Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Grupos e Laboratórios de Pesquisa

Grupos de pesquisa

O UFSM possui grupos e laboratórios de pesquisa em diversas áreas da Engenharia Elétrica. Os alunos do curso de Engenharia Elétrica podem participar desses grupos realizando atividades de iniciação científica, estágio não-curricular e trabalho de final de curso.

 

Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP)

O CEESP é um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM. Atua na orientação de alunos de mestrado e doutorado e no desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de smart grid, geração distribuída e sistemas elétricos de potência.

Mais informações: http://ceesp.ufsm.br

 

Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC)

É um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM. Fundado em 1987, conta atualmente com 30 professores, e mais de 140 alunos de graduação, mestrado e doutorado. Atua nas áreas de controle aplicado a processamento de energia elétrica, controle de máquinas elétricas, conversores estáticos, fontes renováveis de energia elétrica, inversores multiníveis, fontes CA de potência, conversores ressonantes. O GEPOC é participante do Instituto de Redes Inteligentes (INRI/UFSM).

Mais informações: www.ufsm.br/gepoc

 

GEDRE – Inteligência em Iluminação

O GEDRE é vinculado ao  Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM. Foi fundado no ano de 1996 por iniciativa dos professores Ricardo Nederson do Prado e Alexandre Campos, do Curso de Engenharia Elétrica da UFSM. A partir de 1997, com a defesa da primeira dissertação sobre reatores eletrônicos na PPGEE/UFSM, firmou-se um grupo de trabalho sobre reatores eletrônicos para lâmpadas de descarga. O GEDRE tem projetos aprovados com recursos junto ao CNPq e à FAPERGS, recebendo também recursos da CAPES através do PPGEE/UFSM. O grupo possui bolsistas CAPES, CNPq-PIBIC, FAPERGS e PRAE-UFSM.

Mais informações: http://coral.ufsm.br/gedre/

 

Grupo de Microeletrônica (GMICRO)

O Grupo de Microeletrônica GMICRO da UFSM foi criado em 2001 visando à formação de recursos humanos especializados na área de microeletrônica, sistemas tolerante a falhas e matemática aplicada à processamento de sinais.
Inicialmente atuando como um laboratório de projeto de circuitos integrados, rapidamente estendeu sua atuação, e hoje é responsável pelas linhas de Pesquisa em Microeletrônica e Processamento de Sinais nos Programas de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Informática. No programa de Pós-graduação em Informática o grupo também desenvolve trabalhos na área de Tolerância à Falhas.

Mais informações: http://w3.ufsm.br/gmicro/

 

Grupo de Pesquisa em Processamento de Sinais e Comunicações (GPSCom)

O Grupo de Pesquisa em Processamento de Sinais e Comunicações (GPSCom) teve sua criação em maio de 2011, quando alguns docentes da UFSM e UNIPAMPA decidiram se unir para criar um grupo de pesquisa que atuasse nas áreas de processamento de sinais e comunicações. Como áreas de interesse, consideram-se codificação de canal, codificação de fonte, estimação de canal, antenas, formatação e conformação de feixes, técnicas de filtragem e equalização.

Mais informações: http://coral.ufsm.br/gpscom/

 

Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas Elétricos e Computacionais (GESEC)

O GSEC tem como objetivo contribuir com resultados na área de eletrônica, sistemas de potência, processamento de energia e sistemas computacionais.

Mais informações: http://w3.ufsm.br/gsec/index.php/pt/

 

Institutos de pesquisa

 

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Geração Distribuída (INCT-GD)

O INCT-GD é o maior programa governamental de ciência e tecnologia na área de geração distribuída no Brasil, financiado por CNPq, CAPES e Fapergs. O INCT-GD possui a sede no INRI/UFSM e está associado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), o qual possui nível de excelência (Conceito 6 da CAPES).

Mais informações: http://inctgd.ufsm.br
Site do PPGEE: http://coral.ufsm.br/ppgee

 

Instituto de Redes Inteligentes (INRI)

Fundado em 2016, o Instituto de Redes Inteligentes da UFSM tem como o objetivo realizar pesquisa, desenvolvimento, serviços tecnológicos e inovação na área de energia, atuando nos temas que envolvem redes inteligentes, geração distribuída, avaliação de desempenho, eficiência energética, conversão de energia, sistemas de iluminação, e suas tecnologias correlatas. Diversos laboratórios e grupos de pesquisa são associados ao INRI. 

Mais informações: http://www.inri.ufsm.br/