Ir para o conteúdo Engenharia Elétrica Ir para o menu Engenharia Elétrica Ir para a busca no site Engenharia Elétrica Ir para o rodapé Engenharia Elétrica
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orientações para alunos curso Engenharia Elétrica UFSM- Campus Santa Maria



ESSA NOTÍCIA FOI ALTERADA TENDO POR BASE O NOVO CALENDÁRIO ACADÊMICO, APROVADO PELO CEPE NO DIA 07 DE ABRIL DE 2021.

Orientações para alunos curso Engenharia Elétrica UFSM- Campus Santa Maria

A orientação da Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica é que os alunos solicitem novamente matrícula em 2021/1 nas disciplinas que ficaram pendentes em 2020/1, para que seja feito o melhor andamento do curso.

Salientamos que, os alunos continuarão com o direito de recuperar as atividades de 2020/1 durante o semestre suplementar, conforme Resolução 024/2020, alterada pela Resolução 042/2021.

 

2021/1 – AULAS REMOTAS, PELO REDE

  • Da mesma forma que 2020/2, o primeiro semestre de 2021 será todo de forma remota, através do REDE.
  • Em 2021/1 também nãohaverá exigência de carga horária mínima nem máxima, sendo assim, pedimos atenção aos alunos para que sejam solicitadas disciplinas de forma que haja bom aproveitamento.
  • Além disso,a Resolução permite que o aluno possa optar em não participar do semestre de forma remota, escolhendo retornar as atividades no retorno das atividades presenciais, ainda sem data definida.
  • Dessa forma, os alunos sem benefício socioeconômico ou sem bolsa de projeto deverão solicitar trancamento total do semestre, exclusivamente através do Portal do Aluno.
  • Os alunos com benefício socioeconômico ou que recebem bolsa de projetos deverão informar à secretaria, através do e-mail eng.eletrica@ufsm.br, que optam em não participar do semestre. Estes alunos serão colocados em SOD (Sem Oferta de Disciplina), essa situação é feita exclusivamente pela Secretaria do Curso.
  • prazo para Trancamento e SOD é dia11/06/2021, conforme calendário acadêmico.

 

MATRÍCULA WEB: O período para solicitação de matrícula pelo  Portal do Aluno estará disponível do dia 16 a 31 de março de 2021. O quadro de horários do primeiro semestre de 2021 já pode ser acessado aqui. No dia 01/04 haverá o processamento, ou seja, você poderá verificar se conseguiu, ou não, matrícula na disciplina solicitada.

QUADRO DE HORÁRIOS

Os horários para o primeiro  semestre de 2021 já estão disponíveis aqui.

AJUSTE WEB: Sublinhamos que o período para o AJUSTE WEB  é de 05 a 13/05, ou seja, é possível fazer os ajustes (solicitar novamente alguma disciplina, trocar de turma). É feito pelo Portal do Aluno também.

PROCESSAMENTO DE MATRÍCULA

O processamento de matrícula é feito automaticamente pelo sistema, conforme calendário acadêmico.

Lembramos que para a prioridade de processamento (acesso a vaga da disciplina) é considerado:

  • alunos com mais de 80% do curso vencido tem prioridade (prováveis formandos),
  • valor da ordem de matrícula (ranking)
  • período ideal do aluno ser o mesmo período ideal da disciplina.

DISCIPLINAS DO PRIMEIRO SEMESTRE

  • As disciplinas do primeiro semestre são prioridades para os calouros.
  • Dessa forma são invisíveis para os demais alunos.

Sendo assim, o aluno que tiver interesse em cursar disciplinas do primeiro semestre deve enviar um e-mail à coordenação no período de ajustes por e-mail (21 a 25/05), o coordenador irá analisar a solicitação. O e-mail deverá conter as seguintes informações:

  • Assunto e-mail: Matrícula disciplina 1º Semestre do curso
  • Nome completo:
  • Matrícula
  • Código e nome da disciplina

OBS: Solicitações realizadas fora do prazo estabelecido serão de pronto desconsideradas.

AJUSTES PRESENCIAIS

Da mesma forma que em 2020/2, devido à pandemia de Covid-19 e a suspensão das atividades presenciais da UFSM, não haverá ajuste presencial.

O ajuste de matrícula, no período de 18 a 21/05, será feito pelo Portal do Aluno, da mesma forma que a solicitação de matrícula dos períodos anteriores.

O processamento será diário.

De 21/05 a 25/05 os ajustes serão feitos por e-mail:

 

IMPORTANTE: Antes de efetuar o pedido verifique se existem vagas disponíveis no link. Havendo vagas na disciplina pretendida, o estudante deve enviar as seguintes informações para o e-mail (coord.eng.eletrica@ufsm.br):

  • Nome completo do aluno
  • Número de matrículas
  • Código da disciplina (a ser excluída ou inserida)
  • Número da turma

ATENÇÃO! E-mail com informações incompletas ou erradas será ignorado.

TRANCAMENTO TOTAL

O período de solicitação de trancamento total é de 16/03 a 11/06 e deve ser feito, exclusivamente, pelo Portal do Aluno.

Destacamos que, de acordo com a Resolução 024/2020, os trancamentos totais de 2020/1, 2020/2 e 2021/1 não serão contabilizados para cômputo de limite de trancamentos.

TRANCAMENTO PARCIAL

As solicitações de trancamento parcial (disciplinas) deverão ser feitas pela Secretaria do Curso até o dia 11/06após o período de ajuste de matrículas.

As solicitações deverão ser feitas através do e-mail (coord.eng.eletrica@ufsm.br). Ao enviar e-mail solicitando o trancamento parcial é necessário enviar os seguintes dados:

  • Nome completo:
  • Matrícula:
  • Código e nome da disciplina a ser trancada:

Enfatizamos que, caso o aluno solicite Trancamento Parcial em uma disciplina, perderá o direito de cursá-la, posteriormente, por Resolução 032/2015, caso reprove por nota em um outro semestre.

Lembramos que, de acordo com a Resolução 024/2020, trancamentos parciais de 2020/1, 2020/2 e 2021/1 também não serão contabilizados para cômputo de limite de trancamentos parciais.

MATRÍCULAS EXTRACURRICULARES:

Conforme previsto no calendário acadêmico o período destinado as matrículas extracurriculares é de 26/05 a 02/06 e deverá ser realizado pelo  Portal do Aluno. Caso você queira verificar quais cursos oferecem a disciplina que pretende efetuar fora do curso de Engenharia Elétrica, acesse aqui, digite o nome ou código da disciplina, a pesquisa irá retornar a relação dos cursos que oferecem a disciplina pretendida.

Da mesma forma que em 2020/2, tendo em vista que o semestre será pelo REDE, será possível solicitar matrícula em disciplinas fora do Campus de Santa Maria. Para tanto, é necessário verificar se a disciplina pretendida não carece de pré-requisitos. Para maiores esclarecimentos de como ocorrerá o ajuste extracurricular, entre em contato com o curso pretendido, pois o curso de Engenharia Elétrica não tem informações de como os demais cursos irão proceder quanto a esse ajuste.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-426-823

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes