Ir para o conteúdo Ensino Médio Ir para o menu Ensino Médio Ir para a busca no site Ensino Médio Ir para o rodapé Ensino Médio
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudantes do Ensino Médio do Colégio Politécnico conversam com o vice presidente do CONSEA/RS



No último dia 18 de abril, os alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Politécnico receberam uma visita especial em sala de aula: Alexandre Marmett Pahim, vice-presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Rio Grande do Sul (CONSEA/RS). Durante a sua apresentação, Pahim abordou temas pertinentes como Segurança Alimentar, Soberania Alimentar e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, além de elucidar o papel desempenhado pelo CONSEA/RS.

Alunos do Ensino Médio com o Vice-Presidente do CONSEA/RS, Alexandre Marmett

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Rio Grande do Sul (CONSEA/RS) é um órgão que atua na promoção e defesa da segurança alimentar e nutricional sustentável no estado. Formado por representantes do governo e da sociedade civil, o CONSEA/RS tem como objetivo elaborar e implementar políticas públicas que visam garantir o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, de forma equitativa e sem comprometer os recursos naturais. Entre suas atribuições estão o monitoramento da segurança alimentar, a articulação entre diferentes setores da sociedade e a promoção de ações que visam combater a fome e a má nutrição.

Um dos pontos destacados foi o engajamento em iniciativas locais de combate à fome, como as cozinhas comunitárias, que têm se mostrado instrumentos eficazes nessa luta. Pahim também ressaltou o relevante papel da sociedade civil na pressão por políticas públicas voltadas à erradicação da pobreza e ao enfrentamento da fome.

Essa atividade integrou-se ao contexto das Conversações Contemporâneas, disciplina ministrada pelos professores Kelly Cristini Granzotto Werner e Leonardo da Rocha Botega. O curso tem como foco central os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, sendo que, neste primeiro trimestre, o Objetivo 2 – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável – foi o principal tema de estudo.

Agenda 2030 da ONU

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU são um conjunto de metas globais adotadas pelos Estados-membros das Nações Unidas em setembro de 2015. Essas metas abrangem uma ampla gama de questões sociais, econômicas e ambientais e visam promover um desenvolvimento sustentável em todo o mundo até o ano de 2030.

Os ODS são compostos por 17 objetivos e 169 metas, que incluem a erradicação da pobreza, a promoção da igualdade de gênero, o acesso à educação de qualidade, a garantia de água limpa e saneamento, a redução das desigualdades, o combate às mudanças climáticas, entre outros. Esses objetivos são interconectados e buscam abordar os desafios globais de forma integrada e holística.

A Agenda 2030 reconhece a necessidade de uma abordagem colaborativa e coordenada entre os países, o setor privado, a sociedade civil e outras partes interessadas para alcançar esses objetivos. Ela destaca a importância da cooperação internacional, da inovação e do investimento em áreas-chave para promover um desenvolvimento sustentável que seja socialmente inclusivo, economicamente viável e ambientalmente responsável.

Texto: professor Leonardo Botega
Revisão: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico
Foto: acervo docente

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-590-233

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes