Ir para o conteúdo Arquitetura e Urbanismo Ir para o menu Arquitetura e Urbanismo Ir para a busca no site Arquitetura e Urbanismo Ir para o rodapé Arquitetura e Urbanismo
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PROJETO DE PESQUISA REALIZA A ATUALIZAÇÃO DAS FICHAS DO INVENTÁRIO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CACHOEIRA DO SUL



No último mês de agosto de 2021, o projeto de pesquisa nº049643 – Patrimônio Cultural de Cachoeira do Sul – Cidade Histórica, coordenado pela professora Drª Luiza Segabinazzi Pacheco Delongui e vinculado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo, apresentou ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural (COMPAHC), o resultado do projeto iniciado em 2018. O encontro, realizado via plataforma Google Meet, teve a participação de membros do COMPAHC, bem como de alunas envolvidas na realização do trabalho.

O PROJETO:

Este projeto buscou identificar as edificações Cachoeirenses inventariadas no fim da década de 1980, a fim de realizar a estruturação de uma nova ficha de inventário, bem como atualizar seus dados.  Como resultado, houve a atualização de 83 fichas, que compreendem as edificações inventariadas situadas na área urbana do município.

DIVULGAÇÃO:

Após a reunião que marcou o término do projeto, foram realizadas entregas simbólicas de vias ‘’físico-digitais’’ ao Museu Municipal, Núcleo de Cultura, Arquivo Histórico e COMPAHC.

 

Registro da entrega da versão ‘’físico-digital’’ ao Núcelo Municpal de Cultura e COMPAHC em novembro de 2021 (*Esq. para dir.: aluna Raquel Pahim, aluna Natállia Corrêa, profª Luiza S. Pacheco Delongui, diretora do Núcleo de Cultura Clarisse Almeida, Vanessa Csaszar e diretora do Atelier Livre Municipal Marilete Siuch)

 

A íntregra do material foi publicada como E-book pela Universidade Federal de Santa Maria e pode ser conferida no link: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/22804

Espera-se que este trabalho possa contribuir no que tange à compreensão, reconhecimento e preservação do patrimônio edificado do município de Cachoeira do Sul.

 

AGRADECIMENTOS:

Aos professores envolvidos: Letícia de Castro Gabriel, Juliana Silva Pavan e Mateus Rosada.

Equipe de alunos voluntários:  Ana Carolina Gresele Pollo, Andreza Micaela Oliveira Nunes, Bruno da Silva Mazuim, Ciane Luisa Junges, Marhia Eduarda Bottlender Aued, Martiele Wilhelm, Natállia Noronha Aenlhe Corrêa, Raquel Tatsch de Figueiredo Pahim, Vanessa Virginia Silva e William André Hammerschmitt Kipper.

 

Profª Luiza Segabinazzi Pacheco Delongui

Coordenadora do projeto

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-221-683

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes