Coordenador: Prof. Dr. Pablo da Silva Gusmão
Coordenador substituto: Prof. Me. Patricio Eduardo Orozco Contreras
Localização: Campus sede da UFSM – Camobi, Santa Maria
Contato: Secretaria Integrada de Cursos de Graduação II
Local: sala 2200, Prédio 40A
Fone: (55) 3220-8267
E-mail: sig2.cal@ufsm.br
Contato: Coordenação do curso de Música e Tecnologia – Bacharelado
Local: sala 1120, Prédio 40B
E-mail: coord.musitec@ufsm.br
Apresentação
O curso de Música e Tecnologia – Bacharelado da UFSM busca fornecer ao aluno uma formação que abarque conhecimentos musicais avançados e conhecimentos ligados ao uso e aplicação da tecnologia ao meio musical.
Nas disciplinas estritamente musicais, o aluno irá adquirir conhecimentos práticos e teóricos sobre Música, muitas das quais comuns aos demais cursos de Música da UFSM. Há também algumas disciplinas pensadas especificamente para o curso de Música e Tecnologia, como Arranjo Musical, Percepção Acústica e Harmonia e Improvisação.
Nas disciplinas tecnológicas, o aluno terá acesso a conhecimentos práticos sobre as diversas tecnologias musicais. Exemplos de disciplinas do curso são: Laboratório de Gravação, Edição de Áudio Digital e Produção para Teatro e Audiovisual. Um diferencial do curso são os quatro estúdios e laboratórios especificamente criados para o Bacharelado em Música e Tecnologia, incluindo um laboratório de gravação e sonorização, uma sala com ilhas individuais de criação musical, um estúdio multiespaço para atividades práticas (como workshops, ensaios e recitais) e um estúdio de música eletroacústica.
Além das disciplinas obrigatórias, o aluno poderá ainda cursar outras disciplinas opcionais que são oferecidas pelos demais cursos de Música da UFSM, direcionando e complementando a sua formação de acordo com seus interesses pessoais e objetivos futuros.
Objetivo principal do curso
O curso de Música e Tecnologia – Bacharelado busca qualificar o aluno em termos de conhecimentos teóricos, interpretativos, tecnológicos e artístico-culturais, de modo que ele possa exercer plenamente a sua profissão.
Perfil do egresso
O bacharel em Música e Tecnologia poderá atuar em diversas áreas. Primeiro, poderá atuar junto a diferentes meios de comunicação, estúdios musicais, gravadoras e produtoras de áudio, seja como produtor, operador de áudio ou consultor na área de música e tecnologia. Segundo, poderá atuar como compositor de músicas, canções, trilhas e vinhetas para diversos meios (cinema, teatro, televisão, propaganda e marketing). Terceiro, poderá atuar em outras atividades ligadas à música, como arranjador, intérprete (instrumentista/cantor), regente de coros, direção musical, sound designer. Quarto, poderá atuar como professor de conteúdos ligados à tecnologia aplicada à música em diversos níveis, seja em cursos presenciais quanto à distância.
Atrativos
Os cursos de Música da UFSM possuem diversos atrativos. O aluno terá à sua disposição um corpo docente qualificado, que coordena diversos grupos e múltiplos projetos de pesquisa, extensão e ensino. Muitos docentes participaram do PodCast Musicuriosos, onde você poderá conhecer um pouco sobre as suas ações, opiniões e experiências em relação às suas áreas de atuação.
Há uma diversidade de grupos artísticos que possibilitam ao aluno ganhar experiência na prática musical, como a Orquestra Sinfônica de Santa Maria, além de ações mais amplas que podem complementar a formação do aluno, como o Festival Internacional de Inverno da UFSM.
A UFSM também se orgulha de sua Política de Assistência Estudantil, oferecendo diversas ações e serviços de suporte aos seus alunos.
Para facilitar o acesso aos cursos de música da UFSM, todo o processo de inscrição e avaliação pode ser feito à distância, pela internet. Para maiores informações, sobre como se inscrever e como se preparar para o processo seletivo, basta acessar as páginas Ingresso: processo seletivo, Ingresso/Reingresso/Transferência e Prepare-se para o Ingresso.
Confira também a página Estude na UFSM, que contém informações gerais sobre o ingresso na UFSM.
Vídeo institucional de divulgação do Curso de Música e Tecnologia da UFSM:
Veja abaixo vídeo institucional com informações sobre os cursos de graduação e pós-graduação em Música oferecidos pela UFSM:
Outras informações
Curso diurno, com regime semestral (10 semestres de duração).
Informações sobre carga horária, estrutura curricular do curso e o programa (conteúdo programático) de cada disciplina.
Informações sobre os horários de ofertas de disciplinas.
O curso de Música está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Integral o seu turno de funcionamento. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de PAULO OLIVEIRA RIOS FILHO, a coordenação substituta de ARTHUR RINALDI FERREIRA e a secretaria de AUGUSTO ELIAS PENNA E SOUZA.
O curso é ofertado em período Semestral, sendo 8 o número de períodos indicados para sua conclusão.
Reconhecido pela Portaria n. 300/2016/MEC, publicada no DOU, de 11/07/2016.
Conceitos
O curso de Música está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Licenciatura - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de PAULO OLIVEIRA RIOS FILHO, a coordenação substituta de ARTHUR RINALDI FERREIRA e a secretaria de AUGUSTO ELIAS PENNA E SOUZA.
O curso é ofertado em período Semestral, sendo 8 o número de períodos indicados para sua conclusão.
Reconhecido nos termos do Parecer CFE n. 2.056/75, de 07/07/1975 e Portaria n. 1.792/2021/MEC, publicada no DOU, de 13/12/2021.
Conceitos
O curso de Música e Tecnologia está localizado em Campus Camobi - UFSM na modalidade Bacharelado - Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de PABLO DA SILVA GUSMAO, a coordenação substituta de PATRICIO EDUARDO OROZCO CONTRERAS e a secretaria de AUGUSTO ELIAS PENNA E SOUZA.
O curso é ofertado em período Semestral, sendo 10 o número de períodos indicados para sua conclusão.
Reconhecido pela Portaria n. 933/2015/MEC, publicada no DOU, de 02/12/2015.