Ir para o conteúdo Programa Especial de Graduação Ir para o menu Programa Especial de Graduação Ir para a busca no site Programa Especial de Graduação Ir para o rodapé Programa Especial de Graduação
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sessão de Autógrafos da Coleção “Textos Introdutórios” integra a programação do 2º “Editoração em Debate”



Evento acontece dia 5/9, das 13 às 16 horas, no Salão Imembuí da Reitoria


A edição de 2023 do evento “Editoração em Debate” contará com uma série de lançamentos de obras, voltadas a todas as áreas do conhecimento da UFSM. Além da divulgação de mais uma edição da Revista “Estilo Editorial” e do novo “Guia do Autor“, a Editora UFSM, em parceria com a Pró-reitoria de Graduação, lançará quatro novos livros, integrantes da Coleção “Textos Introdutórios”:

– “Sistemática e taxonomia vegetal”, de Guilherme Bordignon Ceolin;
– “Matemática computacional com Python”, de Tiago Martinuzzi Buriol;
– “Equilíbrio químico: uma abordagem aplicada”, de Cláudia Smaniotto Barin e Martha Bohrer Adaime; e
– “Organização curricular: saberes, políticas e perspectivas”, de Débora Ortiz de Leão.

O evento “Editoração em Debate” será realizado no dia 5 de setembro, a partir das 13h, no Salão Imembuí, localizado no 2º andar da Reitoria. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário disponível no site ufsm.br/prograd. Além de rodas de conversas com os autores, haverá sessão de autógrafos das oito obras que compõem a Coleção “Textos Introdutórios”. Às pessoas inscritas que comparecerem, será disponibilizado certificado de participação de 3 horas.

Os “Textos Introdutórios” surgem com o objetivo de oportunizar publicações de bolso práticas e didáticas, voltadas a alunos de graduação e também a leitores que desejam iniciar sua formação em uma área específica. Os quatro primeiros volumes da Coleção foram lançados em maio, durante a Feira do Livro de Santa Maria.  

A realização do “Editoração em Debate” é da Editora UFSM. O encontro objetiva discutir temas atuais sobre editoração e divulgação científica, além de evidenciar o que vem sendo produzido pela Editora da Universidade Federal de Santa Maria.


Confira a programação do evento:

13h: Abertura;

13h30: “Divulgação Científica: Como e Por Quê?”;

14h: Roda de Conversa “Textos Introdutórios UFSM: Divulgação Científica nas Ciências Humanas”, com os(as) professores(as):
– Juliana Petermann, do Centro de Ciências Sociais e Humanas, autora do livro “Criação publicitária”;
– Patrícia Marcuzzo, do Centro de Artes e Letras, autora do livro “Leitura em língua inglesa”;
– Débora Ortiz de Leão, do Centro da Educação, autora do livro “Organização curricular: saberes, políticas e perspectivas”; e
– Neila Baldi, do Centro de Educação Física e Desportos, autora do livro “Pedagogias da dança”.

15h: Roda de Conversa “Textos Introdutórios UFSM: Divulgação Científica nas Ciências Exatas e Biológicas”, com os(as) professores(as):
– Guilherme Ceolin, do Departamento de Engenharia Florestal da UFSM/FW, autor do livro “Sistemática e taxonomia vegetal”;
– Tiago Buriol, do Centro de Ciências Naturais e Exatas, autor do livro “Matemática computacional com Python”;
– Cláudia Barin e Martha Adaime, do Centro de Ciências Naturais e Exatas, autoras do livro “Equilíbrio químico: uma abordagem aplicada”; e
– Marco Aurélio Acosta, do Centro de Educação Física e Desportos, autor do livro “Gerontologia: o envelhecimento humano em 10 pontos”.

16h: Coffee break, lançamentos e sessão de autógrafos.


Com informações da Assessoria de Comunicação da Editora UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-460-234

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes