Ir para o conteúdo Música Ir para o menu Música Ir para a busca no site Música Ir para o rodapé Música
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Egressos

Em sua longa história, os cursos de Graduação em Música da UFSM formaram diversos alunos, exercendo grande impacto em duas vidas. Muitos de nossos ex-alunos atuaram ou estão atuando em instituições de relevância no cenário musical, ou desenvolvem/desenvolveram ações de destaque.

Alguns de nossos ex-alunos

Alexandre Scherer – Bacharelado em Música e Tecnologia (2015) – Atualmente é professor substituto na UFSM.

André Chiomento – Bacharelado em Música (2015) – Atualmente é professor substituto na UFSM.

Cheisa Goulart – Bacharelado em Música (2006) – Professora e proprietária do Estúdio Cheisa Goulart .

Cláudia Bellochio – Licenciatura em Música (1987) – Atualmente é professora efetiva na UFSM.

Diego Ramires Leite da Silva – Bacharelado em Música (2008) – Atualmente é professor efetivo na UFSM.

Gérson Werlang – Licenciatura em Música (1995) – Atualmente é professor efetivo na UFSM.

Gilmar Goulart – Licenciatura em Música (1986) e Bacharelado em Música (1989) – Atualmente é professor efetivo na UFSM.

Gilvano Dalagna – Bacharelado em Música (2007) – Atualmente é professor efetivo na Universidade de Aveiro (Portugal).

Glaubert Nüske – Licenciatura em Música (2008) – Atualmente é professor efetivo na UFSM.

Guilherme Barros – Bacharelado em Música (2002) – Atualmente é professor efetivo na UFSM.

Luciane Wilke Freitas Garbosa – Bacharelado em Música (1994) – Atualmente é professora efetiva na UFSM.

Márlou Peruzzolo Vieira – Bacharelado em Música (2007) – Atualmente é professor na Universidade de Passo Fundo.

Oscar Daniel Morales – Licenciatura em Educação Artística (1979) e Licenciatura em Música (1981)- Atualmente é professor efetivo na UFSM.

Patrício Orozco Contreras – Bacharelado em Música (1994) – Atualmente é professor efetivo na UFSM.

Samuel Peruzzolo-Vieira – Bacharelado em Música (2005) – Atualmente é professor no Conservatório de Música Jobra e no Instituto Piaget, além de pesquisador na Universidade de Aveiro (Portugal).

Sandro Cartier – Bacharelado em Música (1995) – Atualmente é professor efetivo na UFSM.

Taiur Fontana – Bacharelado em Música (2009) – Atualmente é pianista co-repetidor na UFSM.

Vera P. Vianna – Licenciatura em Música (1983) – Atualmente é professora efetiva na UFSM.

Ziliane Teixeira – Bacharelado em Música (2007) – Atualmente é professora efetiva na UFAL.

Depoimentos

"Minha experiência na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi extremamente gratificante não apenas do ponto de vista acadêmico e profissional, mas também do ponto de vista humano. A amizade e o companheirismo dos colegas, a atenção e proximidade dos professores, bem como a disponibilidade do pessoal administrativo, fez com que eu, rapidamente, passasse a considerar as dependências do curso de música como a minha segunda casa. Quando comento sobre os anos em que fui aluno dessa instituição nunca deixo de mencionar toda a assistência estudantil que me foi oferecida pela UFSM. Nos tempos atuais, em que se questiona o verdadeiro papel e o valor das instituições federais de ensino superior, é extremamente importante lembrar que o conjunto de recursos disponibilizados pelas mesmas possibilitam que pessoas de diversas regiões do país possam encontrar um ensino superior acessível e de qualidade."
Gilvano Dalagna (Bacharelado em Música - Violão)
Professor auxiliar, convidado na Universidade de Aveiro (Portugal), membro fundador da plataforma IMPAR (Initiatives, Meetings and Publications on Artistic Research), editor associado do Online Journal for Artistic Research in Music e do conselho consultivo da Revista Portuguesa de Educação Musical.
"Ter estudado na UFSM, faz parte de uma das melhores oportunidades de profissionalização que já tive! O curso de bacharelado em música da universidade possibilitou uma aprendizagem de qualidade, valores humanos e ética, fazendo com que o resultado após a conclusão do curso tenha sido sempre repleto de sucesso e reconhecimento. Sou extremamente grata a esta instituição."
Cheisa Goulart (Bacharelado em Música - Piano)
Pianista, professora e proprietária do Estúdio Cheisa Goulart, Idealizadora e Coordenadora do Projeto Social “Pianforte” (Bagé/RS).
"Recebi de meus mestres, enquanto aluno da UFSM, conhecimento de alto nível, bem como uma abrangente orientação artística que me proporcionou o desenvolvimento e posterior aprimoramento de minha carreira, levando-me a conquistar espaço como membro do mesmo Departamento de Música onde me graduei."
Taiur Fontana (Bacharelado em Música - Piano)
Pianista correpetidor da UFSM.
"A gratidão é uma forma singular de reconhecimento, e o reconhecimento é uma forma sincera de gratidão. Obrigada UFSM por me ensinar a ser uma profissional que busca a excelência."
Lizandra Rodrigues (Bacharelado em Música - Piano)
Professora de piano autônoma e regente de coro, com anos de atuação no Instituto Baccarelli (São Paulo/SP).
"Estudar no curso de música da UFSM foi talvez o evento mais importante dentro da minha trajetória musical. Foi lá que eu comecei a construir minha identidade como musicista e professora de piano, não só pelas aulas e conteúdos, mas pelos exemplos de professores com excelente formação, verdadeiramente comprometidos com um ensino de qualidade."
Mirka da Pieva (Bacharelado em Música - Piano)
Professora de piano (RJ) , idealizadora e criadora da marca Mirka Brinca.
"Uma das melhores lembranças que tenho até hoje da UFSM e do curso de música é o ambiente amigável e encorajador, proporcionado pelos professores e colegas, onde tínhamos lugar e oportunidades para desenvolver as nossas competências como músicos. Minha experiência durante a graduação foi de imenso valor no desenvolvimento da minha carreira. Cresci não só como musicista, mas também como profissional e ser humano."
Clarissa Foletto (Bacharelado em Música - Violino)
Pesquisadora na área do ensino instrumental na Universidade de Aveiro (Portugal) e coordenadora do Labeamus (Laboratório de ensino e aprendizagem de músicas da Universidade de Aveiro).