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Projeto Final de Curso

Em anexo encontram-se as regras para matrícula nas disciplinas de Projeto Final de Curso (PFC). Leia atentamente as regras antes de realizar a disciplina.

SOLICITAÇÃO DE MATRICULA NAS DISCIPLINAS DE PFC I e II:

Somente poderão se matricular na disciplina de Projeto Final de Curso I os alunos que tenham concluído ao menos 2500 horas de disciplinas obrigatórias e/ou eletivas com aprovação.

1) Aguardar e-mail com as datas referentes a entrega da documentação necessária por parte da Secretaria Integrada III.

2) Entregar por e-mail a DECLARAÇÃO DE ORIENTAÇÃO (ver documentos abaixo), contendo todas as informações necessárias.

3) O lançamento das disciplinas e a matrícula serão realizados de modo manual pela Secretaria Integrada III com base nas informações.

PROCESSO DE DEFESA E HOMOLOGAÇÃO DE DEFESA DE PFC – ORIENTAÇÕES:

1)  O aluno que irá defender deve informar secretaria do curso por e-mail (engaero@ufsm.br) sobre a defesa com os dados da defesa:

  • Prazo máximo: 1(uma) semana antes da defesa;
  • Título do e-mail: DEFESA DE PFC: NOME DO ALUNO;
  • Título do trabalho;
  • Local da defesa (ou link);
  • Data da defesa;
  • Membros da banca;
  • Dados do aluno.

2) Secretaria integrada realizará a divulgação da defesa (caso solicitado) e encaminhamento ao professor orientador dos documentos padrões de defesa (os mesmos podem ser obtidos também neste site).

2.1) Se a defesa for online deve ser encaminhado o link para a chamada com os dados da defesa. (de preferencia que o docente realize a criação do link com a conta acadêmica para permitir mais tempo de ao vivo).

3) Defesa de PFC: Após a defesa os membros da banca preenchem os documentos (Ata de defesa)

4) Após a defesa, o orientador encaminha os documentos para que a secretaria integrada abra o processo no PEN-SIE para homologação e assinatura digital dos documentos. – Tipo documental 125.322 Ata de defesa de trabalho de conclusão de curso (TCC), inserindo o documento ATA DE AVALIAÇÃO (em anexo).

5) O processo é encaminhado ao orientador para que o mesmo assine e encaminhe aos demais membros realizar a assinatura.

Obs: Caso o membro da banca seja externo à UFSM, o professor Orientador ou aluno deverá informar que é necessário efetuar o registro de assinatura eletrônica no PEN/SIE conforme tutorial disponibilizado em: https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/dag/pen/servicos/cadastro-de-usuarios-externos 

6) Após receber o processo novamente, o professor Orientador deverá inserir os seguintes documentos, produzidos pelo aluno avaliado:
– item: 125.32 – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): contendo a versão final e corrigida do TCC.
– item: 125.32 – Autorização para disponibilização on-line de TCC: contendo o documento Autorização para publicação do Trabalho no Manancial, assinada pelo aluno e digitalizada.

7) Professor orientador encaminha à secretaria o processo – 07.06.03.00.0.0 – SECRETARIA INTEGRADA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CT III (SIN III/CT) – para a adição do comprovantes de defesa.

8) Professor Coordenador do curso assina comprovantes de defesa e finalmente devolve o processo para que a secretaria arquive todos os documentos assinados e realize a inserção dos documentos no manancial.

PARTICIPAÇÃO COMO OUVINTE EM DEFESAS DE TCCS (Para obtenção de ACGs):

As participações como ouvinte nas defesas da disciplina Projeto Final de Curso II são estimuladas e importantes, podendo estas serem aproveitadas como Atividade Complementar de Graduação (ACG).

Para obter o Atestado de Participação como Ouvinte:

1) Faça o download do Atestado de Ouvinte (ver documentos) e preencha corretamente com as informações referentes a defesa que irá participar como ouvinte;

2) Imprima o Atestado devidamente preenchido e o leve no local da defesa presencial ou envie por e-mail para o presidente da banca (orientador) caso seja defesa online;

3) Ao final da apresentação, solicite a assinatura do documento pelo Presidente da Banca (orientador do trabalho);

 

MONOGRAFIA E APRESENTAÇÃO

A monografia de conclusão deve ser editada segundo o manual de dissertações e teses (MDT) da UFSM, podendo ser redigido em português ou inglês.

O relatório final deverá ser entregue à banca com, no mínimo, 15 dias de antecedência.

A monografia não deve ultrapassar 60 páginas (considerar da introdução até o final conclusão, logo não são contadas capas, sumários, referências, anexos, etc). Caso um discente julgue necessário escrever acima do limite de páginas enunciado anteriormente, o mesmo deve obter uma autorização do respectivo orientador. A banca avaliadora deve julgar se aceita a extrapolação de páginas. Em caso de não aceitação, a banca pode exigir a redução do número de páginas na versão final, ou realizar desconto na nota.

O estudante terá 30 minutos para expor uma síntese do trabalho realizado, cabendo a cada membro da Banca Examinadora um tempo máximo de 30 minutos para arguição.

Anexos