Ir para o conteúdo PGFARMACOLOGIA Ir para o menu PGFARMACOLOGIA Ir para a busca no site PGFARMACOLOGIA Ir para o rodapé PGFARMACOLOGIA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto de extensão: “Projeto Educacional em saúde: saúde em foco”



Professores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (PPGFarm) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promovem um Projeto de Extensão em Educação que visa a realização de palestras científicas sobre atualização em saúde em escolas públicas.

As palestras são realizadas por alunos e professores do PPGFarm, envolvendo temas relevantes em saúde, especialmente no contexto de fármacos, doenças e condições presentes na população. Esse projeto de extensão tem como objetivo promover o conhecimento além do que é visto em sala de aula, bem como instigar e incentivar a busca pelo saber científico. Além disso, esse projeto de extensão propõe a aproximação de professores e alunos do PPGFarm com o ensino público. As palestras abordam os seguintes temas: Alcoolismo, doenças neuroafetivas (Depressão e Transtornos de Ansiedade), doenças decorrentes da toxicologia ambiental, condições relacionadas ao estilo de vida (Diabetes Mellitus, hipertensão e sedentarismo), drogas (lícitas e ilícitas), doenças neurodegenerativas (Alzheimer, entre outras), entre outras. A importância de haver uma discussão destes temas se deve à alta incidência e interferência na qualidade de vida dos indivíduos, especialmente entre a população jovem.

Alunos do PPG Farmacologia envolvidos no projeto: Gabriele Cheiran Pereira, Letícia Bernardini, Laura Hautrive Milanesi, Higor Zuquetto Rosa.


A primeira atividade desenvolvida do projeto foi uma palestra sobre “Alcoolismo” na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luizinho de Grandi CAIC, que tem como Diretora a Profª Maria Helena Antonello e a vice Diretora Profª Michele Martelet. Nesta atividade participaram 35 pessoas dentre alunos e professores da escola. Os professores do PPGFarm Guilherme Bochi, Natália Brucker e Kátia Padilha Barreto e as alunas mestrandas Gabriele Cheiran Pereira e Letícia Bernardini apresentaram o tema e responderam os questionamentos.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-537-522

Publicações Recentes