rodapé Arquitetura e Urbanismo
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Tertúlias On-line



por Renata Zampieri

O Curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus da UFSM em Cachoeira do Sul tem promovido, ao longo do último mês, encontros semanais de forma remota, a fim de manter o vínculo e o debate constante entre a comunidade acadêmica em geral, em meio à suspensão das atividades de ensino presenciais devido à Pandemia da COVID-19.

O evento, denominado “Tertúlias On-line”, configura-se como encontros virtuais semanais, realizados sempre às quintas-feiras, a partir das 18 horas. São dois grandes eixos de discussões, os Ciclos Temáticos e o Entenda o Curso.  Os Ciclos Temáticos são falas, debates, mesas redondas, para abordar um determinado tópico relacionado à área de Arquitetura e Urbanismo; e o Entenda o Curso é uma abordagem mais direcionada à compreensão de aspectos do percurso formativo dos alunos no âmbito do nosso curso. As Tertúlias ainda contam com a Agenda Cultural, que tem como atração principal o CineArq, além de momentos culturais ao longo de alguns encontros.

As Tertúlias estão sendo organizadas pelos professores do NDE do Curso de Arquitetura e Urbanismo, com o apoio do DACAU-CS. Os encontros contam com a participação e mediação de professores e alunos do curso, além de convidados externos, e são abertos à comunidade acadêmica em geral, basta acompanhar no Instagram do DACAU-CS a programação e o link para os encontros.

As rodadas de fala e discussão acontecem via Google Meet, e as participações serão validadas com certificados – o que computa horas de ACG -, a partir de preenchimento de formulário disponível a cada evento, para posterior emissão no Portal de Certificados da UFSM. Os certificados dos quatro primeiros encontros já estão disponíveis para consulta aqui.  

Até o momento ocorreram quatro encontros: a Agenda Cultural, com o CineArq, no dia 25 de junho, evento que deu abertura aos Tertúlias On-line; o Entenda o Curso sobre “Estágios obrigatórios e não obrigatórios”, no dia 02 de julho; o Ciclo Temático sobre “Desafios da Habitação em um mundo em transformação”, no dia 09 de julho; e o Entenda o Curso sobre “Atividades Complementares de Graduação (ACG’s)”, na última quinta-feira, dia 16 de julho. Nesta semana, dia 23 de julho, ocorre mais um Ciclo Temático, que abordará “A importância dos Espaços Livres em um mundo em Transformação”.

Para as próximas semanas ainda estão programados mais seis encontros:

30 de julho | Entenda o Curso – Trabalho de Conclusão de Curso

06 de agosto | Ciclos Temáticos – História das cidades: situações de mudanças e projetos resilientes

13 de agosto | Entenda o Curso – Intercâmbios: possibilidades e relato de experiências

20 de agosto | Ciclos Temáticos – Registrando o Patrimônio: Croquis Urbanos em Cachoeira do Sul, RS

27 de agosto | Entenda o Curso – Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão

03 de setembro | Ciclos Temáticos – Desenho e Representação Gráfica na formação e prática profissional

 

Acesse aqui a página do Tertúlias Online

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-221-484

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes