Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Programas de Extensão

Festival Internacional de Inverno da UFSM

Coordenação: Prof. Dra. Vera P. Vianna

O Festival Internacional de Inverno da UFSM iniciou em 1986, tendo por objetivo favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da atividade musical num ambiente de integração com a sociedade. Assim, diante do potencial turístico da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana e do interesse da comunidade de Vale Vêneto em promover o resgate de suas origens surgiu uma parceria que até hoje se mantém. A comunidade de Vale Vêneto idealizou a Semana Cultural Italiana e desde então a Universidade Federal de Santa Maria, a comunidade de Vale Vêneto e a Prefeitura de São João do Polêsine tem sido parceiras na promoção dos dois eventos, contando ainda com a colaboração da University of Georgia, Estados Unidos.
Nesses 30 anos de existência, além de alunos brasileiros vindos de diferentes estados, o Festival teve também a participação de alunos da Argentina, Uruguai, Bolivia, Paraguai, Costa Rica, Estados Unidos e Alemanha, os quais tiveram a oportunidade de estudar com renomados professores. Neste mesmo período, mais de 40 universidades e conservatórios de música da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e América Latina estiveram representadas no Festival, através de seus professores que realizaram recitais e ministraram oficinas.

Curso de Extensão em Música da UFSM – fase II

Coordenação: Profa. Dra. Sílvia Hasselar

Telefone: (55) 3220-9230
Endereço: R. Mal. Floriano Peixto, 1750, Centro – Santa Maria

O Curso de Extensão em Música da UFSM (CEM) é um programa que agrupa vários projetos de extensão dos professores dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura do Departamento de Música da UFSM. O programa possibilita um laboratório de prática pedagógica para os alunos atualmente cursando Bacharelado em Instrumento, Composição, Música e Tecnologia, Canto e Licenciatura em Música, ou mestrado em educação. Atende na formação de músicos, desde a infância até a fase adulta e supre a carência de ensino de música em Santa Maria/RS.
O Curso tem como objetivo proporcionar laboratório de prática pedagógica para os alunos dos cursos de graduação e possibilitar um espaço de prática pedagógica para os alunos dos cursos de música; articular a execução de projetos de pesquisa, ensino e extensão dos professores do departamento de música; musicalizar adultos, suprir a carência de ensino de música em Santa Maria e região; proporcionar masterclass e cursos de capacitação aos estagiários com professores brasileiros e estrangeiros, proporcionar aos alunos contato com diferentes professores e metodologias pedagógicas; fazer intercâmbio acadêmico com professores convidados de outras ifes; realizar audições semestrais dos alunos do programa, integrando universidade, família e comunidade e preparar alunos para o Teste Específico de Música da Universidade.
No Curso de Extensão em Música são ministradas aulas de instrumentos e teoria da música com regularidade semanal no período de 15 semanas. O conteúdo das aulas segue o programa de ensino proposto pelos projetos de cada professor envolvido. As aulas são ministradas por alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música da UFSM ou por professores colaboradores do Departamento de Música. Os alunos atendidos pagam semestralidade e os recursos angariados são usados para pagamento de bolsas aos alunos estagiários. O recurso excedente é utilizado para promoção de eventos, cursos de atualização, manutenção de instrumentos musicais, equipamentos e salas. A parte financeira é administrada pelo coordenador do projeto, pelo gestor, com a execução da FATEC. O curso oferece diversas oficinas de música: clarineta, flauta-doce, canto, violoncelo, violino, viola, piano, piano em grupo, teclado, violão, flauta transversa, percussão, trompete, trombone, contrabaixo acústico, música popular/guitarra, oboé e fagote e atualmente criamos o grupo vocal.

Resultados Obtidos em Números/2014: Professores colaboradores (08), estagiários (25), total de alunos atendidos (176).

Ações executadas/2014: O CEM promoveu o II Encontro de Capacitação de Professores do Método Suzuki, Violino, ministrado por Eduardo Ludueña (ARG), participaram alunos do RS, PR, SP, RJ e UR, o I Encontro de Técnica Vocal para Coros, ministrado por Lúcia Passos (POA) reuniu 100 alunos; o Recital dos alunos das oficinas de violão, piano, canto, canto, guitarra e percussão, reuniu público de 230 pessoas; o Recital de Musicalização Infantil, com alunos da Teoria Musical Infantil e Piano em Grupo, reuniu 150 pessoas entre familiares, alunos e comunidade em geral e apresentou na 29ª (JAI) pesquisa e “Quantidade de Alunos do CEM Aprovados na PCE em Música da UFSM/ 2010 a 2013” O CEM têm promovido e incentivado o estudo da música como fonte transformadora da nossa sociedade.

MusiCuriosos: Programa para a Difusão de Conhecimentos Musicais

Coordenação: Profa. Dra. Nayana Di Giuseppe Germano

Há uma grande demanda por conhecimentos relativos à Cultura e Arte em nossa sociedade, incluindo a demanda por conhecimentos musicais. Contudo, há uma baixa oferta de cursos de formação musical de qualidade no Brasil, assim como há uma enorme oferta de informações de baixa qualidade disponíveis via internet. O programa visa a realização de um conjunto de ações presenciais e a distância para a difusão de conhecimentos musicais e áreas afins, oferecendo informações e conteúdos de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento cultural da comunidade interna e externa à UFSM. Espera-se que a ação conjunta de eventos virtuais e presenciais permita alcançar um grande público, ampliando os conhecimentos musicais de interessados de todo o Brasil, além da própria comunidade de Santa Maria. Deve-se destacar as ações serão planejadas de modo a complementar à formação dos alunos de graduação da UFSM (especialmente dos cursos de Bacharelado em Música, Licenciatura em Música e Bacharelado em Música e Tecnologia), abarcando temáticas que ampliarão os conhecimentos adquiridos nas disciplinas regulares, com especial ênfase sobre temáticas interdisciplinares. Além disso, o presente programa também promoverá um ambiente propício para discussões e reflexões sobre conhecimentos musicais, estimulando o desenvolvimento de novas propostas de pesquisa e/ou de ações de extensão dentro do âmbito de Cultura e Arte.