Ir para o conteúdo PPGAGR Ir para o menu PPGAGR Ir para a busca no site PPGAGR Ir para o rodapé PPGAGR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Portal Aceleração Regional é destaque nacional no Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2022



Copiar para área de transferência

Portal Aceleração Regional, desenvolvido em uma pareceria entre o time de inovação da Sicredi e pelo Núcleo de Pesquisas em Economia do Agronegócio (NPEA/UFSM) foi contemplado com o segundo lugar na categoria Inovação no 13º Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, considerado uma das maiores premiações do cooperativismo brasileiro

A divulgação dos ganhadores em cada categoria ocorreu no dia 7 de dezembro, em Brasília, em uma promoção da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Coordenado pelo Prof. Dr. Nilson Luiz Costa, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR) e do Curso de Graduação em Ciências Econômicas, o projeto surgiu das aspirações estratégicas da Sicredi Conexão e foi executado, em cocriação e coworking entre os times de inovação da cooperativa de crédito e do Núcleo de Pesquisas em Economia do Agronegócio da UFSM, vinculado ao Departamento Curso de Graduação em Ciências Econômicas da UFSM Palmeira das Missões.

O objetivo do Portal Aceleração Regional é ajudar os empreendedores locais a melhorar os seus planos de negócios, a partir de informações econômicas, sociais e ambientais de todos os municípios que estão na área da pesquisa. Igualmente, esta ação contribui com a formação cidadã e permite ao poder público local planejar políticas públicas mais assertivas.

Para o Prof. Dr. Gabriel Nunes de Oliveira, docente do Curso de Graduação em Ciências Econômicas e do PPGAGR, ambos da UFSM Palmeira das Missões, iniciativas como esta ressignificam e ampliam ainda mais a importância e o papel do economista nos processos de desenvolvimento regional.

Já, para o coordenador do projeto e Chefe do Departamento de Ciências Econômicas da UFSM-PM, é papel da universidade contribuir como processo de desenvolvimento regional. Destaca, ainda, a importância desta nas dinâmicas de planejamento do desenvolvimento regional e estímulo ao empreendedorismo, inovação e fortalecimento dos laços de confiança e cooperação entre as comunidades.

O Portal Aceleração Regional, que contempla sete sistemas de dashboards (painéis virtuais com informações, métricas e indicadores), que quais fornecem informações para: Cerca de 160 prefeituras, câmaras de vereadores, órgãos estaduais e federais; Aproximadamente 26,5 mil empresas e organizações que podem elaborar os seus planos de negócios e investimentos a partir das informações sistematizadas; 871 escolas que podem utilizar as informações em projetos transversais.

Para maiores detalhes, acesso o portal em Início | Sicredi – Aceleração Regional (aceleracaoregional.com.br) e assista ao vídeo a seguir:

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-569-1521

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes