FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO ESPECIAL
Envolve os processos formativos do (a) professor (a) de Educação Especial no que tange aos fundamentos teóricos, metodológicos e constitutivos de ser professor (a) de Educação Especial.
POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ESPECIAL
Problematiza as decorrências das políticas públicas pertinentes à Educação Especial em sentido macrossistêmico e microssistêmico relacionando-as à formação de professores, práticas pedagógicas e acessibilidade.
ACESSIBILIDADE E EDUCAÇÃO ESPECIAL
Visa discussões relativas as condições de acessibilidade tanto física quanto pedagógica, de informação e de comunicação, e a existência de barreiras para o acesso ao ensino nos diferentes ambientes em que os alunos público-alvo da educação especial circulam.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EDUCAÇÃO ESPECIAL
Abrange discussões relativas às práticas pedagógicas no cenário educacional contemporâneo nacional e latino-americano, destacando a oferta do Atendimento Educacional Especializado na escola regular, mas não abandonando os demais locus de atuação da Educação Especial.
CULTURAS, IDENTIDADES, DIFERENÇAS E EDUCAÇÃO ESPECIAL
Abrange discussões que problematizam a escola como uma das instâncias em que se articulam as relações entre diferença e produção de identidades, a partir de novas formas de pensar o sujeito, a cultura e a sociedade no cenário contemporâneo.