A UFSM se orgulha de sua política de assistência estudantil, que busca a democratização do acesso e permanência dos estudantes na educação superior pública. Todos os programas, ações e projetos são coordenados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).
Para os alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com risco à sua permanência no curso, a UFSM oferece o Benefício Socioeconômico (BSE), que inclui direito a vaga em uma das Casas do Estudante Universitário (CEU).
Todo estudante da UFSM tem o direito a tomar café, almoçar e jantar no Restaurante Universitário (RU), com refeições oferecidas a baixo custo (e gratuitas para alunos com BSE), basta agendamento prévio.
O Setor de Atenção Integral ao Estudante (SATIE) acolhe o estudante e busca intervir em situações individuais e coletivas que influenciam no seu desempenho acadêmico , na sua permanência na Universidade, bem como na sua qualidade de vida. São diversas as ações realizadas, incluindo o Plantão Psicossocial e a Atenção Odontológica.
O aluno além pode busca uma série de auxílios e bolsa oferecidas pela PRAE. Mais informações podem ser obtidas na página Bolsas PRAE.