Avaliação reconhece o desempenho do programa no período de 2021 a 2024.
O Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR) da UFSM-PM, obteve conceito 5 na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao período de 2021 a 2024. O resultado foi divulgado no dia 12 de janeiro de 2026. 
A avaliação é realizada pela Capes, fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), responsável pelo reconhecimento e acompanhamento da qualidade dos cursos de mestrado e doutorado no país.
Durante o período avaliado, o programa esteve sob a coordenação da professora Dra. Rosani Spanevello. Segundo ela, o conceito atribuído indica o reconhecimento da Capes em relação aos critérios avaliados.
— Essa conquista do conceito 5 pelo PPGAGR significa que a Capes reconhece que o programa atende aos critérios relacionados à formação de mestres e doutores, considerando aspectos como qualificação docente, infraestrutura de ensino, pesquisa e extensão. Como resultado, também reconhece que as ações desenvolvidas no âmbito do programa geram impactos na sociedade —, afirmou.
A professora destacou ainda que o resultado envolve diferentes setores da instituição. “Para o PPGAGR, essa conquista representa o reconhecimento do esforço e do apoio de diversas instâncias da UFSM. Para a região, evidencia o papel da universidade pública na oferta da pós-graduação “, completou.
O coordenador no início do quadriênio e depois coordenador substituto à época da avaliação, professor Dr. Tiago Patias, ressaltou que o processo teve início antes mesmo da criação formal do programa. “Esse resultado é fruto de um trabalho iniciado antes de 2016, quando um grupo de docentes do campus estruturou a proposta do primeiro programa de pós-graduação stricto sensu da unidade. Trata-se de um trabalho coletivo, envolvendo coordenação, docentes, discentes e equipe administrativa”, explicou.
Segundo ele, o atendimento aos critérios estabelecidos pela Capes ocorreu de forma gradual. “As coordenações tiveram o papel de liderar o processo, buscando cumprir os requisitos da Capes, mas os resultados só são possíveis quando todos compreendem e participam do processo avaliativo”, afirmou.
O atual coordenador do PPGAGR, professor Dr. Nelson Guilherme Machado Pinto, explicou o sistema de avaliação da Capes e a trajetória do programa.
— A Capes avalia os programas com notas de 1 a 7. As notas 1 e 2 resultam em descredenciamento, enquanto a nota 3 permite o funcionamento. O PPGAGR iniciou com conceito 3 em 2016, passou para conceito 4 na avaliação seguinte, o que possibilitou a abertura do doutorado, e agora alcança o conceito 5—, detalhou.
De acordo com o coordenador, o novo quadriênio, iniciado em 2025 e com término previsto para 2028, inclui ações em diferentes frentes.
—Temos iniciativas consolidadas de internacionalização, projetos de extensão, governança ambiental e ampliação do número de estudantes estrangeiros. Também estão previstas as primeiras defesas de teses de doutorado, com a formação dos primeiros doutores do programa—, informou.
O PPGAGR oferece cursos de mestrado e doutorado acadêmicos na área de Agronegócios e, em 2026, completa dez anos de funcionamento no campus Palmeira das Missões.