Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Palestra sobre gerenciamento do agronegócio aconteceu na UFSM



Imagem 1 1 1024x685

Mesa das autoridades na abertura do evento contou com o Pró-reitor      

de Pós-graduação e Pesquisa da UFSM e com a Gerente Regional da

Emater/RS-Ascar Regina Helena Santarem Hernandes.

O gerenciamento do agronegócio a partir de indicadores econômicos foi o tema da palestra do economista Valdecir Ferrari, presidente da Associação Rio-Grandense de Floricultura (AFLORI) na última sexta=feira, 29/09/2017, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A realização do evento foi da equipe PhenoGlad e do Setor de Floricultura e Paisagismo do Departamento de Fitotecnia da UFSM e teve o apoio do Centro de Ciências Rurais da UFSM, da AFLORI e do Beigrupo, da Emater/RS-Ascar, da Universidade Federal de Santa Catarina – Curitibanos, da Unipampa-Itaqui e do Colégio Politécnico da UFSM.

Imagem 2 1024x685

Público lotou o auditório do Colégio Politécnico da UFSM

para assistir a palestra do presidente da AFLORI.

Em função da alta procura, as inscrições antecipadas tiveram que ser encerradas uma semana antes do evento, pois atingiu a lotação máxima do auditório (160 lugares). A transmissão ao vivo pela internet proporcionou que internautas do Brasil e ao redor do mundo pudessem assistir ao vivo a palestra, como Estados Unidos e Alemanha e vários locais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Estimamos que pelo menos 150 pessoas tenham assistido a palestra pela internet”, comentou o professor Nereu Augusto Streck, integrante da equipe PhenoGlad. “Em função de ter lotado o auditório uma semana antes do evento, fizemos uma divulgação muito forte nas redes sociais oficiais para que as pessoas que não conseguiram vagas pudessem assistir pela internet, e as pessoas atenderam ao chamamento”, completou o professor Nereu.

No público presente no auditório estavam, além de professores e alunos de graduação e pós-graduação de vários cursos da UFSM (Agronomia. Agronegócio, Economia e Engenharia Florestal), produtores, empresários e extensionistas da Emater/RS-Ascar de vários municípios do RS. Na abertura do evento participaram autoridades da UFSM, como o Pró-Reitor de Pós-graduação e Pesquisa professor Paulo Renato Schneider e o Diretor do Centro de Ciências Rurais da UFSM professor Irineu Zanella, a Gerente Regional da Emater/RS-Ascar Regina Helena Santarem Hernandes e o produtor de gladíolo no município de Santa Maria e presidente da Associação dos Feirantes da Avenida Roraima Milton Cauzzo.

Imagem 3 1024x685

O economista Valdecir Ferrari apresentou indicadores que as

empresas devem usar para se manter no mercado atualmente.      

O palestrante iniciou sua fala com um relato da sua trajetória como empresário na Serra Gaúcha, desde as dificuldades iniciais a mais de 20 anos atrás até hoje. Destacou que planejamento, inovação, criatividade e muito trabalho são fundamentais em qualquer atividade.

Na sequência, a palestra abordou indicadores macroeconômicos do Brasil e de outros países. A habilidade de interação com o público, trazendo resultados e exemplos vividos pelo palestrante deram o tom da palestra e motivaram a plateia, a ponto que a palestra de quase duas horas de duração não precisou ter intervalo, a pedido da própria plateia. O final da palestra foi com foco em indicadores microeconômicos da empresa, como o faturamento anual por pessoa, o retorno em anos do capital investido e o faturamento anual por produto (em toneladas ou metro cúbico) e o faturamento anual por metro quadrado ocupado. Estes indicadores são muito importantes, em função do alto custo de produção no agronegócio que temos hoje, devido, principalmente, ao aumento do preço de transporte e logística.

Imagem 4 1024x685

Equipe PhenoGlad entregou certificado ao economista e presidente      

da AFLORI Valdecir Ferrari após sua palestra.

Após a palestra houve uma mesa redonda, onde o público presente e pela internet fez perguntas ao palestrante e aos demais membros da mesa. Participaram da mesa redonda, além do palestrante Valdecir Ferrari, o representante do Beigrupo Marcelo Guzatto, o Assistente Técnico Regional da Emater/RS-ASCAR Alfredo Schons, o presidente da Associação dos Feirantes da Avenida Roraima Milton Cauzzo, o professor Rogério Antonio Bellé representando os professores da UFSM e o professor Nereu Augusto Streck representando a equipe PhenoGlad. Durante quase 40 minutos de debate, as perguntas vieram da plateia e pela internet e geraram um excelente debate sobre o agronegócio e como oportunidades podem aparecer neste momento de crise econômica que o Brasil passa. Internautas dos Estados Unidos e da Alemanha aumentaram a envergadura do debate, na medida em que traziam para a discussão a realidade daqueles países.

Imagem 5 1024x685

Mesa redonda após a palestra teve debate e perguntas vindas      

da plateia e pela internet dos Estados Unidos e Alemanha.

O evento finalizou com o agradecimento do público à equipe PhenoGlad que organizou o evento. Os integrantes da equipe PhenoGlad foram à frente do palco e e receberam os aplausos da plateia.

Esta palestra do economista Valdecir Ferrari foi mais uma ação da equipe PhenoGlad, uma equipe multidisciplinar que pensa a Floricultura e o Paisagismo como um sistema de produção, visando agregar renda ao produtor e a sustentabilidade da cadeia produtiva. A equipe PhenoGlad apóia e realiza eventos para catalisar a transferência de conhecimento e de tecnologia para o produtor, de modo que produtor e consumidor tenham benefícios. Os internautas podem acompanhar notícias, informações sobre floricultura e paisagismo bem como a rotina de trabalho da equipe nas redes sociais oficiais do PhenoGlad no Facebook/phenoglad, Instagram (@phenoglad) e Twitter(@phenoglad1).

A integra da palestra do economista Valdecir Ferrari proferida no última dia 29/09/2017 na UFSM pode ser assistida em http://www.farol.ufsm.br/videos/ver/KEAGUS/

 

 

Por: Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1344

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes