Linha do tempo PPgECi
DA CRIAÇÃO ATÉ HOJE
O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGECi), oficializado em 2006 pela CAPES, se caracteriza por ser um Programa de Pós-Graduação (PPG) interinstitucional em Associação Ampla entre 3 universidades federais do estado do Rio Grande do Sul: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).
O PPGECi foi criado a partir do trabalho conjunto entre professores do Departamento de Bioquímica (Instituto de Ciências Básicas da Saúde-ICBS, da UFRGS), da Faculdade de Educação (FACED-UFRGS), da Área de Educação Química (Instituto de Química-UFRGS), da Faculdade de Educação (FURG) e do Instituto de Química (UFSM).

Os professores fundadores traziam em comum a vivência da pesquisa em educação e ensino de ciências junto ao PPG em Bioquímica da UFRGS, que possuía uma linha de Pesquisa denominada Estudos em Educação em Ciências, que conjugava professores atuantes na formação inicial de diferentes cursos como Medicina, Química, Biologia, entre outros, e desde essa época recebia conceito 7 na CAPES, com o diferencial sempre registrado nas avaliações de que valorizava a educação por investir na qualidade dos docentes.
A bem-sucedida trajetória de pesquisas e publicações da Linha de Pesquisas Estudos em Educação em Ciências do PPG em Bioquímica, UFRGS, levou à proposta para a criação do PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: QUÍMICA DA VIDA E SAÚDE – PPGQVS, hoje PPGECI. O Programa, sediado na UFRGS, com um corpo docente da UFRGS, FURG e UFSM, foi aprovado pela CAPES em 12 de novembro de 2004, em nível de Mestrado, iniciando, assim, suas atividades no primeiro semestre de 2005.

A perspectiva do PPGECi, que antecipava discussões importantes a educadores e cientistas, promoveu um interesse crescente, permitindo que se construísse um corpo de docentes interessados em fazer parte do PPG em todas as Universidades de onde advinham os primeiros professores/orientadores do PPG, nível Mestrado sediado, à época, somente na UFRGS. Enfim, por conta desse interesse, criaram-se núcleos suficientemente fortes de docentes para gerar programas em associação, isto é, UFSM, FURG e UFRGS passaram a ter seus próprios programas, mas com áreas de concentração, linhas de pesquisa e docentes comuns permitindo que, no final de 2008, se propusesse a criação de um PPG em Associação Ampla entre UFRGS/FURG/UFSM, oferecendo formação em nível de Mestrado e Doutorado.
Com a criação deste PPG em Associação Ampla, cada uma das universidades ficou responsável pelo oferecimento de vagas e pela seleção dos pós-graduandos, com avaliação inicial 4 pela CAPES.
O PPGECi ainda hoje ocorre em regime de Associação Ampla, ou seja, cada uma das sedes tem autonomia administrativa, respeita as regras e normas de cada uma das universidades a qual está diretamente ligada e fica garantido aos alunos a livre circulação entre as instituições, ou seja, acesso às disciplinas e à infraestrutura de todas as sedes.

Os professores orientadores credenciados em uma sede podem oferecer disciplinas, seminários, supervisão de orientação, em qualquer uma das Sedes da Associação Ampla. Assim, a Associação Ampla garante isonomia e autonomia entre as Sedes, prevalecendo a horizontalidade entre as IES, diferentemente do que ocorre em Programas em Rede, onde uma IES sedia e coordena o Programa.
Cabe, antes de prosseguir com o histórico, marcar as dificuldades oriundas de um processo de constituição de conhecimentos em áreas afins, mas com práticas de pesquisa bastante díspares. A rotina de bancada, cara aos cientistas, e a rotina de leituras, cara aos educadores, promoveram um processo de aprendizagem amplo entre os docentes que, ao mesmo tempo se estranhavam e se reconheciam como formadores de um novo modo de pesquisar que nasceu no final da década de 60, se ampliou na década de 80, mas só ganhou espaço como área de avaliação da CAPES, nos anos 2000, hoje consolidada como a Área de Ensino. Evidenciar esse processo de perspectivas teóricas e práticas diferentes é importante para o PPGECi, pois buscamos evidenciar uma identidade que é exatamente essa diversidade e capacidade de atuar e produzir conjuntamente.
Sempre foi de interesse horizontalizar cada vez mais o PPGECi no Rio Grande do Sul, buscando promover interação entre as diferentes universidades federais gaúchas, consolidando o ensino de ciências nas diferentes regiões do Estado. Assim, em 2017, uma quarta sede se juntou ao grupo, a UNIPAMPA-Campus Uruguaiana, que tem um corpo docente próprio e infraestrutura garantida pela instituição, ampliando a abrangência do PPGECi na região Sul, desta vez próximo à fronteira oeste do estado, confirmando assim seu papel central na formação de recursos humanos e na geração de conhecimento na área de ensino, de educação e avaliação em ciências no país. Hoje a sede FURG se independeu, e o PPGECi está com três sedes na Forma Associativa UFRGS, UFSM E UNIPAMPA.

O PPGECi é maior do estado do Rio Grande do Sul com curso de mestrado e de doutorado gratuitos (incluindo o processo seletivo) na Área de Ensino de Ciências, tornando-se opção para aqueles professores e pesquisadores que desejam ampliar suas perspectivas profissionais sem arcar com os altos custos dos cursos particulares. Cabe destacar que a UFRGS possui um campus no litoral gaúcho onde há um núcleo significativo de docentes participantes do PPGECi.
Em termos de constituição e abrangência do PPGECi no RS, enquanto unidades associadas, já marcamos a composição de Associação Ampla.
Contudo, é muito importante falar da nossa relação com os Institutos Federais, pois no RS existem três com sede em 14 cidades, o IFRS, com Reitoria em Bento Gonçalves; o Farroupilha – IFF, com Reitoria em Santa Maria; e o Sul Rio-Grandense – IFSul, com Reitoria em Pelotas.
Neste contexto, o PPGECi conta com a colaboração de alguns docentes dos Institutos para atuarem como orientadores (através da incorporaçãoo deles no corpo docente). Além disso, há que se mencionar o número elevado de docentes e de Técnicos dos Institutos Federais que encontram no PPGECi uma possibilidade de qualificação através dos cursos de mestrado e de doutorado, ampliando, assim, a nossa abrangência regional como instituição que promove formação qualificada a docentes e a servidores públicos.

Na avaliação institucional (autoavalição) realizada pelo PPGECi, é possível verificar no ANEXO n. 08 que dos doutores titilados de 2013-2019, 19% atuam como docentes nos Instituto Federais do estado do RS. Acesse o link do ANEXO 08
Nossos egressos lecionam e atuam em, praticamente, todos os campi dos Institutos Federais de ensino do estado do Rio Grande do Sul que têm cursos relacionados à área de ensino de Ciências. Muitos são os alunos que atuam em instituições superiores de educação em outros Estados, contando com egressos que assumiram posições importantes no contexto das políticas públicas, como Secretarias de Educação, Coordenadorias de Ensino, direção e coordenações escolares.
A participação do PPGECi como agente transformador na educação e no ensino de ciências durante esse percurso possibilitou uma experiência ímpar na área e ampliou a sua atuação para mais três novos territórios: CAPES, CNPq e MCTIC. A inclusão de profissionais dessas instituições para cursarem mestrado e doutorado deu-se pela articulação dos pesquisadores da linha de pesquisa EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: PRODUÇÃO CIENTÍFICA E AVALIAÇÃO DE PRODUTIVIDADE EM CIÊNCIA. No ANEXO n. 08 se verifica que de 2013-2019, o PPGECi titulou 15 doutores que são Analistas em Ciência e Tecnologia (C&T) na CAPES e no CNPq: Acesse para ver a Inserção dos Egressos doutores no mercado de trabalho: 2013-2019
Considerando que a CAPES, o CNPq e o MCTIC são instituições governamentais de suma importância pelas atividades que realizam em prol da educação e da ciência no país, em 2011, o PPGECi realizou, concomitantemente, seu processo seletivo em Brasília, selecionando técnicos e Analistas em Ciência e Tecnologia (C&T). O objetivo foi de contribuir com a formação dos servidores (nos cursos de mestrado e de doutorado), sem que se ausentassem das suas ocupações diárias junto a essas instituições públicas. Nesta conjuntura, os resultados das dissertações e das teses já defendidas tiveram como objeto de estudo os próprios programas e políticas governamentais desenvolvidas por essas instituições (Exemplos: Ciências sem Fronteiras, Projetos de Cooperação Universitária entre o Brasil e a Alemanha-PROBRAL, Programa de Excelência Acadêmica-PROEX, Programa Pesquisa para o SUS-PPSUS, Sistema de Avaliação da CAPES, Programa de Apoio a Eventos no País-PAEP). Todos estas pesquisas geraram produções científicas publicadas em periódicos científicos e apresentadas em diversos eventos pelo país. Servidores da FAPERGS, da Fundação de Economia e Estatística do RS-FEE e de outras instituições também realizaram cursos de mestrado e de doutorado no PPGECi, gerando resultados científicos sobre esses locais e qualificando os projetos institucionais desde a base.
Para suprir as demandas de formação de cada um dos discentes vinculados em instituições localizadas em Brasília, os docentes do PPGECi realizaram/realizam disciplinas in loco e fazem as orientações a distância/semi- presenciais, valendo-se da infraestrutura tecnológica disponível em cada Sede e em Brasília por Videoconferência.
Cabe salientar o êxito dessas atividades, pois os novos discentes são parte do corpo técnico dessas agências de fomento, desde graduados em administração até publicidade e propaganda que cotidianamente geram relatórios, corrigem documentos, avaliam legislações e produziam novos programas, agora, então, com mais chances de poder avaliá-los frente a perspectivas teóricas que problematizassem e auxiliassem a tomada de decisões nas práticas cotidianas das agências que promovem e influenciam na ciência e na educação nacionais, o que mudou a partir da inserção junto ao PPGECi. Ou seja, propiciou contribuições para o aprimoramento de políticas públicas. Para ver a diversidade da formação de graduação dos nossos egressos, acesse o link do ANEXO n. 05 que mostra que eles são graduados em 49 graduações diferentes
O quarto território de expansão foi obra da amizade e cumplicidade entre pesquisadores do nordeste e do sul. A partir do êxito da experiência com Brasília, estabeleceu-se também uma seleção de mestrado e de doutorado para candidatos, majoritariamente docentes, de autarquias do estado de Pernambuco, com o objetivo de formar um grupo de pesquisadores locais com doutorado em educação e ensino de ciências, que devem constituir um PPG local em breve, contemplando uma demanda de formar doutores e pesquisadores da área no e para o nordeste. Esta iniciativa demonstra o compromisso do PPGECi em nuclear novos PPGs, dando suporte na formação dos docentes e fortalecendo o grupo para que esses possam no futuro instituir seus PPGs locais. No ANEXO n. 08, é possível observar a distribuição geográfica de egressos (doutores) que já estão atuando como docente nesta região.
O PPGECi tem se mostrado, ao longo de sua existência, um espaço privilegiado para discussão e produção de conhecimentos científicos para o Ensino de Ciências e para a formação de futuros pesquisadores tendo titulado, de 2013 a 2019, 358 mestres e 299 doutores, além dos pós-doutores qualificados que estão recebendo formação e hoje exercem atividades de ensino, pesquisa e extensão junto ao PPG. Para ver o crescimento do número de mestres e doutores titulados pelo PPGECi, acesse o ANEXO n. 03: Formação de Recursos Humanos: Mestres e doutores titulados 2013 a 2019.
A demanda se mostra crescente, pois são muitos os professores do ensino tecnológico e superior na região Sul do País que desejam ampliar sua formação em um curso de doutorado. Conforme os dados apontados pelo Documento de Área de Ensino de 2019, p. 4, ainda é um desafio a formação de professores no Brasil, pois muitos professores da Educação Básica ainda não têm PG. Somente na região Sul do país o percentual de professores sem PG é 14,7%. Por isso, muitos professores da Educação Básica no RS, a maioria de oriundos de escolas públicas, vêem no PPGECi uma possibilidade de educação continuada para aprofundar e qualificar na sua atuação em sala de aula. A ampliação do corpo docente da Associação Ampla, portanto, acompanha o aumento da procura pelas vagas dos cursos de mestrado e doutorado. Dos doutores titulados de 2019 pelo PPGECi, identificamos que 29 deles já estão atuando como docente na Educação Básica e no Ensino Superior. Acesse o ANEXO n. 08: Inserção dos Egressos doutores no mercado de trabalho: 2013-2019.
Ao longo de sua história, a Associação Ampla (PPGECi), inevitavelmente, sofreu mudanças em seu corpo docente, boa parte devido à aposentadoria dos Professores credenciados no Programa e pela contratação de novos professores nas IES, com perfil de pesquisa na área de ensino. Com isso, forma-se um novo corpo docente que vem se juntar àqueles professores fundadores da Associação Ampla, que ingressaram no PPGECi com grande experiência em orientação e que mantêm suas atividades exclusivamente com a Pós-graduação. Assim, o quadro docente atual do Programa, é composto por estes Professores Seniors e por professores recentemente ingressados no serviço Público Federal, mas não sem alguma experiência pregressa. Se, por um lado, temos professores experientes (incluindo aposentados), com dedicação exclusiva, com bolsa de produtividade, publicando nas mais conceituadas revistas da área de Ensino, por outro lado, temos jovens e promissores professores iniciando suas carreiras na graduação, e, também no PPG, conciliando as atividades na graduação, sem deixar as orientações de mestrado e de doutorado e de publicar nos mesmos e renomados periódicos.
Atualmente, o perfil dos nossos docentes é multidisciplinar, pois são graduados em todas as 8 grandes áreas do conhecimento e possuem Doutorado em 6 grandes áreas do conhecimento. Acesse ANEXO n. 04 para visualizar o perfil dos docentes do PPG credenciados de 2017 a 2019.
Uma das demandas da Área de Ensino é uma prospecção e uma avaliação do PPGs pelos seus membros e, apesar dos nossos inúmeros ganhos e progressos, também identificamos dissincronias bastante emblemáticas e, por outro lado, um crescimento irrefletido no corpo docente. Nesse sentido, foi necessário fazer reuniões sistemáticas entre os conselhos das IES da Associação Ampla para construir novas metas e novas estratégias para o PPGECi, dentre elas inclusive a constituição da nova identidade do grupo de pesquisadores, com a constituição de novas áreas de concentração, novas linhas de pesquisa e com a intenção de propor um nome novo que se adeque à identidade do programa em sua reestruturação, contando sempre com a história construída nos últimos 14 anos e que nos legou um corpo docente e discente de muita qualidade e responsabilidade.