Ir para o conteúdo Música Ir para o menu Música Ir para a busca no site Música Ir para o rodapé Música
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Programas de Extensão

Curso de Extensão em Música (CEMUS) da UFSM

Coordenação: Prof. Dr. Lúcius Batista Mota

Telefone: (55) 3220-9230
Endereço: R. Mal. Floriano Peixoto, 1184, Centro – Santa Maria (Prédio da Antiga Reitoria da UFSM)

Website oficial

Link para o Projeto

O Curso de Extensão em Música da UFSM (CEMUS) é um programa que abarca várias ações de extensão realizadas por professores e alunos dos Cursos de Música da UFSM. O programa já conta com mais de 30 anos de existência e tem como intuito principal suprir a carência de acesso à cultura e à formação musical em Santa Maria e região. As ações realizadas englobam a oferta de oficinas regulares semestrais (que incluem aulas práticas e teóricas de música) para diversas faixas etárias, além de apresentações didáticas e eventuais cursos de formação de curta duração (palestras, workshops e masterclasses).

Nos cursos regulares, as aulas são ministradas principalmente por alunos dos cursos de Música da UFSM, fornecendo a estes uma oportunidade de atuação pedagógica em suas áreas de atuação profissional. Para a comunidade em geral, os cursos regulares fornecem a oportunidade de uma formação musical de qualidade, além de preparar pessoas interessadas em ingressar nos cursos de Música da UFSM. O Curso de Extensão em Música também promove recitais, tanto de alunos das oficinas, quanto de alunos e/ou professores da UFSM e convidados, contribuindo para formação de público público em Santa Maria.

Oficinas ofertadas:

  • Clarineta, Fagote, Oboé, Flauta Doce, Flauta Transversa, Trompete, Trombone e Saxofone
  • Violino, Violoncelo, Contrabaixo Elétrico, Violão e Guitarra
  • Piano, Teclado e Acordeom
  • Canto e Grupo Vocal (Coral)
  • Percussão
  • Musicalização infantil (de 2 a 5 anos), Teoria e Percepção Musical Infantil e Teoria e Percepção Musical
  • Oficina Preparatória para o Teste de Conhecimento Específico em Música da UFSM (inclui aulas de teoria e percepção musical, técnica vocal e um instrumento à escolha do aluno)

Festival Internacional de Inverno da UFSM

Coordenação geral: Profa. Dra. Vera P. Vianna

Coordenação artística: Prof. Dr. Milton Masciadri (University of Georgia)

Coordenação de área: Prof. Dr. Guilherme Garbosa, Prof. Dr. Gilmar Goulart e Prof. Dr. Clayton Miranda

Website oficial da última edição – Facebook oficial

Link para o Projeto

O Festival Internacional de Inverno da UFSM iniciou em 1986, tendo por objetivo favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da atividade musical num ambiente de integração com a sociedade. Assim, diante do potencial turístico da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana e do interesse da comunidade de Vale Vêneto em promover o resgate de suas origens surgiu uma parceria que até hoje se mantém. A comunidade de Vale Vêneto idealizou a Semana Cultural Italiana e desde então a Universidade Federal de Santa Maria, a comunidade de Vale Vêneto e a Prefeitura de São João do Polêsine tem sido parceiras na promoção dos dois eventos, contando ainda com a colaboração da University of Georgia, Estados Unidos.
Nesses 30 anos de existência, além de alunos brasileiros vindos de diferentes estados, o Festival teve também a participação de alunos da Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Costa Rica, Estados Unidos e Alemanha, os quais tiveram a oportunidade de estudar com renomados professores. Neste mesmo período, mais de 40 universidades e conservatórios de música da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e América Latina estiveram representadas no Festival, através de seus professores que realizaram recitais e ministraram oficinas.

O Festival Internacional de Inverno da UFSM está centrado em cinco ações:

  • Oficinas diversas para os alunos matriculados no Festival;
  • Concertos gratuitos abertos ao público;
  • Oficinas de musicalização para crianças;
  • Curso de formação continuada em música para professores de educação infantil;
  • Encontro de orquestras jovens.

MusiCuriosos: Programa para a Difusão de Conhecimentos Musicais

Coordenação: Profa. Dra. Nayana Di Giuseppe Germano

Website oficial – MusiCuriosos

Link para o Projeto

O programa MusiCuriosos é uma ação do grupo de pesquisa Música: Criação, Recepção e Compreensão e envolve a realização de ações, tanto presenciais quanto digitais, para a difusão de conhecimento musicais e áreas afins, oferecendo informações e conteúdos de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento cultural da comunidade interna e externa à UFSM. Espera-se que o programa estimule reflexões e discussões sobre conhecimentos musicais, contribuindo para o desenvolvimento de novas propostas de pesquisa e/ou de ações de extensão dentro do âmbito de Cultura e Arte. Espera-se também que as ações realizadas complementem a formação obtidas nos diversos cursos de extensão e de graduação oferecidos pela UFSM, com ênfase sobre temáticas interdisciplinares.

Há duas frentes principais de atuação:

  • PodCast MusiCuriosos, que trata de assuntos diversos sobre Música, com discussões pensadas tanto para o público não-especializado quanto para estudantes de Música de diversos níveis de formação;
  • Eventos presenciais (palestras, workshops, recitais comentados, entre outros) que expandam a formação musica do público.

O PodCast MusiCuriosos possui diversos episódios disponíveis. Confira: