Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Reunião Técnica do projeto Emater/PhenoGlad apresenta resultados e planeja próximas parcerias



Na segunda-feira (04) foi realizada a Reunião Técnica do projeto Emater/PhenoGlad que teve como objetivo apresentar os resultados e planejar os próximos projetos a serem desenvolvidos com a cultura do gladíolo. O projeto de parceria da Emater/RS Ascar Regional de Santa Maria e a Equipe PhenoGlad Santa Maria, visou a produção e a comercialização de gladíolos para o dia das Mães deste ano. Estiveram presentes no encontro 33 participantes, entre produtores, extensionistas e professores. 

A reunião aconteceu no campus da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, em Santa Maria-RS e contou com a presença dos produtores dos cinco municípios que participaram da parceria, os extensionistas da Emater/RS Ascar, que auxiliaram na produção em cada cidade, professores e alunos integrantes da equipe PhenoGlad de SM. Além de, a Gerente Regional da Emater de SM, Regina Helena Santarem Hernandes, do Assistente Técnico Regional da Emater de SM, Alfredo Schons, da Chefe do Departamento de Fitotecnia da UFSM, professora Isabel Lago e do Diretor do Centro de Ciências Rurais (CCR) da UFSM, Sandro Luis Petter Medeiros, totalizando assim, 33 participantes.

O encontro iniciou com a apresentação da Equipe PhenoGlad pelo professor Nereu Streck, coordenador da Equipe. Logo após, ele afirmou a importância do projeto e da parceria que aconteceu com a Emater/RS Ascar para que esse projeto saísse do papel. A Gerente Regional da Emater de SM, Helena Santarem Hernandes em sua fala relembrou o dia da primeira reunião entre a Equipe PhenoGlad e a Emater sobre a ideia do projeto, de levar a produção de flores, neste caso o gladíolo, como uma forma de agregar renda aos produtores. Também na abertura, o Assistente Técnico Regional da Emater de SM, Alfredo Schons, disse sobre a relevância dessa parceria para os produtores que conheceram e agregaram renda sobre a cultura do gladíolo.

Após a abertura, o encontro seguiu com a apresentação dos resultados, no qual foram mais de 2.500 hastes de gladíolos que foram comercializadas durante a semana até o dia das Mães, tendo como resultado de vendas R$ 4.340,00 reais.  Logo após, foi apresentado como fazer a produção dos cormos de gladíolo e a profundidade adequada, os produtores tiraram suas dúvidas com a Equipe. Em seguida, foi demonstrado, pelo extensionista Alfredo, como usar o aplicativo PhenoGlad-RS Mobile, ele apresentou a interface, e realizou um passo a passo de como planejar a produção do gladíolo no aplicativo juntamente com os produtores e extensionistas que estavam presente. Alfredo salientou a importância do  aplicativo para as pessoas que estão diretamente no campo.

Os produtores que participaram do projeto se apresentaram juntamente com os extensionistas que os auxiliaram para contar sobre como foi a experiência de produzir e comercializar o gladíolo. Além disso, falaram sobre a importância da produção de flores, e sobre o valor agregado, tanto com a comercialização, mas também, com os aprendizados sobre a cultura do gladíolo, desde a produção dos cormos, até a colheita. O evento foi encerrado com o planejamento da próxima produção de gladíolo e a entrada de mais municípios para o projeto.

Dilermando de Aguiar
Santa Maria
Cachoeira do Sul
Nova Palma
Santiago

 A Equipe PhenoGlad de Santa Maria é composta por professores e alunos do Centro de Ciências Rurais e do Centro de Tecnologia da UFSM. Para conhecer outras Equipes PhenoGlad no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, visite nossas redes sociais no Facebook.com/PhenoGlad, no Instagram (@phenoglad) e Twitter (@phenoglad1).

Por: Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1162

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes