Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Grupos de Pesquisa

NarraMus

Auto-narrativas de práticas musicais

Líderes: Profa. Dra. Ana Lúcia de Marques e Loura-Hettwer

Website oficial:  http://gpnarramus.blogspot.com.br

O Grupo de Pesquisa NarraMus – Auto-Narrativas de Práticas Musicais – é certificado no CNPq pela Universidade Federal de Santa Maria. É vinculado simultaneamente ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Departamento de Música da UFSM uma vez que sua líder atua nas duas unidades. Ele é composto por pesquisadores da UFSM e do Centro Universitário IPA de Porto Alegre e tem por objetivo desenvolver pesquisas e estudos sobre a “narrativa de si” por pessoas ligadas a práticas musicais buscando uma interface entre as pesquisa (auto)biográficas na área de Educação e a pesquisa e prática em Educação Musical.

FAPEM

Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical

Líderes: Profa. Dra. Cláudia Ribeiro Bellochio e Profa. Dra. Luciane Wilke Freitas Garbosa

Website cnpq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3639368301796280

O grupo tem como foco pesquisas em educação musical, destacando-se as relações entre os sujeitos e as músicas, em seus processos formativos e ações praticas. Um dos focos de pesquisa tem sido a formação profissional e as praticas de professores não especialistas em música. Outros temas também são evidentes, dentre os quais a formação e as praticas de professores especialistas em música, pesquisas narrativas e com cunho histórico. Desde 2002, o grupo tem apresentado trabalhos em eventos científicos: ABEM, ANPPOM,ENDIPE e ANPED. Regularmente, o grupo tem tido seus trabalhos aprovados para as Conferências da Internacional Society for Music Educacion (Bergen/Noruéga – 2002; Cidade do México – 2003, Ilhas Canárias – 2004; Malásia – 2006; Bologna – 2008. Grécia – 2011; Brasil – 2014). Os membros são associados a ABEM e a ANPED. Na ABEM, Cláudia Bellochio é Presidente do Conselho Editorial e Luciane Garbosa. Em 2014 lançou um livro “Educação Musical e Pedagogia: pesquisas, escutas e ações”.

Música: Criação, Recepção e Compreensão

Líderes: Prof. Dr. Arthur Rinaldi e Profa. Dra. Nayana Di Giuseppe Germano

O Grupo se propõe a desenvolver estudos interdisciplinares sobre a formação e o desenvolvimento de conceitos musicais que organizam e estruturam a criação, recepção e compreensão da Música. O foco central do grupo consiste em compreender o processo de formação e desenvolvimento de conceitos musicais, estejam estes ligados mais diretamente à teoria e à performance musical (criação e compreensão), ou a aspectos cognitivos da música (recepção e compreensão). O grupo apresenta um perfil multidisciplinar, abarcando as seguintes subáreas da Música: Teoria Musical, Análise Musical, Percepção e Cognição Musical, Composição Musical.