O MUTARE tem por missão desmistificar o uso e adoção da Strategic Change (SC), tanto na Academia, como em organizações. Entre seus objetivos primos está o de se aproximar da fronteira do conhecimento em SC. Os eixos de investigação do MUTARE se constituem de modo geral em estudos sobre a ocorrência de mudanças organizacionais e seu escopo de investigação se dá em quatro linhas de pesquisa: 1) Mudanças Organizacionais; 2) Estrutura e Processos Organizacionais; 3) Estratégia e Planejamento; 4) Inovação e Comportamento Organizacional. Um dos diferenciais do grupo está em sua concepção, cuidou-se em extrapolar as barreiras de uma só IES, buscou-se a afinidade entre pesquisadores e suas expertises, somadas às qualidades que cada um traz de suas organizações de origem. Essa formatação proposital permite ao grupo assimilar o conceito MUTARE em seu cotidiano e desenvolver um espírito investigativo e adaptativo de roadmapping além das pesquisas “curriculares” para suas ações científicas.
Líder: Gilnei Luiz de Moura
Link para o diretório do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6456665343362917
Os estudos e pesquisas desenvolvidos contribuem para a maior compreensão de temáticas ainda pouco exploradas no Brasil, como os processos de inovação sustentável, subsidiando a formulação de políticas de inovação, de fortalecimento da cultura empreendedora e a competitividade internacional. Com a realização das pesquisas os pesquisadores envolvidos participam de um processo de construção de competências nesta área.
As atividades desenvolvidas deverão impactar mudanças no processo de inovação e na competitividade empresarial. As dissertações e teses desenvolvidas poderão servir de base para os pesquisadores, estimulando a capacitação crítica e o comprometimento com os desafios que a sociedade contemporânea impõe à atividade de pesquisa e com criação de novas tecnologias para o desenvolvimento sustentável.
Líder: Clandia Maffini Gomes
Link para o Diretório do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7387092154353878
Compreende o desenvolvimento de estudos e pesquisas teóricas e empíricas sobre aspectos da contabilidade relacionados à continuidade dos negócios e à comunicação de informações à sociedade, tendo a contabilidade, a governança corporativa e a sustentabilidade organizacional como elementos chaves de investigação. As temáticas principais estudadas são: Qualidade da Informação, Governança Corporativa, Responsabilidade Social Corporativa, Sustentabilidade Organizacional e Inovação Sustentável.
Líder: Marcelo Trevisan
Link para o Diretório do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7970523373214113
O objetivo do grupo GEAC é propor reflexões sobre a Abordagem das Capacitações no que diz respeito aos seus elementos constituintes, seus aspectos econômicos, filosóficos, sociais, e da sua operacionalização, bem como desenvolver pesquisas que envolvam a temática do desenvolvimento sob a perspectiva da Abordagem das Capacitações.
Líder: Sirlei Glasenapp
Link para o Diretório do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9676407475903285
Visa estudar como as organizações aplicam os conceitos de controladoria nas suas operações. A Controladoria como um sistema de informações e controle pode auxiliar entes públicos ou privados a processar suas informações e manter a relação dessas entidades com a sociedade de maneira eficiente. O presente estudo também busca apresentar alternativas de ferramentas que possam ser aplicadas nas organizações que as auxiliem na sua melhoria. Buscando atender os anseios pelo qual essas organizações existem.
Líder: Roberto de Gregori
Link para o Diretório do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/6994222085356281
Prática comum das empresas privadas a logística e a gestão pela qualidade começa a fazer parte do dia a dia dos órgãos públicos. Os autores Bowersox e Closs (2011) é o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender às necessidades do cliente. Segundo Juran (1992) gestão da qualidade é adequação ao uso, que resulta da combinação de um produto (bem ou serviço) das características que respondem as necessidades dos clientes e ausência de deficiências. A noção de qualidade tem ocupado posição de destaque no contexto gerencial, firmando-se como espaço teórico e prático de produção de conhecimento em especial desde a década de 80 do século passado, no Brasil com mais ênfase a partir da década seguinte nos dias de hoje, influenciando fortemente a organização e o controle do trabalho na administração pública. Nesse sentido esse estudo tem a pretensão verificar e debater as práticas logística e de gestão da qualidade nas prefeituras da região Central do Estado do Rio Grande do Sul. Como problema de estudo guiador da pesquisa tem-se: Como está o processo de logística e gestão da qualidade nas organizações públicas do Estado do Rio Grande do Sul Como metodologia, a pesquisa para atingir o objeto do estudo além da pesquisa bibliográfica e documental, também utiliza aplicação de questionários semiestruturados gestores e responsáveis. Além disso, também serão analisados documentos que serão disponibilizados pelas prefeituras. Espera-se que este estudo possa trazer contribuições e elucidações para a melhor consolidação teórica e prática logística e da gestão da qualidade nas organizações públicas do Estado do Rio Grande do Sul.
Líder: David Lorenzi Junior
Link para o Diretório do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5085095655988663
Líderes: Eugênio de Oliveira Simonetto
Mauri Leodir Löbler
Link para o diretório do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0567836499429196
O GPCET tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas sobre comportamento, estresse e trabalho, visando contribuir para o conhecimento das temáticas pertinentes a essas áreas em organizações de diferentes segmentos e nos aspectos que interferem na vida daqueles que nelas trabalham.
O GPCET também tem como intuito realizar, promover e na divulgação de projetos de pesquisas interdisciplinares e interinstitucionais a partir de uma rede de cooperação com pesquisadores oriundos de diversas áreas e instituições (profissionais, professores, graduandos, mestrandos, doutorandos, empresas, etc.).
As principais linhas de pesquisas são:
Comportamento – Abordagem Biopsicossocial; Qualidade de Vida no Trabalho; Bem-Estar; Engajamento; Psicologia Organizacional; Satisfação; Vínculos (Comprometimento e Entrincheiramento); Tópicos Emergentes em Gestão de Pessoas. Estresse – Síndrome de Burnout (Esgotamento Emocional); Estresse Ocupacional; Coping (Estratégias de Enfrentamento); Prazer-Sofrimento; Trabalho – Sentido e Significado; Relações de Trabalho Gênero e Diversidade (gênero, classes sociais, orientações sexuais, aparência, deficiência); Inclusão, Exclusão e Discriminação no Trabalho; Estudos interculturais sob múltiplas perspectivas.
Líderes: Luis Felipe Dias Lopes
Laura de Azevedo Guido
Link para o diretório do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9505180397355532
O grupo concentra seus esforços de pesquisa em três grandes áreas:
Organizações
Ocupa-se do estudo dos diferentes tipos de organizações e seus impactos na sociedade, no processo de a aprendizagem Organizacional para a sustentabilidade: abordagem da Teoria de Práticas Sociais, Teoria da Atividade Histórico Cultural, Teoria Ator-Rede e aprendizagem transformadora, Processo de aprendizagem organizacional em direção à sustentabilidade, Processo de organizing.
Pessoas
Concentra seu interesse nas pessoas e no contexto de organizações responsáveis, bem como no papel dos gestores e funcionários para a sustentabilidade. Contempla, desde os aspectos técnicos e instrumentais, ligados ao funcionamento básico das organizações, aos aspectos comportamentais, que versam acerca do relacionamento entre indivíduo trabalho e indivíduo organização: Compreender o alinhamento entre práticas de responsabilidade social corporativa e políticas e práticas de gestão de pessoas relacionadas à qualidade e ao bem estar no trabalho, Desenvolvimento e oportunidades de crescimento, liderança, equidade e justiça social, na percepção de gestores e funcionários de grandes empresas gaúchas, Analisar as relações entre gestão de talentos, justiça e práticas de recursos humanos, entre servidores públicos.
Sociedade
Aborda o cenário vivenciado pela sociedade é marcado por dificuldades crescentes que abrangem os domínios econômico, social e ambiental, trazendo à tona discussões sobre questões sociais mais amplas.
Líder: Simone Alves Pacheco de Campos
Link para o Diretório do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/245177
O grupo de pesquisa “Comportamento Organizacional, Empreendedorismo Social e Inovação Social” – COESIS – tem por objetivo ampliar o conhecimento acerca de temáticas relacionadas ao campo do comportamento organizacional, de forma a abranger a articulação entre indivíduos, organização e sociedade. Entre os estudos realizados, destacam-se os temas de aprendizagem, valores organizacionais, identificação social e organizacional e cidadania organizacional. Além disso, o grupo de pesquisa busca ampliar a compreensão sobre o empreendedorismo social e os valores relativos ao trabalho no desenvolvimento de inovações sociais.
Líder: Vania de Fátima Barros Estivalete
Professores participantes: Taís de Andrade
Link para o Diretório do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1448145963604971
Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Marketing. Contempla 4 linhas de pesquisa: Comportamento do Consumidor, Marketing Estratégico, Marketing Internacional e Marketing Social.
Líder: Marta Olivia Rovedder de Oliveira
Instituições participantes: UFSM, UFRGS e UNIPAMPA
Link para o Diretório do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5057844385747609
Grupo de pesquisa que visa aprofundar os conhecimentos sobre a temática de Finanças corporativas e Governança.
Líder: Igor Bernardi Sonza
Professores participantes: Marta Von Ende
Link para o Diretório do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1747083978192831
Um grupo formado por 40 pesquisadores, atuando para apresentar soluções inteligentes às empresas, tornando-as mais competitivas. Composto por alunos de graduação, mestrado, doutorado e professores das áreas de Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Administração e Ciências Contábeis. O NIC trabalha com linhas de pesquisa que são relacionadas à inovação e competitividade. Hoje, dois cenários são prioritários no desenvolvimento de ações: DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO e GESTÃO EM NEGÓCIOS DE ENERGIA. Possui publicações em periódicos internacionais de alto impacto e desenvolvimento de conteúdo em capítulos de livros. Teses e Dissertações utilizando dos conhecimentos de modelagens e ferramentas de mensuração de desempenho visando ganhos de produtividade. Registro de softwares e divulgação de relatórios técnicos periódicos. Participação no INCT-GD (2018) e EMBRAPII (2020). Rede de professores com bolsa de produtividade e participação ativa em projetos de Pesquisa & Desenvolvimento.
Líder: Julio Cezar Mairesse Siluk
Link para o Diretório do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3856121196134811
Compreende o desenvolvimento de estudos e pesquisas teóricas e empíricas sobre aspectos da contabilidade relacionados a análise do desempenho, a continuidade dos negócios e comunicação de informações, tendo a contabilidade financeira, a governança e a sustentabilidade organizacional como elementos chaves de investigação. As temáticas principais estudadas são: Evidenciação, Desempenho Empresarial, Governança, Responsabilidade e Contabilidade Socioambiental, Sustentabilidade e Inovação Sustentável.
Líder: Lucas Veiga Ávila
Professores participantes: Igor Bernardi Sonza; Leander Luiz Klein; Lucas Veiga Ávila; Luciana Aparecida Barbieri da Rosa; Marcelo Trevisan; Maria Carolina Martins Rodrigues; Marivane Vestena Rossato.
Link para o Diretório do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7970523373214113
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Internacionalização (GEPI) tem como foco a pesquisa na área de estratégia e internacionalização das organizações. O GEPI é responsável pela realização do Fórum Internacional Conecta, pertencente ao Programa de Pós Graduação em Administração do Departamento de Ciências Administrativas do Centro de Ciências Sociais e Humanas – CCSH da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.
Líder: Flavia Luciane Scherer
Grupo de pesquisa cujo objetivo é promover investigações de cunho científico com potencial de impacto no que tange ao NEXUS da Segurança Alimentar-Hídrica-Energética e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em níveis local, regional, nacional e mundial.
Líder: Eduardo Botti Abbade
Link para o Diretório do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3430874392333569