Na imagem, Boletim Técnico sendo entregue ao prof. Rogério Gomes
Pego, professor de Floricultura da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
(UFRJ), prof. José Antônio Grossi, professor de Floricultura da Universidade
Federal de Viçosa (UFV) e professor Ricardo Tadeu Faria, professor de
Floricultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Além da participação em palestras, minicursos e apresentação de trabalhos, o 21° Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais (21° CBFPO) está sendo uma ótima oportunidade para os integrantes da equipe PhenoGlad distribuírem exemplares do Boletim Técnico que contém o zoneamento da data de plantio do gladíolo para dois picos de consumo no Rio Grande do Sul.
Da esquerda para direita: Prof. Ricardo Tadeu de Faria
(professor de Floricultura da Universidade Estadual
de Londrina – UEL), Prof. Enio Pedrotti (professor de
Floricultura da Universidade Federal de Santa Catarina
– UFSC) e Suzana Pereira, aluna de doutorado em
Floricultura, recebendo o boletim técnico das mãos da
professora de Floricultura da UFSM Fernanda
A. A. L. Backes.
Professores, pesquisadores e estudantes da área de Floricultura e Paisagismo estão tendo a oportunidade de receber o material que, além de ser uma ótima ferramenta para as aulas, traz informações práticas para o produtor de gladíolo agendar sua produção.
A Professora Atelene Normann Kämpf também recebeu
um exemplar do Boletim Técnico.
Os resultados contidos no Boletim também serviram para a elaboração de um trabalho, intitulado “Agendamento da produção de gladíolo para dois picos de consumo no Rio Grande do Sul”, que foi apresentado, na forma de banner, durante o 21° CBFPO pela Profa. de Floricultura da UFSM e integrante da equipe PhenoGlad Fernanda A. A. L. Backes. O estudo contém resultados inéditos da melhor época de plantio da cultura para que a comercialização das hastes florais seja realizada no Dia das Mães e no Dia de Finados no estado do RS. Como as condições meteorológicas variam de ano para ano, o estudo considera a fase do fenômeno El Niño – Oscilação Sul prevista no ano de cultivo, para indicar o melhor período de plantio.O trabalho mostra a aplicação prática do modelo PhenoGlad para auxiliar o produtor no agendamento da produção de hastes florais de gladíolo para picos de consumo em que a procura pelo produto é maior.
O 21° CBFPO está sendo uma excelente oportunidade de divulgação dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela equipe PhenoGlad e, que além de terem aplicação prática para o produtor, são excelentes ferramentas de ensino em disciplinas de Floricultura.
Por: Equipe PhenoGlad