Ir para o conteúdo Educação Especial Ir para o menu Educação Especial Ir para a busca no site Educação Especial Ir para o rodapé Educação Especial
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Eixos

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO ESPECIAL

 Envolve os processos formativos do (a) professor (a) de Educação Especial no que tange aos fundamentos teóricos, metodológicos e constitutivos de ser professor (a) de Educação Especial. 

POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ESPECIAL

Problematiza as decorrências das políticas públicas pertinentes à Educação Especial em sentido macrossistêmico e microssistêmico relacionando-as à formação de professores, práticas pedagógicas e acessibilidade.

ACESSIBILIDADE E EDUCAÇÃO ESPECIAL

Visa discussões relativas as condições de acessibilidade tanto física quanto pedagógica, de informação e de comunicação, e a existência de barreiras para o acesso ao ensino nos diferentes ambientes em que os alunos público-alvo da educação especial circulam.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EDUCAÇÃO ESPECIAL

Abrange discussões relativas às práticas pedagógicas no cenário educacional contemporâneo nacional e latino-americano, destacando a oferta do Atendimento Educacional Especializado na escola regular, mas não abandonando os demais locus de atuação da Educação Especial.

CULTURAS, IDENTIDADES, DIFERENÇAS E EDUCAÇÃO ESPECIAL

Abrange discussões que problematizam a escola como uma das instâncias em que se articulam as relações entre diferença e produção de identidades, a partir de novas formas de pensar o sujeito, a cultura e a sociedade no cenário contemporâneo.