Ir para o conteúdo Filosofia Ir para o menu Filosofia Ir para a busca no site Filosofia Ir para o rodapé Filosofia
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orientações para solicitação de Matrículas Extracurriculares nos Cursos de Filosofia do CCSH



MATRÍCULAS EXTRACURRICULARES – 2º SEMESTRE DE 2020

CURSOS DE FILOSOFIA DO CCSH

 

Os Cursos de Filosofia do CCSH/UFSM gostariam de orientar a comunidade acadêmica sobre os procedimentos referentes às matrículas extracurriculares no 2º semestre letivo de 2020.

Cabe ressaltar que para o presente semestre, em REDE, existem procedimentos distintos a serem adotados, que dependem do curso em que o(a) estudante deseja solicitar disciplinas extracurriculares. Na maioria dos casos os cursos de graduação permitirão a solicitação de disciplinas para alunos extracurriculares via Portal do Aluno, ainda que em alguns casos a solicitação deverá ser encaminhada via e-mail, através da Coordenação/Secretaria de Curso.

Para saber se o curso pretendido irá aceitar matrículas extracurriculares via Portal do Aluno, o(a) estudante deve acessar o link abaixo:

https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/configuracoes-cursos-oferta/

Uma vez localizado o curso de destino, o(a) estudante poderão averiguar se o curso pretendido aceita ou não a solicitação via Portal do Aluno. A depender do caso, solicitamos adotar as seguintes orientações:

  1. ALUNOS(AS) DOS CURSOS DE FILOSOFIA QUE DESEJAM MATRÍCULA EM DISCIPLINAS DE OUTROS CURSOS QUE PERMITEM A MATRÍCULA VIA PORTAL DO ALUNO (online):

Os(as) estudantes dos Cursos de Filosofia poderão solicitar matrícula extracurricular através do Portal do Aluno entre os dias 30/10 e 03/11. Para acessar o tutorial de matrículas extracurriculares em PDF, favor clicar em:

Tutorial para Estudantes – Matricula Extracurricular via Portal do Aluno (2020.2).

OBSERVAÇÕES:

  • Não será possível alterar disciplinas do Curso de Origem no Portal do Aluno.
  • O(a) estudante não pode ultrapassar o limite de 10 disciplinas no Curso de interesse (já cursadas e/ou solicitadas).
  • Alguns cursos exigem pré-requisitos para matrícula nas disciplinas. Nesse caso o(a) estudante poderá conferir diretamente no curso de interesse se existe pré-requisito. Se houver, o pedido será indeferido.

O processamento de matrícula será diário, ao final da tarde e a ordem de prioridade do processamento segue a da solicitação de matrícula regular, havendo prioridade para:

  • Alunos(as) com mais de 80% do curso vencido (prováveis formandos);
  • Maior valor da ordem de matrícula (ranking, através da média de notas do aluno, calculada pelo sistema).
  1. ALUNOS(AS) DOS CURSOS DE FILOSOFIA QUE DESEJAM MATRÍCULA EM DISCIPLINAS DE OUTROS CURSOS QUE NÃO PERMITEM SOLICITAÇÃO VIA PORTAL DO ALUNO (conforme listagem do link indicado acima):

Nesse caso a solicitação de matrícula será nos dias 26 e 27/10.

Os(as) estudantes devem encaminhar e-mail para a Coordenação do seu Curso de origem (bachareladofilosofia@ufsm.br ou licenciaturafilosofia@ufsm.br) com as seguintes informações:

a) Assunto: Matrícula Extracurricular;

b) Nome completo;

c) Número de matrícula;

d) Curso de interesse (se possível com código do Curso); e,

e) Nomes e códigos das disciplinas, com indicação das turmas, que pretende cursar.

ATENÇÃO: enviar um e-mail para cada curso de interesse com todas as disciplinas agrupadas daquele curso.

O processamento dos pedidos enviados por e-mail será a partir do dia 30/10.

Só serão aceitos os pedidos enviados dentro do prazo estabelecido e com as informações completas, e pedidos com choques de horários ou que não atendam os pré-requisitos dos cursos serão indeferidos.

  1. ALUNOS(AS) DE OUTROS CURSOS QUE DESEJAM MATRÍCULA EM DISCIPLINAS DOS CURSOS DE FILOSOFIA ATRAVÉS DO PORTAL DO ALUNO (online):

Alunos(as) de outros cursos poderão solicitar matrícula extracurricular através do Portal do Aluno, entre 30/10 e 03/11, desde que o seu Curso de Origem tenha autorizado a solicitação via Portal do Aluno.

As condições de preferência de matrícula (critérios de desempate) e condições gerais são as mesmas do disposto no caso 01, acima.

  1. ALUNOS(AS) DE OUTROS CURSOS QUE DESEJAM MATRÍCULA EM DISCIPLINAS DOS CURSOS DE FILOSOFIA, CUJA COORDENAÇÃO DE ORIGEM NÃO PERMITA SOLICITAÇÃO VIA PORTAL DO ALUNO (online):

Os(as) discentes com interesse na matrícula em disciplinas dos cursos de Filosofia, cujo curso de origem não permita matrículas via Portal do Aluno, deverão encaminhar a solicitação ao e-mail da sua Coordenação/Secretaria de origem, nos dias 26 e 27/10, que irão encaminhar os pedidos aos Cursos de Filosofia.

A solicitação deverá conter:

a) Assunto: Matrícula Extracurricular;

b) Nome completo;

c) Número de matrícula;

d) Curso de interesse (se possível com código do Curso); e,

e) Nomes e códigos das disciplinas, com indicação das turmas, que pretende cursar.

ATENÇÃO: enviar o e-mail com todas as disciplinas de interesse agrupadas.

O processamento dos pedidos recebidos por e-mail será a partir do dia 30/10.

ATENÇÃO: antes de enviar e-mail ao próprio curso solicitando matrícula, favor verificar o saldo de vagas da disciplina pretendida na aba horários do site dos Cursos de Filosofia, em https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/filosofia/horarios.

E-mails enviados antes e depois do prazo (26 e 27/10) serão desconsiderados.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-464-360

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes