Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo
Apresentação

      A Filosofia é uma área da cultura humana bastante singular, tanto por seus métodos quanto pela natureza e amplitude de seus temas. Ela pode ser aplicada em todos os campos do saber e em todas as dimensões da vida humana. Poderia ser apresentada como uma busca racional de verdades fundamentais, como a procura por compreensão e sentido, e como uma investigação dos princípios e dos valores importantes para o agir humano.

     Os cursos de filosofia da UFSM visam à formação de profissionais com domínio sobre as habilidades e competências necessárias à pesquisa e à avaliação de ideias e argumentos, bem como o desenvolvimento da capacidade de análise crítica dos graduandos. Além disso, buscam desenvolver nos alunos a capacidade de análise histórica e sistemática de conceitos e a compreensão dos grandes temas filosóficos. 

     Enquanto o Curso de Filosofia – Licenciatura Plena se orienta preponderantemente a formar docentes para a educação básica, muito embora não exclua a formação para a pesquisa em filosofia e o acesso aos níveis de pós-graduação, o Curso de Bacharelado em Filosofia – Noturno presta especial atenção à formação de pesquisadores interessados no ingresso em cursos de pós-graduação em filosofia a ao magistério superior.

O curso de Filosofia está localizado em Campus Camobi – UFSM na modalidade Bacharelado – Presencial sendo Noturno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS HUMANAS. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de CARLOS AUGUSTO SARTORI, a coordenação substituta de VILMAR DEBONA e a secretaria de NIKLAS BENJAMIN HAMM.

Reconhecido pela Portaria n. 515/2013/MEC, publicada no DOU, de 16/10/2013 e

O curso de Filosofia está localizado em Campus Camobi – UFSM na modalidade Licenciatura Plena – Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS HUMANAS. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de JULIANA OLIVEIRA MISSAGGIA e a secretaria de LEONARDO DA SILVA SOARES.

Reconhecido nos termos do Parecer n. 2.056/75/CFE, por ter sido criado pela Lei n. 3958/61 e

Utilidades