Estão abertas até o dia 12 de outubro as inscrições de artigos e resumos expandidos para a 2ª edição do 9º Fórum Público do Movimento Tratado Cidadão. Podem participar estudantes e professores que desenvolvam trabalhos (de maneira especial, ações de extensão) voltados para o setor público ou privado, e que gerem impactos na sociedade.
O Fórum acontece dias 25 e 26 de outubro, na Universidade Federal de Santa Maria, em Santa Maria (RS). O evento será em paralelo com a 33ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM.
O Fórum acolherá trabalhos nos eixos temáticos de Ciências da Saúde, Ciências Sociais, Ciências Humanas e Ciências Tecnológicas.
Serão aceitos trabalhos com até cinco autores. As inscrições para o evento e as submissões de trabalhos são realizadas unicamente pelo site www.tratadocidadao.com.br/index.php/mtc/otratado. Os trabalhos não precisam ser inéditos, entretanto é essencial que demonstrem impactos sociais quando aplicados na prática.
A avaliação será realizada pelo sistema de pares, sendo composto por um representante do Movimento Tratado Cidadão, responsável por analisar os projetos e suas implicações sociais; e um professor da UFSM, responsável por avaliar o caráter científico das submissões. A divulgação dos trabalhos aceitos será feita até o dia 19 de outubro. O valor para participação do evento é de R$ 25,00. As informações bancárias também estão disponíveis junto às normas do evento.
Mais informações podem ser obtidas pelo site do evento, ou na página do Movimento. A programação completa será divulgada em breve.
Contamos com a sua presença para discutir sobre o papel da Universidade na Sociedade!
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.