Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Zoneamento da data de plantio de gladíolo no RS foi lançado hoje na Emater em Rio Pardo



Imagem 1 3 300x201

Produtoras de flores e extensionistas da Emater/RS-Ascar participaram da reunião de

lançamento do Boletim Técnico sobre o zoneamento de data de plantio de gladíolo no       

Rio Grande do Sul.

   Hoje, dia 25 de maio de 2017, foi realizado o lançamento do boletim técnico que contém os resultados do zoneamento da data de plantio de gladíolo, visando comercialização em dois picos de consumo, Dia das Mães e Dia de Finados, para o Rio Grande do Sul.

   O lançamento ocorreu na Casa da Emater da ExpoAgro Afubra, em Rio Pardo. A reunião teve 20 participantes, entre os quais 5 produtoras de flores e 10 extensionistas da Emater/RS-Ascar, incluindo a Supervisora da Microregião 3 do Regional da Emater de Soledade Marines Rosali Bock e os Assistentes Técnicos Regionais Vivairo Zago e Evandro Scariot. A equipe PhenoGlad estava presente com quatro integrantes, a estudante de graduação em Agronomia da UFSM de Frederico Wesphalen Regina Tomiozzo, as estudantes de doutorado Camila Coelho Becker do PPG Engenharia Agricola da UFSM e Lilian Osmari Uhlmann PPG Agronomia da UFSM e o Prof. da UFSM Nereu Augusto Streck. O lançamento do boletim junto à Emater e com a presença de produtoras de flores foi uma ótima oportunidade de troca de experiências e de reflexões sobre mais uma alternativa de culturas  para a pequena propriedade familiar.

Capa do Boletim 209x300

Capa do Boletim Técnico sobre

o zoneamento de data de

plantio de gladíolo no Rio

Grande do Sul.

   O boletim intitulado “Zoneamento da data de plantio de gladíolo visando comercialização no Dia das Mães e no Dia de Finados no Rio Grande do Sul” é o resultado prático da dissertação de mestrado da Camila Coelho Becker. A ferramenta utilizada para a determinação das melhores datas de plantio de gladíolo no Rio Grande do Sul foi o modelo PhenoGlad, que simula o desenvolvimento da cultura do gladíolo baseado na temperatura do ar. O boletim apresenta linguagem simples e ilustrações para facilitar o entendimento e, tem como objetivo, além de informar a melhor data de plantio dos cormos, difundir a produção do gladíolo no Estado, visando agregar renda ao pequeno produtor nesses dois picos de consumo da flor de corte.

Imagem 4 2 300x201

Os participantes da reunião tiveram um treinamento

de como utilizar o Boletim Técnico sobre o zoneamento    

de data de plantio de gladíolo.

   Os resultados do zoneamento estão apresentados em mapas, que contém informações de data de plantio para cada ciclo de desenvolvimento da cultura (precoce, intermediário I, intermediário II e tardio) e para cada fase do fenômeno El Niño – Oscilação Sul, a fim de mitigar os efeitos da variabilidade interanual da temperatura do ar, causada por esse fenômeno, no agendamento da produção de gladíolo para atender o mercado nesses dois picos. O leitor poderá identificar a data indicada de plantio de acordo com a cor correspondente de seu município na legenda do mapa.

   Os produtores interessados na produção de gladíolo podem entrar em contato com os extensionistas da Emater/RS-Ascar, e a equipe PhenoGlad está à disposição para tirar dúvidas tanto de data de plantio quanto de outras informações de manejo da cultura. Além da versão impressa, está disponível também uma versão em formato pdf, que pode ser acessada clicando aqui

   A equipe PhenoGlad e a Universidade Federal de Santa Maria agradecem à gerente Lúcia Souza, à Supervisora Marines Bock, aos ATRs Vivairo Zago e Evandro Scariot e aos extensionistas municipais da Regional de Soledade pela oportunidade de sediar o lançamento deste boletim em sua casa na ExpoAgro Afubra.

 

 

 

Por: Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1284

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes